quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Jesus passou três dias no inferno?



Jesus passou três dias no inferno conforme o texto de (1 Pedro 3.19-20) ? Essa questão é muito debatida entre os estudiosos da bíblia, alguns dão a interpretação de acordo com a religião a qual pertencem, como as testemunhas de Jeová e o adventismo por exemplo não interpretam que Jesus foi ao inferno porque estas duas religiões não acreditam que existam pessoas no inferno, e as testemunhas de Jeová nem ao menos acreditam na existência do inferno, mas dizem que o inferno é a sepultura comum da humanidade.

 Existe textos polêmicos na bíblia que não da para bater o martelo, onde nem todos tem a mesma interpretação.Vou mostrar aqui pelo menos duas posições diferentes acerca do assunto, não tem como afirmar qual a verdadeira interpretação, mas são as hipóteses mais prováveis. Vamos ver o que diz no texto: (1 Pedro 3.19-20) "No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão. Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água".

Vamos a primeira posição. Alguns acreditam que Jesus depois da sua morte e ressurreição, desceu até ao inferno e proclamou a sua vitória para aqueles que foram rebeldes nos dias de Noé, e hoje estão aprisionados no inferno. Para alguns, esta interpretação é a mais provável por algumas razões, vamos analisar. A bíblia diz que Jesus antes de subir, desceu as partes mais baixas da terra (Efésios 4.9)"Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?".

Proclamar a vitória não se refere a pregar o evangelho da salvação como se Jesus tivesse dando uma segunda chance para os que foram ao inferno (Hebreus 9.27). Pregar aqui não significa pregar o evangelho salvífico. A salvação é pela fé e não por vista ou consequência ,por medo, a forma é igual para todos, por fé e não por vista. Se falar para um criminoso preso, se ele aceitar Jesus ele sai da cadeia, então é lógico que ele vai aceitar para sair da cadeia, se perguntasse antes de ir preso, ele não iria aceitar. A mesma coisa se Jesus fosse dar uma segunda chance para os que estão no inferno com certeza todos iriam aceita-lo para sair de lá.  

Jesus disse que ficaria três dias no seio da terra (Mateus 12.40) "Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra". Todos sabem que Jesus foi sepultado em um túmulo de pedra e não em cova. E de qualquer forma a cova é rasa e não daria para dizer que desceu as partes mais baixas da terra sendo que não foi sepultado em cova, e ficou três dias no seio da terra sabendo que não foi enterrado. Ficaria tudo muito estranho.

A outra posição é que Jesus pelo Espírito Santo, proclamou através de Noé uma mensagem de salvação para a geração antediluviana enquanto Noé preparava a arca, mas eles rejeitaram, e agora estão no inferno aguardando o juízo final pois nos versos diz: "espíritos em prisão", indicando que estão presos. Outros dizem que estes espíritos em prisão são os demônios aprisionados no inferno (2 Pedro 2.4/Judas 1.6).

Outros que negam a existência do inferno como as testemunhas de Jeová e o adventismo, dizem que estes "espíritos em prisão" são as pessoas que foram rebeldes nos tempo de Noé, mas se analisarmos bem o texto, vamos ver que não tem lógica. Veja que diz: "espíritos em prisão". O povo do tempo de Noé não eras espíritos, nem estavam em prisão. Veja que Jesus para pregar a estes espíritos teve que descer as partes mais baixas da terra (Efésios 4.9) e ficou três dias no seio da terra (Mateus 12.40). Então a possibilidade de ser a geração anti diluviana no tempo do dilúvio como se Jesus pregasse para eles naquele momento está descartada.

Também não creio que seja demônios porque diz: "espíritos dos tempos de Noé" e demônios não é dos tempos de Noé, e ainda que a longaminidade de Deus os aguardava. Não existia mais chance de perdão para os demônios pois depois que foram expulsos dos céu alguns foram presos no inferno (2 Pedro 2.4; Judas 1.6). Então a possibilidade de ser demônio também está descartada.

A outra posição, daqueles que não acreditam que Jesus desceu ao inferno, é que diz que Jesus antes de subir desceu as partes mais baixas, mas veja que Jesus disse para o ladrão da cruz:"hoje estarás comigo no paraíso" (Lucas 23.43). Se Jesus subiu com o ladrão ao paraíso no mesmo dia, então como que antes de subir ele desceu ao inferno por três dias? Haveria uma contradição bíblica, das duas uma,ou subiu com o ladrão, ou desceu ao inferno, ou as duas coisas ao mesmo tempo. Temos certeza que Jesus subiu em espírito com o ladrão arrependido, seu corpo foi sepultado e ressuscitou com seu espírito unindo ao corpo na sepultura terceiro dia.

Seja qual for a interpretação correta, fica claro que esse texto de maneira nenhuma ensina que existe chance de salvação após a morte, a bíblia diz que após a morte segue-se o juízo (Hebreus 9.27). Após a morte a pessoa segue seu destino, salvação ou condenação. Existem pontos de interrogação na bíblia (Deuteronômio 29.29) A bíblia não tem resposta para tudo mas tudo o que é necessário para sermos salvos e andarmos na presença de Deus está completo e de forma literal.


No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;
1 Pedro 3:19,20
No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
1 Pedro 3:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog