sexta-feira, 20 de maio de 2016

O que é livre arbítrio?

 
Significa vontade que se manifesta livremente.
Deus fez os seres humanos superiores aos animais (Gênesis 1.26-27) que são seres irracionais, somente ao homem Deus deu o poder de decisão de escolha.

O ser humano não é um ser controlado como um robô, um fantoche, uma marionete. O livre arbítrio embora não esteja escrito na bíblia, mas a decisão de escolha foi dada desde a eternidade. Porque satanás e seus anjos foram expulsos do céu? Por terem se rebelados contra Deus, e se eles rebelaram é porque tinham a opção de fazer o certo ou o  errado.

Quando Deus pôs Adão e Eva no jardim, Deus deu a eles a opção de obedecerem a ele ou não.
Tanto satanás como Adão e Eva tinham a opção de obedecer a Deus ou não, caso contrário eles serviriam a Deus por obrigação.

Servir a Deus ou não, fazer o bem ou o mal é opção de escolha também para nós. Veja (Josué 24.15/Deuteronômio 30.15).

E você está disposto a servir a Deus ou viver no pecado fazendo a vontade deste mundo?
Já que Deus nos deu a opção de escolha, vamos optar em fazer a sua vontade para herdarmos a vida eterna.

A partir da queda do casal todo homem já nasce destinado a morte física, após a sua morte ele passa a ser eterno, por isso é que quando alguém morre alguns dizem que a pessoa passou  para a eternidade.

O plano original de Deus era que o homem vivesse para sempre, sem nunca morrer e em plena comunhão com Deus sem conhecer o pecado.
Após a queda o homem passou a ser pecador, mesmo aquele que tem comunhão com Deus ele tem a natureza pecaminosa herdada de Adão, por isso esse corpo que temos hoje é impossível irmos para a eternidade com ele nesse estado.

Sendo assim a morte física é algo necessário pois aquele que tem comunhão com Deus irá ressuscitar com um corpo transformado livre do pecado para passar a eternidade junto com Cristo no céu.
(Filipenses 3.20-21)Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas”.
(1 Coríntios 15.52-54)Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória”.

Jesus veio a terra nos resgatar do pecado, quando cumpriu sua missão ele subiu ao céu preparar o lugar onde os salvos vão passar a eternidade (João 14.1-3) quando ele voltar a arrebatar a sua igreja os salvos vivos subirão em um corpo transformado e os mortos ressuscitarão em um novo corpo (1 Tessalonicenses 4.16-17).
Após o reino milenar o novo céu e a nova terra que Jesus foi preparar descerá do céu (Apocalipse 21.1-2) onde será a morada eterna dos salvos.
O plano de Deus para que o homem vivesse eternamente irá se concretizar na eternidade.
Nenhum dos planos de Deus pode ser impedido!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog