terça-feira, 12 de novembro de 2019

A transfiguração foi uma visão ou literal?

                                                                               

A transfiguração foi uma visão ou literal? Isso aconteceu de fato ou foi apenas uma visão simbólica?A maioria, inclusive eu, acreditamos que foi literal, e não apenas uma visão simbólica como alguns pensam. Vou apresentar aqui alguns argumentos dos que acham que fo apenas uma visão simbólica e vou refutando na sequência.

Os que acham que foi apenas uma visão simbólica e que não aconteceu de forma literal, citam (Mateus 17.9) onde diz:"E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão até que o Filho do Homem seja ressuscitado dos mortos". Veja que diz:"visão". Refutando: A palava "visão" tem mais de um significado, vamos a um exemplo claro na bíblia. Em (Atos 7.31) se referindo a Moisés na sarça está escrito assim: "Então, Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar...".

Veja que está escrito "visão", mas o que aconteceu com Moisés na sarça foi algo literal, e não uma visão simbólica, foi um fato real. Então a visão no caso de Moisés foi a mesma no caso da transfiguração. Visão para se referir a algo que visto de forma real e não simbólica.
Outros dizem que não é possível ser literal porque a bíblia diz que não é possível a comunicação com mortos, o espiritismo por exemplo usa esta passagem para tentar provar a reencarnação e a comunicação com mortos. Mas isso é fácil de refutar. Na transfiguração não houve comunicação com mortos, veja que somente Jesus falou com Moisés e Elias, e você sabe porque somente Jesus falou com eles?

Jesus tinha duas naturezas divina e humana, Jesus era Deus e homem ao mesmo tempo, e para para falar com Moisés e Elias, ele se transfigurou na sua forma divina, transfigurar significa "mudar de figura". Quem falou com Moisés e Elias foi o Jesus Deus e não homem, veja que resplandeceu o seu rosto e suas vestes ficaram brancas como a luz. Então não houve comunicação com mortos, e além disso Elias nem se quer morreu, se segundo os espíritas João Batista era a reencarnação de Elias, então deveria ser João Batista quem deveria aparecer e não Elias quem ao menos morreu.

Outros dizem que não é possível ser literal pois a bíblia diz que ninguém subiu ao céu, mas da para refutar, quando a bíblia diz que ninguém subiu ao céu, se refere no sentido de subir com um corpo glorificado, isso só será possível na ressurreição, Moisés apareceu em espírito e não com corpo glorificado. Somente na ressurreição todos os salvos vão ressuscitar com corpo glorificado (Filipenses 3.21/1 Coríntios 15.20-23).

Elias não morreu, mas só que Moisés morreu (Deuteronômio 34.5-8). Cremos que Moisés está no paraíso aguardando a ressurreição do corpo conforme a bíblia nos ensina pois temos várias referências bíblicas sobre isso, em (Apocalipse 6.9) João viu as almas debaixo do altar de Deus, no capítulo 7.9 também diz que João viu a grande multidão no céu. Jesus disse para o ladrão que ele iria para o paraíso, também a parábola do rico e Lázaro.

Nunca estude este tema ou coisas semelhantes com as testemunhas de Jeová ou com o adventismo pois eles distorcem estes assuntos de forma grotesca para se adequar aos ensinos de suas religiões. Os ensinos do adventismo e das testemunhas de Jeová são baseado nas profecias e ensinos de seus líderes que contradiz a bíblia, por isso eles distorcem muitos ensinos bíblicos para se adequar a sua crença e aos ensinos de Ellen White, Russel e o corpo governante.

2 comentários:

  1. A Bíblia não foi escrita em português e nem em 2020. Visão é no sentido de ver. Moisés teve uma visão do arbusto que não pegava fogo. Literal? Como que os Apóstolos sabiam que eram Moisés e Elias? Eles tinham uma foto deles? Algo identificou para os Apóstolos a identidade de quem estava na visão. Você usa as Escrituras para falar de algo, mas usa termos de "refutar" com coisas que não estão na mesma. Ninguém subiu ao Céu como você mesmo citou das Escrituras, mas de onde você tirou que Elias ainda estava vivo no tempo em que Cristo na terra? Elias não morreu, como você mesmo disse, mas e Moisés que de fato morreu. Ele apareceu com Elias. Fora ele um ser ressurreto ou Jesus falou com um morto? Falou das almas no altar clamando e afirma que eram pessoas, mas esqueceu de citar que a alma de Able clamou por vingança. Alma é uma palavra polissêmica. O contexto da época ajudará a entender o significado da palavra alma em seu devido contexto. Não estou aqui para refutar. Só fiz perguntas. mas você não usou de bons argumentos para defender. Você apenas acredita nisso por conta da liderança humana dizer que é assim, pois a mesma alega ter autoridade divina. Você atacou duas religiões sem razão alguma e usou de espantalho. Testemunhas de Jeová não fazem profecias. Elas fazem INTERPRETAÇÕES de profecia que está na Bíblia. Isso é diferente de FAZER profecia. Elas erram e erraram e falam disso abertamente. Russel não foi Testemunha de Jeová. Ele era presidente da Watchtower e nunca alegou ser profeta ou líder. Corpo Governante não tem relação com Russel e não são profetas. Os Adventistas alegam que Ellen White teve visões e recebeu revelações de Deus além de usarem a Bíblia como regra principal de fé. Ambas as religiões tem visões diferentes sobre o assunto que você abordou. Não coloque as duas na mesma caixa. Defenda a sua fé, mas sem atacar a dos outros ou dizer o que elas devem fazer. Não existe razão alguma que prove que Elias e Moisés estavam literalmente ali, mas existe uma simbologia deles em Cristo. Afinal, por qual razão esse evento ocorreu? Jesus era aquele que foi profetizado para ser como Moisés (um tipo) e também um (tipo, assim como João Batista) de Elias. Basta ver quem eram cada um deles e observar que Jesus desempenhou o papel deles durante o seu ministério.

    Sobre Jesus ser um tipo Moisés, Veja Deuteronômio 18:18-19 e depois João 12:49, Heb 1:2, Atos 3:23 e João 5:46.

    João Batista foi um "tipo" de Elias. Cristo era maior que João. Não quero me ater muito, mas pesquise sobre tipos e antítipos que entenderá o que estou falando.

    Pelo que percebo, a Transfiguração foi uma visão com um objetivo de trazer um significado para os Apóstolos. Não vejo razão para pensar que era algo literal ali.

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia não foi escrita em português e nem em 2020. Visão é no sentido de ver. Moisés teve uma visão do arbusto que não pegava fogo. Literal? Como que os Apóstolos sabiam que eram Moisés e Elias? Eles tinham uma foto deles? Algo identificou para os Apóstolos a identidade de quem estava na visão. Você usa as Escrituras para falar de algo, mas usa termos de "refutar" com coisas que não estão na mesma. Ninguém subiu ao Céu como você mesmo citou das Escrituras, mas de onde você tirou que Elias ainda estava vivo no tempo em que Cristo na terra? Elias não morreu, como você mesmo disse, mas e Moisés que de fato morreu. Ele apareceu com Elias. Fora ele um ser ressurreto ou Jesus falou com um morto? Falou das almas no altar clamando e afirma que eram pessoas, mas esqueceu de citar que a alma de Able clamou por vingança. Alma é uma palavra polissêmica. O contexto da época ajudará a entender o significado da palavra alma em seu devido contexto. Não estou aqui para refutar. Só fiz perguntas. mas você não usou de bons argumentos para defender. Você apenas acredita nisso por conta da liderança humana dizer que é assim, pois a mesma alega ter autoridade divina. Você atacou duas religiões sem razão alguma e usou de espantalho. Testemunhas de Jeová não fazem profecias. Elas fazem INTERPRETAÇÕES de profecia que está na Bíblia. Isso é diferente de FAZER profecia. Elas erram e erraram e falam disso abertamente. Russel não foi Testemunha de Jeová. Ele era presidente da Watchtower e nunca alegou ser profeta ou líder. Corpo Governante não tem relação com Russel e não são profetas. Os Adventistas alegam que Ellen White teve visões e recebeu revelações de Deus além de usarem a Bíblia como regra principal de fé. Ambas as religiões tem visões diferentes sobre o assunto que você abordou. Não coloque as duas na mesma caixa. Defenda a sua fé, mas sem atacar a dos outros ou dizer o que elas devem fazer. Não existe razão alguma que prove que Elias e Moisés estavam literalmente ali, mas existe uma simbologia deles em Cristo. Afinal, por qual razão esse evento ocorreu? Jesus era aquele que foi profetizado para ser como Moisés (um tipo) e também um (tipo, assim como João Batista) de Elias. Basta ver quem eram cada um deles e observar que Jesus desempenhou o papel deles durante o seu ministério.

    Sobre Jesus ser um tipo Moisés, Veja Deuteronômio 18:18-19 e depois João 12:49, Heb 1:2, Atos 3:23 e João 5:46.

    João Batista foi um "tipo" de Elias. Cristo era maior que João. Não quero me ater muito, mas pesquise sobre tipos e antítipos que entenderá o que estou falando.

    Pelo que percebo, a Transfiguração foi uma visão com um objetivo de trazer um significado para os Apóstolos. Não vejo razão para pensar que era algo literal ali.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog