segunda-feira, 20 de agosto de 2018

O inferno na visão das testemunhas de Jeová e dos adventistas

O INFERNO, AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E OS ADVENTISTAS

Vou falar um pouco sobre o inferno na visão das testemunhas de Jeová e o do adventismo. As TJs dizem que o inferno não existe,eles dizem que a punição de Deus para o pecado, é que o ímpio deixará de existir. Eles interpretam Sheol no Hebraico e Hades no Grego apenas como sepultura. Já os adventistas acreditam na existência do inferno,mas como um lugar de aniquilamento, e não como punição eterna.

Agora vamos ver o que diz a bíblia sobre o assunto: Alguns que negam a existência do inferno literal, alegam que a palavra inferno não  existe nos originais da bíblia,mas isso não serve como argumento para negar a existência de um lugar de punição para os ímpios pois a bíblia nos afirma que existe sim um lugar de punição eterna para os pecadores. Os tradutores escreveram inferno que é uma palavra em Latim (Infernus) que significa lugar inferior ou mundo dos mortos. Pode não estar nos originais da bíblia mas tem o mesmo significado que hades,sheol ou geeena, faz referência a um lugar de punição para os perdidos, um lugar onde aqueles que rejeitaram a palavra de Deus serão lançados após o juízo final. A bíblia chama este lugar de lago de fogo.

As testemunhas de Jeová dizem que os ímpios quando morre deixa de existir,interpretam hades e sheol apenas como sepultura. Mas vamos ver o que diz a bíblia: Então como explicar (João 5.28-29) "Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. Analisando os versículos: Então porque vão ressuscitar se a punição é a sepultura? Isso mostra que as pessoas não deixarão de existir, tanto os salvos como os perdidos, também mostra que existirá recompensa para os salvos e castigo para os ímpios.

Vamos fazer mais uma analise bíblica para mostrar que as palavras sheol e hades não se aplica apenas a sepultura. Vamos ler (Isaías 14.14-15) "Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo". Veja que aqui diz que o diabo será lançado no mais profundo do abismo ou sheol no hebraico. Agora vamos ler (Apocalipse 20.10) "E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre". Veja que em Isaías primeiro diz inferno, depois abismo, tudo no mesmo versículo, e agora Apocalipse esclarece de uma vez que  abismo e inferno, se refere ao lago de fogo onde satanás será lançado após o milênio.

Vamos a mais uma explicação acerca do sheol e hades. Na passagem do rico e Lázaro diz que Lázaro foi levado para o seio de Abrão, e o rico foi sepultado, e abrindo os olhos no hades (Lucas 16.22-23). Veja que aqui mais uma vez citou hades e sepultura como dois lugares distintos, o rico primeiro foi sepultado e depois abriu os olhos em tormento no hades, vemos que não se refere ao mesmo lugar. Se hades se aplica apenas para sepultura, então porque os rico abriu os olhos em tormento? Existe tormento na sepultura? Existe consciência na sepultura? Porque citou sepultura e hades como dois lugares distintos?

Ainda que seja uma parábola,mas Jesus não iria usar uma mentira para ilustrar uma verdade. Parábola é uma história fictícia que retrata uma realidade Esta parábola é uma "pedra no sapato" das TJs e dos adventistas. Esta parábola nos mostra que existe consciência após a morte, é uma caminho sem volta, a situação de quem morre perdido é irreversível após a morte, como está escrito em (Hebreus 9.27) que após a morte,segue-se o juízo.

Agora o inferno na visão adventista. O adventismo acredita que existe o inferno, mas como um lugar de aniquilamento e não como um lugar de castigo eterno. Vamos fazer uma analise rápida. Em (Apocalipse 19.20) diz que o anticristo e o falso profeta serão lançados no lago de fogo antes do milênio, no capítulo 20.1-3) diz que o diabo passará o milênio amarrado e depois do milênio será lançado no lago de fogo. Vamos ler: "E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre". (Apocalipse 20:10).

Note que mil anos se passaram, e veja que o anticristo e o falso profeta ainda estavam lá, se o inferno é um lugar de aniquilamento, então porque ainda não foram aniquilados? Quanto tempo leva para ser aniquilado? Quanto tempo ainda falta pois está escrito que serão atormentados para sempre. Quanto tempo ainda falta para o suposto aniquilamento?

Em (Mateus 25.41) diz que Jesus dirá aos que estiverem a sua esquerda: "Apartai-vos de mim malditos para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos" Veja que Jesus disse: "fogo eterno". Eterno é algo que dura para sempre. Em (Marcos 9.43) diz que no inferno existe um lago de fogo que nunca se apaga. Se o inferno é um lugar de aniquilamento, o fogo ficará aceso para queimar o que?
Se o inferno fosse lugar de aniquilamento, muitos nem teriam medo de ir para lá, pois saberiam que deixariam de existir, seria um prato cheio para alguém que pensa em tirar sua vida, ela pensa: "tirou minha vida e depois deixarei de existir ou serei queimada por um tempo e deixarei de existir".

Foi Ellen White que ensinou o adventismo sobre o aniquilamento, está escrito no livro "o grande conflito páginas 544-545" Os ensinos do adventismo foram dados por Ellen White, e a bíblia não aprova a liderança feminina, eles interpretam a bíblia a luz das profecias desta mulher, os ensinos do adventismo foram tirados de livros escritos por ela, onde ela escreveu suas profecias. Eles dizem que ela é o "espírito de profecia do Apocalipse"

Vamos ler (1 Timóteo 2.12) "Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio". Na tradução (NVI) no lugar de marido  está escrito homem, então fica assim: "não permito que a mulher ensine ou use de autoridade sobre o homem..." Nunca devemos interpretar a bíblia se baseando em profecias e revelações que alguns tiveram, como Ellen White e Russel por exemplo, a bíblia interpreta a bíblia, é interpretada por ela mesma. Da mesma forma as TJs se baseiam nas profecias de Russel, "o profeta deles que foi enviado por Deus para resgatar o cristianismo da apostasia" e Ellen White que é o "espírito de profecia". O inferno é literal, real e visível, onde os que morrerem no pecado serão castigados eternamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog