sexta-feira, 20 de maio de 2016

Para que serve a unção com óleo?

Na bíblia a unção com óleo tinha mais de uma finalidade. Ainda existe muita confusão acerca disso por parte de alguns. A unção para cura divina só existe duas citações na bíblia, em (Tiago 5.14 onde diz: “Está alguém entre vó doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor” e em Marcos 6.13 onde diz que os discípulos “ungiam os doentes e os curavam”.

O óleo simboliza a presença e o poder do Espírito Santo, não tem nenhum poder miraculoso, é apenas simbólico. A pessoa quando aceita a unção ela está evidenciando e pondo em prática a sua fé, caso venha a ser curada, sua cura será atribuída a Jesus mediante a sua fé.

Note que Tiago disse: “Chame os presbíteros...” isso indica que a unção deve ser feita por alguém que tenha cargo ministerial, a maioria acredita que somente presbíteros podem ungir.
Em Marcos 6.13 diz que os discípulos ungiam os doentes, a bíblia cita apenas como presbítero Pedro (1 Pedro 5.1) e João (3 João 1.3) isso significa que nem todos eram presbíteros. Mesmo assim devemos crer que somente alguém que tenha cargo ministerial possa ungir, pois antes da unção deve haver  um ensino para a pessoa saber do que se trata e a finalidade.

Não pode ser algo feito de qualquer jeito  como muitas igrejas fazem por aí, algumas usam isso para atrair pessoas apresentando um óleo milagroso, a bíblia nunca citou distribuição de óleo consagrado com poderes miraculosos para levar para casa, muitas igrejas usam isso como artimanha para atrair pessoas e arrecadar dinheiro.

A unção com óleo também era usada para consagrar pessoas  a cargos e funções ministeriais, como no caso de Saul ( 1 Samuel 10.1) também Davi ( 1Samuel 16.13). Deus mandou Moisés ungir objetos, mas com a finalidade de serem santificados (Êxodo 30.26).

Ninguém pode alegar que quer o óleo para santificar o gato, o cachorro, o carro, aquilo que Moisés fez foi algo ordenado pelo próprio Deus. Maria ungiu os pés de Jesus, mas foi um ato de grande fé e sacrifício, pois o seu perfume era muito caro, não foi algo feito como moeda de troca do tipo ungir com óleo caro e em troca vou ser abençoada com bens materiais caros como fazem por aí, barganha em nome de Deus.

Um comentário:

Pesquisar este blog