João Batista afirmou que Jesus batizaria com o Espírito Santo (Mateus 3.11) "Eu na verdade vos batizo com água para o arrependimento, mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu... ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo .Se cumpriu em Atos 2 no dia de Pentecostes.
Então vamos analisar em partes. Quando uma pessoa se converte, ela recebe o Espírito Santo no ato da sua conversão (Efésios 1.13) a pessoa é selada com o Espírito Santo, é ele quem convence a pessoa do pecado (João 16.8) transforma a pessoa,em (1 Samuel 10.6) diz que o Espírito Santo se apoderou de Saul e foi transformado em um novo homem. Então fica claro sem o Espírito Santo é impossível uma pessoa compreender e obedecer, sem uma atuação direta do Espírito Santo na vida de uma pessoa é impossível ela se salvar.A pessoa só obedece a palavra se estiver cheia do Espírito Santo. sendo assim, todo crente genuinamente convertido tem o Espírito Santo.
A prova que a pessoa tem o Espírito Santo é a obediência a palavra de Deus e não o fato de falar em línguas estranhas pois nem tem como provar que toda língua estranha venha de Deus (1 João 4.1) Se fosse assim que identificasse uma pessoa que tenha o Espírito Santo, a pessoa teria que falar em línguas para provar que tem no Espírito Santo contrariando a Bíblia que ensina que só deve falar em voz alta se houver intérprete (1 Coríntios 14. 27-28) "E se alguém falar língua estranha, faça- se isso por dois ou, quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. Mas se não houver intérprete, esteja calado na igreja e fala consigo mesmo e com Deus".
Aqui já encontramos erros na maioria das igrejas onde o pregador está pregando e alguns interrompem o culto com línguas estranhas,veja que Paulo disse: "falem dois ou três e que haja intérprete,se não houver a pessoa deverá ficar calado e falar consigo mesmo para a sua própria edificação".
A língua estranha só vem de Deus se a pessoa tiver comunhão com ele,em (Atos 5.32) diz que Deus da o Espírito Santo somente aqueles que lhe obedecem,em ( Atos 2.38) Pedro disse que a pessoa deve se arrepender dos seus pecados para depois receber o Espírito Santo.A língua estranha é algo particular entre a pessoa e Deus (1 coríntios 14.2) "Porque o que fala língua estranha não fala aos homens senão a Deus porque ninguém o entende e em espírito fala de Mistérios". Só edifica quem está falando, se houver intérprete poderá ser julgado a mensagem (1 Coríntios 14:29) Se não houver intérprete deverá ser falado em voz baixa para edificação própria. Este foi o primeiro ponto a ser analisado.
As línguas no dia de Pentecostes tantos foram línguas humanas atualmente faladas (verso 6) ou desconhecida na terra (1 Coríntios 14.2) Aqueles que não acreditam em línguas estranhas dizem que no dia de pentecostes falaram apenas em outros idiomas,mas analisando chegamos a conclusão que também houve manifestações sobrenaturais visíveis e audíveis. No verso 13 acharam que estavam bêbados, não tem como confundir idioma com uma pessoa bêbada, o comportamento de um bêbado não é o mesmo de uma pessoa falando em outro idioma.
No discurso de Pedro no (V 14) Pedro disse que aquilo era é o cumprimento da profecia de Joel. "E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões e os vossos velhos sonharão sonhos".Então houve manifestações visíveis sem a menor sombra de dúvidas
Os que dizem que foi apenas idioma.alegam que houve necessidade disso pois naquele lugar havia pessoas de outras nações por isso foi necessário para que entendesse o que estava sendo pregado,até aí está correto. mas em (Atos 10.44-46) na Casa de Cornélio eles falaram em línguas estranhas quando receberam o Espírito Santo e não tinha ninguém de outro país para ouvir a pregação em outro idioma,e agora?
Em (Atos 19.6) na cidade de Éfeso Paulo orou,eles receberam o Espírito Santo e todos falaram falavam em línguas,e veja que todos eram de Éfeso e tinham o mesmo idioma.Então fica claro que não era apenas idioma porque aqui não houve mais necessidade disso. Este é o segundo ponto.
Vemos no livro de Atos que o batismo no Espírito Santo era seguido de manifestações visíveis e audíveis,mais um exemplo em (Atos 8) diz que Simão viu que sobre aqueles que os apóstolos colocavam a mão recebia o Espírito Santo,também desejou fazer o mesmo, isso indica que houve manifestações visíveis e audíveis. Esta língua estranha não é idioma pois Paulo disse que ninguém entende senão Deus. Tem muita gente que sabe outros idiomas como inglês, Francês,espanhol.etc...A língua edifica a si próprio, ninguém edifica sua vida espiritual falando inglês.Fala em mistério com Deus, ninguém fala em mistérios com Deus falando idiomas humanos.
Batismo no Espírito Santo é um revestimento, uma unção e capacitação para pregar a palavra. Para alguns Pentecostais as línguas estranhas é a prova que a pessoa recebeu o batismo no Espírito Santo. Para outros segmentos, nem todos que são batizados no Espírito Santo falam em línguas, eles usa o texto de (1 Coríntios 12.30) "Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas e interpretam todos. Nesta declaração Paulo afirma que todos não tem o mesmo dom".
Agora (1 Coríntios 14.5) "Eu quero que todos vós valeis línguas estranhas, mas muito mais que profetizeis porque o que profetiza é maior do que fala línguas estranhas..." Paulo mostrou que o seu desejo era que todos falassem línguas estranhas, mas ainda que profetizassem.
Na verdade vai muito mais além, Tem muito mais pontos a ser analisado. Então ninguém deve se preocupar por não falar em línguas achando que não tem o Espírito Santo como alguns que me escreveram pensando assim. Se você abandonou seus pecados e se converteu ao evangelho, você tem sim o espírito santo pois sem ele é impossível obedecer e compreender o evangelho (1 Coríntios 2.14-15) "O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus porque lhe parecem loucura, e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente, mas o que é espiritual discerne bem Tudo e ele de ninguém e discernido". Todo crente genuinamente convertido tem o Espírito Santo que é dado e selado no dia da sua conversão, só não tem quem vive no pecado.
Batismo no Espírito Santo é uma unção, uma capacitação sobrenatural para pregar a palavra (Atos 1.8). Então fica claro que uma pessoa que fala em línguas e não é obediente a palavra e dedicada a obra de Deus sua língua estranha poderá não ser do Espírito Santo, veja que Pedro disse para primeiro se arrepender dos seus pecados para depois receber (Atos 2.38) Depois o apóstolo disse que o Espírito Santo é dado aqueles que lhe obedecem (Atos 5.32). Biblicamente falando não existe nenhuma condição de uma pessoa em pecado receber o Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário