quarta-feira, 6 de junho de 2018

Quando o casamento é formalizado segundo a bíblia?




O que constitui um casamento? Quando ele é oficializado? Embora a Bíblia não nos dê uma resposta Clara, mas analisando podemos chegar a uma conclusão. Alguns acham que é durante a cerimônia na igreja, outros acham que é quando o casal tem a primeira relação íntima, outros acham que é quando um casal passa a morar juntos, e outros acham que é quando o casamento é feito no cartório. Vamos analisar cada uma dessas citações.

A mais convincente é o casamento no cartório, aqui no Brasil um casamento só é oficializado em cartório. Esta é a prova que a pessoa é casada, em romanos 13 diz que devemos ser submissos as autoridades. Todos os países podem não ter a mesma lei, mas podemos ver que nos tempos bíblicos tinham as suas formas de oficializarem um casamento.
Quando Rebeca se casou com Isaque, ela declarou diante de várias pessoas acerca de sua decisão, então eles a abençoaram. (Gênesis 24.58-60) "E chamaram Rebeca e disseram-lhe: Irás tu com este varão? Ela respondeu: Irei. Então, despediram Rebeca, sua irmã, e sua ama e o servo de Abraão, e os seus varões. E abençoaram Rebeca..." (notem que no verso 59 deixa claro que tinha várias pessoas no local). Quando Boaz se casou com Rute, ali estavam anciãos e algumas pessoas como testemunha (Rute 4.10-11) no verso 11 diz: "E todo o povo que estava na porta e os anciãos disseram: Somos testemunhas..."

Da mesma forma que o divórcio nos tempos bíblicos era dada uma carta como prova que a pessoa estava se divorciando (Mateus 19.7 /Deuteronômio 24.1) podemos acreditar que no casamento também era dado alguma carta que comprovasse. A cerimônia na igreja não oficializa um casamento, a frase do padre e do pastor “eu vos declaro marido e mulher” não oficializa o casamento. Note que no casamento de Rebeca com Isaque primeiro formalizaram o casamento com várias testemunhas de acordo com a tradição daquele lugar, depois foram abençoados.

Se a pessoa se casar somente no cartório estará casada da mesma forma pois é feito na presença de um juiz e de testemunhas. Se porventura o casamento for feito somente na igreja, não estarão casados. Viver com alguém não é considerado casamento, e ainda estão cometendo o pecado de fornicação. Achar que o casamento é oficializado na relação íntima isso também é pecado de fornicação. Se a relação íntima entre solteiros fosse considerada casamento, a Bíblia não consideraria essa prática pecado (Coríntios 7.2). Então mais uma vez fica claro que é necessário formalizar o casamento para depois ter relação sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog