sexta-feira, 20 de maio de 2016

Existe maldição hereditária?


 
Isso não existe, apesar de ser uma questão já muito debatida e explicada, alguns ainda insistem em acreditar devido não saberem interpretar a bíblia. Alguns usam a passagem a seguir. (Êxodo 20.4-5) “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”.
No final do verso 5 que muitos não sabem interpretar. Para entendermos essa passagem temos que ler todo o contexto e compararmos com outras passagens bíblicas para chegarmos a interpretação correta. Este texto de maneira nenhuma está dizendo que Deus vai descontar os pecados dos pais nos filhos. Aqui está se referindo a influência da idolatria. Pelo fato de os pais serem idolatras, os filhos poderiam também se tornarem idólatras influenciados pelos seus pais. Para provar mais, vamos ler alguns versículos no livro de Ezequiel 18, vamos ver o verso 4   Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”.


Note que está escrito que “a pessoa que pecar essa morrerá”. Vamos ver agora os versos 19 e 20, “Mas dizeis: Por que não levará o filho a iniquidade do pai? Porque o filho procedeu com retidão e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá. A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”. Vejam que os textos acima deixaram claro que o filho não paga pelo pecado do pai e o pai não paga pelo pecado do filho. Cada um dará conta de si mesmo a Deus (Romanos 14.12).

Então fica claro que ninguém vai receber alguma maldição pelos erros de seus antepassados. Alguém poderá ser influenciado, por exemplo: se o pai foi alcoólatra, o filho poderá ser influenciado e poderá acabar se tornando um alcoólatra também.
Existem questões genéticas, vamos supor que o pai ou a mãe foi diabético, o filho terá grande probabilidade de se tornar um diabético, mas não significa que seja uma maldição herdada de seus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog