sábado, 2 de dezembro de 2017

O que é profecia? - A bíblia responde



Profecia pode ser uma pregação inspirada pelo Espírito Santo, pode ser uma mensagem revelada por Deus a uma a alguém para que seja entregue a uma pessoa específica ou a toda a igreja.

No velho testamento tinha vários profetas que recebiam mensagens de Deus e entregavam ao povo, como Moisés,Isaías e outros. No novo testamento após a morte de Cristo ainda havia profecias, existem alguns relatos na bíblia, em (Atos 21.9) diz que Filipe tinha quatro filhas donzelas que profetizavam. Em (1 Coríntios 12.10) cita o dom de profecia que cremos que não seja apenas uma mensagem inspirada mas algo entregue por Deus a pessoa como o profeta Ágabo em (Atos 21.10 ) que profetizou que Paulo seria preso. Palavras faladas sob impulso direto do Espírito Santo e não uma mensagem decorada.

No velho testamento e até certa distância do novo testamento a bíblia ainda não estava completa ou nem todos tinham acesso, Deus passava mensagens para serem entreguem a um povo para instrui-los no evangelho, hoje temos a bíblia e Deus se revelou por completo ao ser humano através da vinda de Cristo a terra (Hebreus 1.1).

Então o dom profético hoje deve ser para exortação,edificação e consolação. Nunca para trazer novas interpretações bíblicas, acréscimos ou orientações perigosas que possa trazer riscos a pessoa caso não seja de Deus.

Alguns alegam que este tipo de profecia não existe mais, que no novo testamento é apenas uma mensagem inspirada por Deus, mas lugar nenhum da bíblia diz que era só para aquele tempo, alguns buscam argumentos em passagens bíblicas mau interpretadas, em (Lucas 16.16) diz que os profetas duraram até João...Mas isto se refere aos profetas messiânicos que profetizaram a vinda de Cristo a terra e não o dom profético pois depois disto vemos o dom profético.

Em (1 Coríntios 13.8)...mas havendo profecias ,serão aniquiladas,havendo línguas cessarão,havendo ciência desaparecerá.

Mas lendo todo o contexto vermos que fala do amor e deixa claro que os dons cessarão no fim da presente era quando vier o que é perfeito, verso 10. Um dia cessarão, mas isso será na eternidade,veja que diz num tempo futuro, foi escrito em um tempo que ainda havia o dom profético, e veja que diz que a ciência desaparecerá, se os dons cessaram a ciência também teria cessado pois está incluído no mesmo versículo,se for assim não há mais ciência das coisas de Deus?

Nenhum crente em nossos dias deve ser movido ou apoiado em profecias e revelações. A profecia é para exortação,edificação e consolação (1 Coríntios 14.3) para corrigir o que está em pecado, consolar o que está desanimando ou abatido, orientar alguém acerca da palavra por dentro da bíblia.

Veja que os apóstolos eram orientado por profecias em certas ocasiões, mas eles tinham o dom de discernir espírito (Atos 16.16) e o caso de Simão o mago eles sabiam que ele exercia artes mágicas iludindo o povo dizendo que era dom de Deus, conheciam o coração dele que não era reto. Eles jamais seriam enganados por falsas profecias

A bíblia manda provar as profecias (1 Coríntios 14.29) provar os espíritos (1 João 4.1) provar se está em conformidade com a bíblia, a bíblia é a palavra final. Se manda provar é porque existem falsas como desde o VT existiam falsos profetas.

Mesmo que tal profecia seja de Deus estará sujeito a erros e misturas humanas pelo fato de ter sido entregue por alguém que poderá por suas palavras no meio causando confusão.

As nossas decisões quanto a compra e venda, emprego,negócios, lar, família e casamento devem ser tomadas mediante aos princípios bíblicos e não a base de profecias pois a bíblia manda provar, se alguém mandar a moça casar com o Jõazinho como vai provar se este espírito é de Deus? se mandar largar do emprego como vai provar se é de Deus? se profetizar que Deus vai te dar um emprego melhor daí é outra coisa, aí é aguardar o resultado mas não mandou largar o seu atual . Deus tem todo o poder e pode todas as coisas, mas o problema é você provar se vem de Deus. Todo dom deve haver uma forma para saber se vem de Deus, base bíblica para julgamento (Citar casamento)

A bíblia é a infalível revelação de Deus ao homem,Deus se revelou ao homem através de Jesus Cristo, através de Cristo Deus revelou ao homem sua vontade e seu caráter. A revelação de Deus ao homem se completou com a vinda de Cristo a terra e revelou aos apóstolos que a escreveu no novo testamento, esta é a profecia que devemos seguir, nela contém princípios para o nosso dia a dia.

O novo testamento e a lei moral do VT é a profecia que devemos seguir.Já conheci pessoas que foram mortas espiritualmente por causa de falsas profecias, pessoas que se apoiaram em promessas feitas por intermédio de profecias que nunca se cumpriram e se esfriaram.Existem pessoas que vão a igreja atrás de revelação.

Igreja é lugar de cultuar a Deus.Peça o que você precisa que no tempo dele ele poderá fazer, mas não significa que terá que ser confirmado por revelações e profecias. Muitas pessoas foram guiadas por profecias e foram frustradas e não voltam nunca mais a igreja. Se ouvisse o evangelho, cressem e amadurecessem isso não aconteceria. Quem é espiritual discerne tudo...(1 Coríntios 2.14-15)

Devemos ser orientados pela palavras de Deus, se for o caso consolado, exortado, corrigido pelos dons com base bíblica se Deus quiser assim. Eu creio em dons espirituais, mas sou contra o modo que é ensinado e usado por muitas igrejas pentecostais que usam dons como forma de atrair as pessoas. Creio no dom profético e milagres, mas é muito mau ensinada e usado em muitos igrejas e acabam em confusão. Digo isso porque já vi com meus próprios olhos ao longo dos anos.

Autor:Edinilson Aparecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog