sábado, 11 de junho de 2016

O cristão pode ouvir música secular?




A bíblia não é um livro de pode ou não pode, e nem de mandamentos específicos como não fumarás, não beberás, não ouvirás músicas que não seja cristã. A bíblia é um livro de princípios, então tudo que o cristão for fazer tem que ver em que princípio bíblico ele se encaixa.
(1 Coríntios 10.31)Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus”. Analisando esse versículo, chegamos à conclusão que o cristão vive para promover a glória de Deus, tudo o que ele for fazer terá que ver se agrada a Deus ou não. Sendo assim, aquilo que não for feito para a glória de Deus não deve ser feito.

A maioria dos cristãos chamam a música secular de música mundana, mas no meu ver mundana não se refere ao autor, mas sim a letra da música. Músicas que falam de adultério, fornicação, que demonstram estar morrendo de desejo pela outra pessoa como está cheio por aí que são verdadeiras músicas pornográficas, isso o cristão não deve ouvir.
 
Muitos podem alegar que apenas ouvir sem ser influenciado pela letra não tem problema, mas Paulo disse em (Romanos 1.32) “Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem”.

Antes desse versículo Paulo citou vários tipos de pecados, então esse versículo indica que apoiar, apreciar, aprovar, se divertir com o pecado alheio, sentir prazer vendo outras pessoas pecarem, terão a mesma condenação que eles.

Ver ou ouvir coisas pecaminosas como forma de entretenimento, como músicas mundanas, novelas e filmes com cenas imorais, essa pessoa terá a mesma condenação que aqueles que as cometem. Aqueles que professam a fé em Deus, mas se divertem com as práticas imorais dos outros, mesmo sem comete-las, estão contribuindo para predispor a opinião pública a imoralidade.

Quem comete pecado, e quem consente mesmo sem comete-los, serão dignos de morte conforme o versículo citado, morte aqui não se refere a morte física, se refere a condenação eterna, a chama segunda morte (Apocalipse 20.6/20.14/21.8).

O compositor fez uma música com uma letra imoral que foi gravada por um cantor, serão dignos de juízo divino o compositor, o cantor e quem ouve, pois tanto o cantor como as pessoas que ouvem estão consentindo com o pecado do compositor.

2 comentários:

Pesquisar este blog