quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Se não dar o dízimo perde a salvação?


Uma mulher me disse que o pastor da igreja dela falou que se não der o dízimo perde a salvação, não vou citar o nome da igreja pois é uma pentecostal bem conhecida no Brasil inteiro. Eu conheço muito bem esta igreja ,com certeza este pastor se tornou massa de manobra em uma dessas reuniões de pastores manipuladores que eles fazem e foi treinado para manipular os leigos.

A palavra final quem da é a bíblia e não o pastor e nem instituição religiosa nenhuma. O dízimo não é meio de salvação nem mesmo quando foi dado ao povo de Israel, se fizesse parte então a  salvação seria comprada com dinheiro, a morte de Jesus seria em vão. É muito fácil pegar do VT  partes que interessam e formalizar uma doutrina, uma regra que da lucro.

Na lei existia inúmeros mandamentos e ordenanças que nunca foram dados como meio de salvação,mas para mostrar ao homem que era pecador e precisava de um salvador que era Jesus Cristo.

Nada da lei foi dado como meio de salvação, incluindo o dízimo, a lei tinha o papel de conduzir a Cristo. Existem coisas que foram dadas ao povo de Israel no VT, como a lei de Moisés,que incluía dízimos, festas cerimoniosas como a páscoa.etc.. existem coisas que foram dadas a igreja de Cristo a qual nós pertencemos, a igreja fundada por Cristo em Atos dos apóstolos,a igreja da nova aliança a qual seguimos a doutrina ensinada pelos apóstolos revelada por Cristo, como batismos e a ceia do Senhor por exemplo, foram dadas a igreja, mas não como meio de salvação, não salva mas acompanha o salvo, são coisas que para o ímpio e o crente em pecado não tem nenhum valor.

Eu falei para essa mulher, manda o pastor dela se circuncidar, não comer carne de porco, guardar o sábado, é tudo ou nada. A maioria cita (Malaquias 3.9) onde diz:em que te roubamos? nos dízimos e nas ofertas alçadas. Eles usam este versículo para dizer que aquele que não da o dízimo é ladrão.

Mas temos que ver o contexto e para quem isso foi escrito. Veja que no verso 9 diz que com maldições sois amaldiçoados. Quem não dava o dízimo poderia ser amaldiçoado com lavouras ruins, com pragas. Se essa lei vigorasse hoje as pessoas que não dão o dízimo teriam suas lavouras e fianças devoradas, isso não acontece.

Hoje não tem nada disso, se você dar o dízimo pensando em bênção, você estará comprando a bênção,  se o seu pastor falar que tem que para o dízimo para ser abençoado ele está tentando te manipular e te induzindo contra as escrituras. A salvação é pela graça e o que alcançamos de Deus é pela graça e misericórdia e não comprado ou em forma de barganha com Deus, moeda de troca. Isso é manipulação.

É muito comum hoje em dia pegar uma passagem fora do contexto para tentar provar algo que não existe. Alguns citam (Mateus 23.23) que no diálogo que Jesus teve com os fariseus ele disse que deveriam dar o dízimo mas não desprezar o mais importante da lei, que era o amor e a misericórdia.

Mas veja que Jesus disse para não desprezar o mais importante da lei. Jesus veio sob a lei para cumpri-la pois era algo impossível a qualquer homem. Depois que ele morreu e ressuscitou passamos a viver na dispensação da graça e não por obra da lei, ninguém será justificado por obras da lei, obras a qual o dízimo está incluído.

Outros citam (Hebreus 7) só porque tem a palavra dízimo, lá apenas fala que os levitas recolhiam o dízimo, não está mandando ninguém dar dízimo. Se não ler todo o contexto e entender estas duas passagens a pessoa poderá ser alvo fácil de manipuladores.

A forma correta de contribuirmos hoje é como o apóstolo Paulo ensinou (2 Coríntios 9.7) Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade;porque Deus ama  o que da com alegria.

Vivemos um cristianismo de manipulação,voto que você paga antes de receber a bênção, caso não receba pelo menos o dinheiro deles está garantido, voto com data marcada para entregar. Só pregam milagres. Não sou contra quem da o dízimo, sou contra a maneira que alguns ensinam acerca do assunto para forçarem as pessoas darem.

Quem da o  dízimo e as ofertas deve ir para a manutenção da igreja e ajuda aos necessitados, então se você da o dízimo e ofertas veja bem para onde está indo, se seus líderes são ricos, se andam de carro caro, então pode ter a  certeza que a casa do tesouro é a casa deles. Pesquise na internet que você vai descobrir onde fica a casa do tesouro

Autor:Edinilson Aparecido


Pesquisar este blog