segunda-feira, 20 de junho de 2016

Podemos confiar em profecias e revelações?


Podemos acreditar sim desde de esteja em conformidade com a bíblia. Primeiro temos que saber o que é profecia e revelação e para que serve. A profecia serve para a edificação, exortação e consolação (1 Coríntios 14.3). A profecia que me refiro aqui não é uma pregação montada, mas são palavras dirigidas pelo impulso direto do Espírito Santo a uma pessoa específica ou a toda a igreja junta.

Podemos notar na bíblia que a profecia nunca foi usada para dirigir pessoas em casos que pudessem ser resolvidos através dos princípios bíblicos. As decisões que devemos tomar acerca do trabalho, compra e venda, lar, família, casamento, etc... devem ser tomadas mediante a obediência aos princípios bíblicos. A bíblia é um livro de princípios que é a verdadeira e infalível revelação de Deus, nela contém princípios para todas as áreas da nossa vida.

Notamos que o Espírito Santo orientava seus servos através das divinas revelações do Espírito Santo, tanto os apóstolos e os discípulos recebiam revelações como forma de orientação para a obra que realizavam, mas nunca você vai achar na bíblia alguém revelando ou profetizando acerca de casamento, do tipo você deve se casar com o fulano, ou também orientando alguém acerca de compra e venda, sê deve comprar ou não. Deus tem todo o poder e pode todas as coisas, mas a finalidade dos dons espirituais não é essa.
Deus pode como forma de consolação falar que vai preparar um esposo para a moça, mas não apontar a pessoa tal, pode falar que vai resolver um problema, abrir uma porta, também revelar algo como forma de orientação.

Mas nunca devemos ser movidos a revelações e profecias como muitos por aí, eu[d1]  já vi pessoas que frequentam igrejas que revelam no final do culto e vão lá com a intenção de serem reveladas, e quando não são ficam frustradas achando que não receberão a bênção.

Não sou contra os dons pois inclusive sou criado em igreja pentecostal que sempre valorizou os dons espirituais, mas em alguns casos como eu já vi falta entendimento por parte das pessoas e explicação por parte dos líderes e pregadores onde alguns põe os dons na frente da palavra pois sabem que a maioria gostam e vão lá em busca de serem reveladas acerca de bênçãos. Deve haver a pregação da palavra da salvação e deve ser explicado a finalidade dos dons e também a consequência se a pessoa for abençoada por Deus e não se converter.

Eu conheço igrejas que priorizam os dons e a mensagem da pregação é fraca e não é suficiente para convencer uma pessoa de seus pecados, pregam mais sobre milagres e menos sobre a salvação, o resultado disso são pessoas que não se convertem e vão lá em busca de milagres e quando acham que já deu no que tinha de dar elas somem, e outras somem frustradas por não saberem que Deus tem o tempo certo de dar a bênção.

Devemos nos orientar pela palavra de Deus, se ele quiser nos falar algo através dos dons ele fará isso, mas não devemos ser movidos a profecias e revelações pois como tinha dito no começo que a bíblia é a verdadeira e infalível revelação de Deus, nela contém princípios para todas as áreas da nossa vida.

Devemos ir à igreja para cultuarmos a Deus, como Jesus disse:buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas. Claro que devemos sim pedir alguma bênção, mas não ir à igreja somente com essa intenção ou com a intenção de receber uma profecia ou revelação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog