sexta-feira, 26 de outubro de 2018

O que significa tomar a ceia indignamente?

                                                                                    
Primeiro a pessoa deve saber o que é ceia e o significado disto. Vamos ler (1 Coríntios 11.27-28) "Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice". Analisando estes versículos e o comparando com (Mateus 26.17-30) chegamos à conclusão que a ceia é destinada somente a pessoas que se converteram ao evangelho.

Existe duas ordenanças que Cristo deixou a igreja, o batismo nas águas e a ceia do Senhor, mas nenhum destes foi deixado como meio de salvação, são coisas que não salvam, mas acompanha o salvo e só tem valor e significado para uma pessoa convertida, para um pecador não tem valor e nem significado nenhum.

A ceia foi deixada em substituição a páscoa, é um memorial que relembra a morte a ressurreição de Cristo e o benefício disto para o salvo. A pessoa quando se converte os seus pecados são lavados pelas águas do batismo e purificado pelo sangue de Cristo (1 João 1.7). Em (Atos 22.16) diz que o batismo lava os pecados mas de forma simbólica.

A pessoa quando vivia no pecado, era culpada pela morte de Cristo pois ele morreu pelos seus pecados, quando a pessoa se converte, ela é justificada  pela morte de Cristo e seu sangue derramado que purificou de seus pecados. Já a pessoa que vive no pecado continua culpada pela morte de Cristo, por isso um crente em pecado que toma a ceia, ele a toma indignamente para a sua própria condenação, ele traz em memória algo que ele foi o culpado, só terá benefício para quando ele se arrepender de seus pecados, veja o verso 28 "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice". Aqui manda fazer um autoexame da consciência para ver se está em condições, aqui indica que é alguém que conhece o evangelho, alguém que nunca se converteu não sabe discernir tudo que é pecado ou não.

Se a pessoa fez algo errado, ela deve pedir perdão a Deus e depois tomar a ceia. Se a pessoa está em alguma condição de pecado mais grave, como adultério ou fornicação por exemplo, deverá primeiro pôr em ordem a situação, se consertar com Deus para poder participar novamente. Tomar a ceia indignamente, é toma-la em pecado, a pessoa vai assinar sua própria sentença de condenado, atrai para si condenação eterna conforme diz no verso 29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog