sexta-feira, 20 de maio de 2016

Existe maldição hereditária?


 
Isso não existe,apesar de ser uma questão já muito debatida e explicada,alguns ainda insistem em acreditar devido não saberem interpretar a bíblia.Alguns usam a passagem a seguir.

 (Êxodo 20.4-5)Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
 5-Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
No final do verso 5 que muitos não sabem interpretar.Para entendermos essa passagem temos que ler todo o contexto e também compararmos  com outras passagens bíblicas pra chegarmos a interpretação correta.
Este texto de maneira nenhuma está dizendo que Deus vai descontar  os pecados dos pais nos filhos.
Aqui está se referindo a influência da idolatria.Pelo fato dos pais serem idolatras,os filhos poderiam também se tornarem idólatras influenciados pelos seus pais.
Para provar mais,vamos ler alguns versículos no livro de Ezequiel 18,vamos ver o verso 4  
4 Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.

Note que está escrito que a pessoa que pecar essa morrerá.Vamos ver agora os versos 19 e 20 
19 Mas dizeis: Por que não levará o filho a iniqüidade do pai? Porque o filho procedeu com retidão e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá.
20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.
vejam que os textos acima deixaram claro que o filho não paga pelo pecado do pai e o pai não paga pelo pecado do filho.Cada um dará conta de si mesmo a Deus (Romanos 14.12).
Então fica claro que ninguém vai receber alguma maldição pelos erros de seus antepassados.Alguém poderá ser influenciado,por exemplo:se o pai foi alcoólatra,o filho poderá ser influenciado e poderá acabar se tornando um alcoólatra também.
Existem questões genéticas,vamos supor que o pai ou a mãe foi diabético,o filho terá grande probabilidade de se tornar um diabético,mas não significa que seja uma maldição herdada de seus pais.

Autor:Edinilson Aparecido

Pesquisar este blog