sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Qual a diferença entre o novo e o velho testamento?

                                                                         

Existe diferença entre o novo e o velho testamento.
Existe sim algumas diferenças, nem tudo o que foi escrito no velho testamento se aplica a nós nos dias de hoje. Boa parte foi para Israel, nem mesmo no novo testamento algumas coisas não foram escritas para nós. Existe Israel e igreja, nem tudo  o que escrito para Israel se aplica a igreja a qual pertencemos. Mas hoje tanto Judeus como não judeus formam o Israel de Deus e filhos de Abraão pela fé ( Gálatas 6.16). Hoje Judeus e gentios (não judeus) formam a igreja e o corpo de Cristo.

O novo testamento é o cumprimento do velho. Muitos profetas do velho testamento que profetizaram coisas que aconteceu no novo não viram o cumprimento (Hebreus 11.13) "Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra". Eles morreram sem ver a promessa final dos redimidos e a conclusão do plano da redenção profetizado por alguns deles ,e que também deu inicio com alguns deles, como Abraão,Izaque, Jacó, Moisés, mas viram de longe pela fé.

Podemos entender que a bíblia tem duas divisões principais, o novo e velho testamento, mas o assunto é um só, Jesus Cristo. A bíblia é toda cristocentrica, centralizada em Cristo e o plano da redenção humana. O velho testamento aponta para Cristo. O que Deus prometeu no velho testamento se cumpriu no novo, como já lemos em (Hebreus 11.13) que eles profetizaram mas não viram a promessa. O que Deus prometeu a eles se cumpriu em nossos dias (Hebreus 1.1) "Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho". Jesus foi a revelação final de Deus ao homem. Foi o cumprimento de tudo (João 1.1) onde diz que o "verbo se fez carne e habitou entre nós". O verbo é Cristo. Vebro significa "palavra". Jesus é a palavra de Deus personificada. Deus se revelou ao homem através de Jesus Cristo.

A vinda e a morte de Cristo na terra, a fundação da igreja no dia de pentecostes e o derramamento do Espírito Santo. São coisas que foram profetizadas no velho testamento e se cumpriu no novo ,e eles não viram. Deus se revelou ao homem de forma progressiva, a promessa da redenção humana feita no velho testamento se cumpriu dando início ao novo testamento.

No velho testamento deu início a lei, o novo testamento foi o cumprimento da lei. A lei aponta para Cristo que a cumpriu. Deus deu a lei não como meio de salvação, mas para mostrar ao homem que era pecador e precisava de um salvação que era Jesus Cristo. Através da lei o homem tomou consciência que precisava de um salvador pois viu que era algo impossível ao homem de cumpri-la, Jesus veio e cumpriu no lugar no homem onde caso contrário teria que morrer pelos seus pecados.
O velho testamento era regida de ordenanças e sacrifícios que eram sombras, o novo testamento é realidade pois Cristo já veio e a cumpriu pois ele foi o cumprimento de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog