sexta-feira, 20 de maio de 2016

A origem das roupas

(Gênesis 3.7) “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”. Adão e Eva andavam nus pois viviam em inocência moral antes da queda, antes da queda a nudez não era imoral, nem causava vergonha, depois da queda a nudez passou a associar-se com o pecado. Deus sabia disso a ponto de vestir o casal.

Foi Deus quem inventou a roupa ainda no Éden. Se o casal não tivesse caído não haveria o pecado, se não houvesse o pecado, não haveria cobiça. Note que primeiro foi feito aventais com folhas de figueira que possivelmente cobriam apenas as partes íntimas, depois Deus fez túnicas de pele de animais para cobrirem todo o corpo pois viriam mais habitantes no mundo e Deus sabia o mal que a nudez iria causar.

E hoje, Deus se preocupa com a roupa? Deus se preocupa com o modo das pessoas se vestirem? Deus vestiu o casal porque havia necessidade disso devido a chegada do pecado. A tendência pecaminosa do ser humano continua a mesma. Por isso existe princípios bíblicos quanto ao modo de se vestir.


(1 Timóteo 2.9) “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia...” A palavra pudor aqui significa vergonha em exibir o corpo. Envolve a recusa de vestir-se de tal modo que atraia a atenção para o seu corpo ultrapassando os limites da devida moderação. Vestir-se de modo imodesto a ponto de despertar desejos sexuais nos outros é tão errado quanto o desejo imoral que isso provoca.

 Nenhuma atividade ou condição justifica o uso de roupas imodestas que exponham o corpo a ponto de provocarem desejos sexuais em alguém. É vergonhosa a situação de qualquer igreja que desconsidere o padrão bíblico do modo modesto do vestir-se. Nestes dias de liberação sexual, a igreja deve comportar-se e vestir-se de modo diferente daqueles que ridicularizam a vontade de Deus quanto ao modo modesto de se vestir.

A mulher cristã deve tomar cuidado para não se vestir de modo a atrair a atenção para o seu corpo e deste modo originar tentação no homem. As pessoas que são contra usam o argumento que roupa não salva, realmente roupa não salva, mas o modo modesto de se vestir faz parte dos princípios que acompanham a salvação. Romanos 6.13 diz para não apresentarmos os nossos membros como instrumentos de iniquidade. Deus fez nosso corpo para ser templo do Espírito Santo, mas também pode ser usado como instrumento do pecado e contribuir para que outros pequem com a cobiça e o corpo passa a não ser templo do Espírito Santo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog