quarta-feira, 19 de outubro de 2016

O que significa uma só carne? - estudo bíblico




Uma só carne significa tanto a relação íntima quanto ao matrimônio. (Gênesis 2.24) “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á a sua mulher, e serão ambos uma carne”.

Baseando nessa passagem, podemos ver que não é apenas a relação íntima, mas vai muito mais além. O casamento é a primeira e a mais importante instituição humana na terra. Antes do casamento eram duas pessoas, agora passa a ser apenas uma.
Uma só carne também significa que passarão a ter todas as responsabilidades conjugais.

Uma só carne que só pode ser separado pela morte de um dos cônjuges. (Romanos 7.1-3) Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.  De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido”.

Uma só carne também significa que o casal deverá estar ligado aos cuidados um pelo outro, tanto do lado emocional, espiritual, financeiro. etc...Seus corpos não pertencerão mais a si próprio, mas ao outro

 (1 Coríntios 7.3-5) “O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher”. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência”.

Uma só carne também se refere a relação sexual, tanto de pessoas casadas como entre pessoas não casadas sendo algo reprovado por Deus. A relação sexual com outra pessoa que não seja seu cônjuge, faz da pessoa uma só carne com ela, profana o seu corpo que é o templo do Espírito Santo, separando a pessoa de Deus e ficando sujeita ao juízo divino caso não se arrependa e deixe.

(1 Coríntios 6.15-16) Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo”.

Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
Romanos 7:1-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog