quarta-feira, 1 de junho de 2016

Viver com alguém é fornicação?


Examinando a bíblia podemos afirmar que sim, fornicação é a relação íntima entre pessoas não casadas, uma pessoa casada que tem relação com outra que não seja seu cônjuge é chamada de adultério e a relação entre não casados é fornicação. Se um for casado e o outro não, o casado comete adultério e o solteiro fornicação. Veja o exemplo: "Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai". (1 Coríntios5.1). Essa passagem fala de um rapaz que estava tendo um caso com a sua madrasta.

A única relação aprovada por Deus é o casamento (Hebreus 13.4) "Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará". Analisando o texto acima concluímos que o matrimônio é o casamento, leito sem mácula é sem a mancha do pecado, prostituição não se refere apenas a uma mulher que tem relações a troco de dinheiro, mas no original grego significa "pornéia", que se refere a todo tipo de imoralidade referente a esse assunto.

Alguém pode alegar que fornicação é somente a relação entre namorados, ficantes ou com prostitutas, um casal que resolveu viver junto em uma relação estável já vale como matrimônio. Mas a verdade não é essa, o matrimônio deve ser oficializado em um cartório, da mesma forma que o divórcio também é oficializado em um cartório. Desde os tempos bíblicos sempre houve algum meio de oficializar o casamento, da mesma forma que era oficializado o divórcio por meio de uma carta (Mateus 19.7) em Deuteronômio 24 explica que era feito um documento para deixar a mulher livre das obrigações com seu ex-marido em caso de divórcio.

Então com certeza também havia alguma forma de oficializar o casamento, aqui no Brasil é no cartório. Quando Rebeca se casou com Isaque os familiares se reuniram e pediram para que ela confirmasse, então eles a abençoaram (Gênesis 24.58-59) Jesus foi a uma festa de casamento (João 2). O casal que vive junto e toma a decisão de servir a Deus devem ir ao cartório oficializar o casamento. A fornicação engloba todo tipo de relação entre pessoas não casadas, seja com prostitutas, amantes, ficantes, namorados. etc... O pecado de imoralidade nesse sentido é o pior que existe pois profana o corpo que é o templo do Espírito Santo.

(1 Coríntios 6.18-20) "Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo”. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?  Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus".

5 comentários:

  1. Amigo me desculpe mas se você for verificar a origem da palavra e não seu significa, você verá que fornicar é prostituição e casamento no civil nunca foi bíblico, enfim cada um responderá a Deus pelo impacto das sua palavras ou escritos.

    ResponderExcluir
  2. ORIGEM DA PALAVRA "FORNICAR" A palavra fornicar deriva do latim "fornix" que significa curvatura, interior de um arco. Isto, porque era debaixo das abóbadas das pontes e vielas onde os romanos podiam alugar os serviços das prostitutas.

    Fornicação (palavra que vem de fornicis, ou fornix: abóbada, ou arco).

    Fornice era o arco da porta sob a qual as prostitutas romanas se exibiam.

    As meretrizes ficavam por lá porque, além de ligar o lugar ao sexo, a mulher romana devia, a não ser que não tivesse nem pai, nem marido, nem filho(s) do sexo masculino, sempre obediência a um homem (podiam também ser escravas). As mulheres deveriam ficar sempre dentro dos limites da casa/prédio do seu "dono" ou protector - por isso, não podiam passar do arco (fornice).
    Observação: o significado de uma palavra varia de lugar para lugar, exemplo; na bahia a palavra nigrinha significa mulher devassaça namoradeira, em Pernambuco a mesma palavra significa criança levada maucriada.
    Já a origem da palavra revela onde ela foi originada e seu verdadeiro significado.. quando alguém quiser saber o verdadeiro significado de uma palavra procure a origem dela primeiro.

    ResponderExcluir
  3. Vejo aqui tantas pessoas tentando justificar uma pecado.
    Fornicação é pecado,a bíblia condena e pronto.
    No mundo tem um ditado que diz que amigados com fé casado é,porem a passagem de Jesus e a samaritana vemos que Jesus revelou para mulher que ela tinha um homem que não era marido dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mulher Samaritana não tinha só um homem, ela teve vários que não eram dela. Então o casamento no civil é o que precisa ser feito para que andemos de forma correta e não se tornará pecado, né isso? Então eu entendo que o casamento no civil é constituído pelo homem e abençoado por Deus. Então se uma pessoa do mesmo sexo casada no civil, pelos olhos do ensinamento de muitos não deveria estar errado, pois eles se casaram no civil de forma correta.

      Excluir
  4. Triste a gente ver alguém querer justificar um pecado com outro pecado,se a bíblia diz que sexo fora do casamento e pecado tá dito , e ponto final ,se a bíblia diz que a deixará o varão pai e mãe e unir-se a sua mulher mulher , então não tem que dizer que se alguém casar com alguém do mesmo sexo está certo , a bíblia continua inerrante i infalível

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog