domingo, 19 de junho de 2016

A Bíblia proíbe fazer imagens de escultura?

 


Quase toda vez que falamos acerca de imagens com algum católico a maioria usa o argumento de que Deus mandou Moisés fazer imagens dois querubins de ouro e por na arca da aliança. Mas analisando a bíblia isso é muito fácil de entender.Deus nunca proibiu fazer imagens,além dos querubins Deus mandou Moisés fazer a serpente de metal,mas temos que ver qual era a finalidade e o porque disso.

(Êxodo 20.4-5) "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam".

Lendo todo o contexto da passagem fica fácil entender que é condenado a veneração a imagens,uma pessoa que morreu e foi beatificada ou canonizada e fizeram uma imagem dela e as pessoas fazem pedidos a ela,pedem intercessão,alegam que essa pessoa está no céu intercedendo pelas pessoas aqui na terra.Não existe base bíblica para isso,nunca a bíblia citou um fato como esse.Isso é uma idolatria.

Deus mandou Moisés fazer fazer os querubins da arca mas não mandou ninguém se prostrar diante dela para fazer pedidos,prestar culto,pedir intercessão como fazer os católicos com suas imagens.Os querubins representavam a presença de Deus.(Êxodo 25.18-22)

A serpente de metal também era simbólica,toda a pessoa mordida pelas serpentes que olhassem para a serpente de metal que Moisés fez era curado.O poder vivificante que tinha a serpente de metal prefigura a morte sacrificial de Cristo que foi levantado na cruz para que todo aquele que olhar pela fé será salvo.(Números 21.4-9)

O próprio Jesus disse que assim: "Como Moisés levantou a serpente no deserto ,assim importa que o filho do homem seja levantado". (João 3.14).

Tudo aquilo que prestam culto,fazem pedidos e intercessão é considerado uma divindade,não tem como provar o contrário.A proibição de adoração a outras divindades determina que nenhuma imagem delas seja feita.Inclusive é condenável fazer imagem do próprio Jesus.Deus é infinitamente grandioso para ser representado por uma imagem feita por mãos humanas.

Analisando o texto de (Êxodo 20.4-5)  fica claro que Deus proibe fazer imagens de todo tipo de criaturas que viva no céu,no caso anjos,a bíblia proíbe culto aos anjos (Colossenses 2.18) anjos não foram feitos para serem adorados,o anjo recusou ser venerado por João (Apocalipse 19.10) fazer orações aos anjos diante de uma imagem é uma idolatria pura sem sombras de dúvidas.

Também proíbe fazer imagens de criaturas que estão na terra ou  nas águas,isso indica que nem pode ser feito de animais,pessoas ou anjos com a finalidade de adoração.

Fica aqui alguns citações bíblicas acerca de imagens.

( Isaías 45.20 "Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar". 

(Jeremias 10.3-5) "Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado;Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem".

(Jeremias 14.10) "Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog