sexta-feira, 3 de junho de 2016

Quem não se batizar será condenado?





Em Marcos 16.16 está escrito: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”. O batismo não salva, mas acompanha a salvação. O batismo é o banho simbólico que simboliza a morte e a ressurreição de Cristo. Quando a pessoa é submersa na água, ela está sepultando seus pecados, quando se levanta, ela está se levantando para uma nova vida com Cristo livre do pecado. O batismo também simboliza a identificação com Cristo na sua morte.

  (Romanos 6.3-4)Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”.

O batismo é uma questão de lógica, não tem porque uma pessoa que realmente se converteu negar o batismo. Vejamos alguns exemplos de pessoas que se batizaram imediatamente após a sua conversão: Paulo (Atos 2.18) no dia de Pentecostes (Atos 2.41) na casa de Cornélio (Atos 10.47-48) e o eunuco (Atos 8.36-38).

Podem existir certas situações onde não seja mais possível uma pessoa se batizar por algum motivo, veja o caso do ladrão da cruz (Lucas 23.43) também pode existir pessoas doentes que não tenham mais condições físicas para se deslocarem ao local do batismo.

O batismo só é válido se a pessoa tiver uma conversão genuína, em Atos 2.38 Pedro disse: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado para perdão dos pecados...” baseado nesse versículo podemos entender que o arrependimento e o abandono dos pecados são a condição prévia para o batismo. A conversão precede o batismo, primeiro a pessoa se converte e depois se batiza. Se batizar em pecado não passa de um banho d'água,



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog