sábado, 28 de maio de 2016

É pecado comer carne de porco?

 

Não é pecado.O que está escrito no velho testamento para valer no novo tem que ter base bíblica ou tem que estar escrito.No velho testamento o porco era considerado impuro para os judaicos (Levítico 11.7-8).

Na primeira comunidade cristã,os judeus queriam observar os preceitos que haviam aprendido como tradição e que eram praticados na lei judaica.Do outro lado tinham os gentios que não eram judeus e não queriam observar os tais preceitos judaicos.

Por causa desse conflito houve o concílio de Jerusalém citado em Atos 15 onde a discussão principal foi a circuncisão que os de origem hebraica queriam impor sobre os não judeus.Então o apóstolo resolveu a questão,veja na passagem abaixo.

(Atos 15.29)Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes.

Note que ele proibiu apenas comer carne com sangue,comida oferecidas a divindades e a fornicação que é a relação íntima entre pessoas não casadas.Ele não citou a carne de porco.

E ainda ele disse que não era para impor peso sobre o povo que nem mesmo o povo do passado que observavam a lei conseguiram carregar.
(Atos 15.10-11) Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
 Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.

Veja o apóstolo afirmou que os não judeus seriam salvos pela graça de Cristo e não por obras da lei.
Veja que Paulo disse na passagem abaixo que ninguém será justificado pelas obras da lei.
Isso significa que ninguém será justificado diante de Deus por não comer carne de porco.

(Romanos 3.20) Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

Além disso não era apenas a carne de porco que era pecado,era também o coelho,peixes sem escamas,avestruz e todos os répteis que rastejam.

Eu não entendo por que aqueles que dizem que é pecado comer carne de porco não citam os outros animais e aves que também eram proibidos? 

A lei no antigo testamento tinha mais de 300 mandamentos e ordenanças que nunca foram dadas por Deus como meio de salvação mas para mostrar ao homem que era pecador e precisava de um salvador que era Jesus Cristo.

Ninguém vai ser salvo porque deixou de comer carne de porco e ninguém vai ser condenado porque comeu.
Além disso,está escrito em (Tiago 2.10) qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto torno culpado de todas.

Então para ser salvo pela lei não é apenas deixar de comer a carne de porco,mas é viver toda a lei que nem eles conseguiram e muitos menos as pessoas dos dias de hoje,caso contrário levará a culpa.

(Colossenses 2.16) Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados.

O texto citado deixa claro que não podemos ser julgados pelo que comemos (exceto a carne com seu sangue e coisas oferecidas a divindades) e nem mesmo por não guardarmos o sábado.

Seremos salvos somente pela graça de Cristo e não por preceitos da lei.Então podemos comer de tudo menos as coisas proibidas que já foram citadas.

Autor:Edinilson Aparecido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog