Este versículo abre uma exceção para um novo casamento em caso de
divórcio? Este texto é polêmico tanto quanto a questão do divórcio e um novo
casamento, eu já vi interpretações contra e a favor. Vamos analisar (Mateus
19.9) primeiro na tradução (JFA - ARC) "Eu vos digo, porém, que qualquer
que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com
outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete
adultério". Veja que diz: "qualquer que repudiar...não sendo por
causa de prostituição e casar com outra comete adultério". Alguns aqui
entendem que Jesus abriu uma exceção, porque disse: "a não ser por
prostituição". Prostituição aqui no original Grego "pornéia" que
significa "imoralidade sexual”. Repudiar significa aqui deixar sua esposa
de acordo com a lei, então repudiar aqui se refere ao divórcio.
Agora vamos analisar o mesmo versículo na tradução (NVI) que fica ainda
mais claro. "Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher,
exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo
adultério". Veja que diz: "todo aquele que se divorciar de sua
mulher..." aqui ficou mais claro em relação a (Arc) onde diz
"repudiar". Veja também que diz: "exceto por imoralidade
sexual". Na (arc) diz prostituição. Então na (nvi) fica mais bem traduzido
e interpretado.
Nestas duas traduções alguns entendem que Jesus abriu uma exceção como
podemos ver. Alguns entendem que se refere no caso de noivado é que quando se
casavam, se o homem descobrisse que a mulher não era virgem podiam se
divorciar, mas de qualquer forma o casamento já estava oficializado pois para
ter relação sexual era preciso se casar primeiro.
O divórcio não é algo agradável a Deus, mas é tolerado e não é pecado,
tanto o divórcio quanto a separação. Agora vamos fazer mais avaliações sobre o
texto. Este texto de (Mateus 19.9) feito com mais profundidade vamos ver que se
refere ao VT, veja que citam a lei de Moisés para tomarem base acerca do
divórcio, então o contexto está no VT sendo que Jesus viveu no tempo da lei.
Quando Jesus censura o divórcio (Mateus 19.9) não estava se referindo a
separação por causa de adultério, mas ao divórcio como permitido no VT em caso
que se o marido descobrisse que a mulher não fosse virgem assim que fosse ter
relação sexual constatado pelo marido após a cerimônia do casamento.
Deus permitiu o divórcio nesta condição. (Dt 24-1) “Quando um homem
tomar uma mulher e se casar com ela, se ela não achar graça aos seus olhos, por
haver ele encontrado nela coisa vergonhosa, far-lhe-á uma carta de
divórcio...”. O que pode um homem encontrar de indecente em uma mulher ao
casar-se com ela? O sentido mais provável é que descubra que sua mulher não é
virgem. É o mais provável embora o texto não deixa claro.
Em caso de traição depois do casamento o VT determinava a dissolução do
casamento com a execução das duas partes culpadas (Lv 20.10/Ex 20.14). E com a
morte do culpado o inocente ficava livre para casar de novo (Romanos 7.2/1
Coríntios 7.39). Veja bem que ficou diferente da interpretação de (Mt 19.9).
Observe que Jesus fez referência a lei do VT acerca do casamento, estes
preceitos foram de acordo com a lei.
No NT a bíblia não dá margem para um novo casamento quando um casal
crente se separa (1 Coríntios 7.11) " Se, porém, se apartar, que fique sem
casar ou reconcilie com o marido..." Isto foi dito para os crentes de Corinto
na mesma dispensação em que vivemos hoje, graça, igreja. Alguns dizem que
(Mateus 19.9) se aplica para o crente de hoje caso seja traído ficando livre
para um novo casamento. Alguns também interpretam (1 Coríntios 7.15) "Mas
se o descrente se apartar, aparte-se, porque neste caso o irmão, ou irmã, não
está sujeito a servidão...". Servidão aqui é interpretado por alguns como
se no caso do crente abandonado pelo descrente está livre para se casar com
outro. E outros dizem que o texto não fala nada que pode casar de novo.
Existem alguns pontos de
interrogação acerca do divórcio e o segundo casamento, por exemplo: Uma pessoa
que veio para o evangelho num segundo casamento, é válido ou não a questão
bíblica sobre o assunto ou só se aplica a crentes? Esta pessoa estará em
adultério? Alguns dizem que a bíblia diz que "Deus não leva em conta o
tempo da vossa ignorância" (Atos 17.30) e que essa regra passará a valer a
partir do casamento, então só será válido a partir do momento da conversão ou
terão que se separar?
O casamento é algo sério diante diante de Deus, não é algo para ser
feito para um certo momento e depois dissolvido de qualquer forma para ir com
outro. Eu li num livro que o casamento é igual purê de batata, que é a fusão de
leite com batata, se a pessoa se arrepender de fazer purê não tem como separar
a batata e o leite. Da mesma forma o casamento, é a fusão uma só carne separado
pela morte. "O que Deus uniu, não separe o homem". (Gen. 2.24). Então
se a lei humana for diferente da lei Deus, a lei de Deus é quem vai prevalecer.
Então (Mt 19.9) Jesus realmente abriu uma exceção, mas nem todos
interpretam esta exceção de forma igual. Alguns dizem que aqui Jesus quiser que
o cônjuge traído pode se casar de novo, outros não. Outros dizem que pode
apenas se divorciar, mas não pode casar de novo, exceção apenas para o
divórcio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário