quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

O juízo de Deus - Estudo bíblico


Deus sempre executou  juízo desde a expulsão de Satanás e os anjos caídos do céu'. Deus  expulsou do céu satanás e a terça parte dos anjos (Apocalipse 12. 3-4) e aplicou a sentença a Satanás. Em (João 16.11) diz que o príncipe deste mundo já está julgado. Não existe mais nenhuma chance para satanás e os demônios pois a sentença deles já foi aplicada. Em (Mateus 25.41) Apartai-vos de mim malditos para o fogo eterno,preparado para o diabo e seus anjos.(2 Pedro 2.4) diz que os que pecaram Deus os lançou no inferno ficando reservados para  juízo.

 Deus Executor juízo como forma de punição para Adão e Eva, os expulsando do Éden, sobre Caim (Gênesis 4.11) Deus o amaldiçoou.Note que o juízo como forma de punição não era para condenar mas para corrigir,somente Satanás e os demônios foram condenados definitivamente.

Se referindo aos seres humanos, Deus nunca condenou ninguém como se não tivesse mais perdão, Deus expulsou Adão e Eva do Jardim mas a oportunidade de salvação ficou em aberto, Deus amaldiçoou Caim mas o protegeu (V 15) Caim não se arrependeu, no novo testamento diz que Caim era do diabo.

Deus executou grandes juízos como o dilúvio, Mas veja que tiveram 120 anos para crer na pregação de Noé. Deus é longânimo com o pecador mas o dia do juízo chega (1 Pedro 3. 20) os quais em outro tempo foram rebeldes,quando a logaminidade de Deus esperava nos dias de Noé,enquanto se preparava a arca;na qual poucas,isto é, oito almas se salvaram pela água.

Agora (2 Pedro 2.5) E não perdoou ao mundo antigo,mas guardou a Noé,pregoeiro da justiça,com mais sete pessoas ,ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios. Quando chega o dia do juízo não tem mais volta,misericórdia é antes do juízo, veja que diz que Deus não perdoou, o juízo de Deus é sem misericórdia para quem negou o evangelho e não abandonou seus pecados em tempo oportuno.

A destruição dos cananeus e Sodoma e Gomorra declara o grau máximo de pecaminosidade. Quando o pecado alcança o limite máximo a misericórdia de Deus dá lugar ao juízo. Podemos crer que a destruição dos cananeus, Sodoma e Gomorra e o dilúvio é um prenúncio do Juízo Final que será o último juízo de Deus sobre os ímpios, onde todos os ímpios desde o princípio da humanidade irão participar e sofreram a sentença do fogo eterno (Apocalipse 20. 11-15).

 Deus sempre executou juízo, tantos para crentes desobedientes e como para Incrédulos. Davi foi punido por Deus por causa do seu adultério.Em (1 Coríntios 5.1-5)Fala de um rapaz que estava tendo um caso com a sua madrasta, Paulo o entregou a Satanás para destruição da carne para que  pelo sofrimento o espírito fosse salvo no dia do Senhor .Então para que pelo sofrimento nas mãos do diabo essa pessoa sofresse e sse consertasse do seu erro.

 Certos juízos de Deus é corretivo para que se arrependa dos pecados, Deus permite que a pessoa fique em uma cama para que pelo sofrimento se converta e ou se arrependa do seus pecados. Na dispensação da Graça vemos o caso de  Ananias e Safira que foram punidos com a morte por terem mentido aos apóstolso.

 Deus nunca tolerou o pecado para sempre, temos a certeza que o pecado não ficará impune para sempre, embora Deus sempre deu tempo para que o pecador se arrependa, mas se continuar no pecado o resultado final será o juízo e a condenação eterna.

O pecador sempre será culpado diante de Deus pelos seus pecados,só é justificado quando aceita o evangelho e deixa seus pecado. Jesus derramou seu sangue para salvar o pecador, pagou um preço muito caro, quando a pessoa se arrepende,seus pecados são lavados,purificado e justificados pelo sangue de Cristo (1 João 1.7) e o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. O arrependido tem seus pecados justificado pelo sangue de Cristo,o pecador continua culpado pela morte de cristo e caso não se arrependa será punido com o fogo eterno no dia do juízo final juntamente com satanás e seus anjos (Mateus 25.41).

Autor:Edinilson Aparecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog