sexta-feira, 20 de maio de 2016

Quem não é batizado pode tomar a santa ceia?

A bíblia não diz se pode ou não pode e não proíbe, algumas igrejas dão a ceia para os que ainda não são batizados, mas analisando a bíblia chegaremos à conclusão que não seria o correto. (1 Coríntios 11.27-28) "Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice".

Este texto fala acerca da ceia do Senhor e deixa claro algumas coisas, no verso 27 diz que não pode tomar a ceia indignamente, isso indica alguém que conhece a verdade, pois terá que ter o conhecimento da palavra para saber quanto a sua condição perante Deus. O verso 28 diz para a pessoa examinar-se a si mesmo, isso indica mais uma vez uma pessoa conhecedora da palavra pois para fazer um autoexame da consciência tem que saber o que é pecado. Uma pessoa que não conhece o evangelho não sabe fazer um exame da consciência para saber se está em pecado.

Depois da conversão, o próximo passo é o batismo nas águas, se a pessoa não se batizou por não estar em condições por algum motivo, então também não estará em condições de tomar a ceia, para se batizar primeiro deve ser liberta do pecado, da mesma forma para tomar a ceia, deve estar liberta do pecado.

O novo convertido deverá ouvir sempre a palavra, quando ele achar que está em condições deverá se batizar, já liberto do mundo e do pecado, então já será um conhecedor da palavra e estará se enquadrando na passagem bíblica citada. Para poder tomar a santa ceia, a pessoa deverá estar em comunhão com Deus e a igreja. 

Quem tomar santa ceia em pecado ficará sujeito ao juízo divino. A ceia do Senhor é um memorial que lembra a morte e ressurreição de Cristo e o benefício disto para o salvo. O salvo foi justificado dos seus pecados pela morte de Cristo, os pecadores continuam culpados pela morte de Cristo e tomar a ceia em pecado será para sua própria condenação e juízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog