terça-feira, 9 de agosto de 2016

O que é batismo no Espírito Santo?


O batismo no Espírito Santo corresponde a plenitude do Espírito Santo na vida de uma pessoa,que se deu a partir do dia de Pentecostes em Atos 2.
No velho testamento o Espírito Santo vinha apenas sobre algumas pessoas para capacita-las para alguma finalidade específica acerca da obra de Deus,como no exemplo de Davi (1 Samuel 16.13) Saul (1 Samuel 10.10).

No novo testamento o Espírito Santo é dado a toda pessoa que se arrepende de seus pecados e tem uma conversão genuína,em Atos 5.32 diz que Deus da o Espírito Santo somente aqueles que lhe obedecem.

Esse batismo tem o mesmo propósito do dia de Pentecoste,é para capacitar a pessoa para pregar o evangelho,para dar testemunho de Cristo,também é um revestimento de poder para vencer o mundo e proclamar o evangelho da graça.

A pessoa que tem o Espírito Santo vence o mundo e o pecado,abomina o atual sistema mundano,como programa imorais da TV,da internet,roupas mundanas e sensuais,sente prazer em ler a bíblia,tem vontade de evangelizar,se preocupa com a salvação dos perdidos.Quem não preenche esses requisitos não tem o Espírito Santo.

Quando a pessoa se converte de coração com o propósito de abandonar o mundo ele recebe o Espírito Santo para ser regenerado.Esse processo de regeneração ainda não corresponde a plenitude do Espírito Santo.

Em (João 20.22) onde diz que Jesus após ter ressuscitado assoprou em seus discípulos e disse:recebei o Espírito Santo,isso indicou que eles foram os primeiros a serem regenerados na nova aliança e posteriormente foram batizados no Espírito Santo,a bíblia prova que eles também receberam esse batismo (Atos 10.47).

O Espírito Santo é quem convence a pessoa do pecado (João 16.8) essa pessoa é aquela que está disposta a seguir o evangelho.O Espírito Santo vai agir na vida dela no processo da regeneração para ajuda-la a vencer o mundo e o pecado,e após isso receberá o batismo no Espírito Santo como revestimento de poder,isso corresponde a plenitude do Espirito Santo na vida de alguém,somente depois de estar liberta do pecado.Não é qualquer pessoa que recebe esse batismo,somente quem é regenerado por completo..

Toda pessoa quando se converte recebe o Espírito Santo para passarem pelo processo da regeneração afim de vencerem o pecado e virarem habitação do Espírito Santo após vencerem o mundo,e posteriormente receberem o batismo no Espírito Santo.

A prova que a pessoa foi batizada no Espírito Santo é o falar em línguas,as línguas estranhas é a evidência que a pessoa foi batizada,como foi na casa de Cornélio onde houve manifestações visíveis.também no dia de Pentecostes houve manifestações visíveis a ponto de chamar a atenção dos que estavam presente.(Atos 2).

Quem não fala em línguas não significa que não tenha o Espírito Santo,a prova genuína que alguém tenha o Espírito Santo é o abandono do pecado pois sem o auxílio do Espírito Santo é impossível alguém abandonar seus pecados.

Autor:Edinilson Aparecido






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog