sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

O vinho da santa ceia era alcoólico ou o suco da uva? - estudo bíblico evangélico



A Bíblia não dá uma resposta exata acerca disso, não diz se era vinho fermentado que era servido na ceia do Senhor. (Mateus 26.27-29) "E tomando o cálice e dando graças, deu lhe dizendo: bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que desde agora, não beberei deste fruto da vide até aquele dia em que o beba de convosco no reino de meu Pai”. Jesus afirmou nessa passagem que deveria ser do fruto da videira o vinho que representa o sangue de Cristo que instituiu a Nova Aliança. O suco da uva é o único fruto da videira, depois que passa pelo processo de transformação, já não é mais considerado o fruto puro da videira. Então temos que analisar o uso do Vinho.

A ceia do Senhor ficou em substituição a páscoa, e na páscoa não poderia comer nada que fosse fermentado pois o fermento simbolizava o pecado, então não teria lógica Jesus usar algo que simbolizava o pecado para representar o seu sangue, da mesma forma o pão com fermento para simbolizar sua carne, ele estaria profanando seu sangue e seu corpo. Se o pão deve ser asmo (sem fermento) então porque o vinho pode ser fermentado? É tudo ou nada. Alguns que defendem o uso do vinho alcoólico na ceia cita (1 Coríntios 11.21) onde diz que “um tem fome e outro se embriaga”. "Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se”. Usam esse versículo para alegar que era servido a ceia do Senhor com vinho alcoólico, mas o contexto desse versículo está relacionado claramente com a refeição”.

Quando os crentes de Coríntio se reuniam para refeição de confraternização antes da Ceia do Senhor, alguns se reuniu em pequenos grupos e tomavam a refeição à parte, (V 18 e 19) os pobres que não podiam trazer refeições eram deixados com fome. Veja bem que no verso 21 não tem lógica estar relacionado com ficar bêbado porque diz que um tem fome e o outro embriaga-se, o vinho não tiraria a fome de ninguém. Na tradução católica Ave Maria diz assim: "porquanto, mal vos pondes à mesa, cada um se apressa a tomar sua própria refeição; e enquanto uns têm fome, outros se fartam." Veja que disse: se fartam ou invés de embriagam-se. Embriagar-se aqui se refere ao comer demais, poderia ser traduzido assim: um tem fome enquanto o outro come demais. Se fosse a embriaguez alcoólica, Paulo trataria com severidade pois em (1 Coríntios 6. 10) ele disse que os bêbados não herdarão o reino de Deus. Se eles ficassem bêbados no dia ceia do Senhor, Paulo consideraria como algo muito grave e poderia até impedir que eles tomassem a ceia.

No velho testamento existiram atitudes que não foram aprovadas por Deus, mas tolerados. Veja em (Provérbios 23.31)"Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente". Aqui está se referindo ao vinho fermentado e o escritor advertiu para nem mesmo olhar, ele manda fugir do vinho fermentado. Deus foi reeducando povo ao longo do tempo, Deus não aprovou certas, mas apenas tolerou.

No passado, antes do pleno conhecimento de Deus haver se manifestado aos seres humanos através de Jesus Cristo, Deus deixou impune a ignorância humana em certas práticas reprovadas por ele, como por exemplo a poligamia (casamento com mais de uma mulher) Mas agora com a plena revelação de Deus através da vinda de Cristo à terra não há mais tolerância a nenhuma prática reprovada por Deus na nova aliança. Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho".

Hoje Deus ordena que todos se arrependam de seus pecados e creiam em Jesus Cristo como o seu Salvador, caso contrário ficarão sujeitos a condenação eterna. As pessoas que se dedicavam à Deus em certas ações, não eram permitidas o uso do vinho alcoólico. Vamos ler (Levítico 10.8-11) "E falou o senhor a Arão, dizendo: vinho ou bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrares na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto Perpétuo será entre a vossa geração, para fazer diferença entre o santo e o profano entre o imundo e o limpo e para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o senhor lhe tem falado pelas mãos de Moisés".

Veja que Deus aqui chamou o vinho de profano. O vinho era proibido aos sacerdotes no desempenho de seus de seus deveres. Os nazireus não bebiam vinho e nem outras bebidas embriagantes (Números 6.1-4) se naquele tempo nas coisas dedicadas a Deus não era permitido o uso de vinho alcoólico, não acredito que hoje na Nova Aliança seria algo aprovado por Deus, coisas que nem no antigo testamento foi aprovado.

A ideia que Jesus transformou água em vinho alcoólico nas bodas de caná (João 2) não tem lógica nenhuma, primeiro que a bíblia não diz que era vinho fermentado, por isso ninguém pode afirmar que era alcoólico. Não teria cabimento Jesus transformar água em vinho para dar ao povo beber e depois sair mau falado, veja que estavam em uma festa, deveria ter pessoas incrédulas entre eles. Jesus seria cumplice dos erros deles caso alguém ficasse embriagado. 

(Romanos 14.21) "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. Este princípio nos afirma que o correto é não tomar Vinho, nem qualquer coisa que alguém se escandalize".
Paulo quis dizer que se o comer carne e o beber vinho escandaliza, então não coma e não beba. Ele quis dizer que tudo aquilo que divide a opinião, causa escândalo, pode levar alguém a se esfriar, o melhor é não fazer. Se isso divide as opiniões, o melhor é tomar o suco da uva na santa ceia que pelo menos não vai causar escândalo. Este princípio serve para todas as coisas, tudo aquilo que tivermos dúvidas se é pecado ou não, se é correto ou não, o melhor é não fazermos do que fazermos coisas erradas achando que está certo e corrermos o risco de pecarmos.

5 comentários:

  1. Meu irmão deus é deus e nunca deixará de ser pra mim elPostar um comentárioe. Transformou sim a agua em vinho e acredito se o mesmo vinho que Noé se embreagou . e acredito que qualquer um que negar istp é um falco profeta . jesus diz bebeis mas não se embriaguez

    ResponderExcluir
  2. Não existe e nunca existiu vinho não alcoólico.

    ResponderExcluir
  3. Procurem em escritos contemporâneos ao NT seculares mesmo e verão que o vinho(oinos em grego) poderia ser perfeitamente NÃO ALCOÓLICO Ass Pr Marcelo

    ResponderExcluir
  4. 1co 11 Paulo trata sim com severidade sim! Mas nisto que agora prescrevo, não posso elogiá-los, porque vocês se reúnem não para melhor, e sim para pior.
    1Coríntios 11:17

    ResponderExcluir
  5. PORQUE DEVEMOS USAR VINHO NA CEIA DO SENHOR NA IGREJA CRISTÃ E NÃO SUCO DE UVA?


    A Bíblia Sagrada condena a embriaguez (Dt. 21:20; Pv. 20:1; Ro. 13:13; 1 Cor. 6:10; Gal. 5:21; Ef. 5:18; 1 Pe. 4:3). Porem, ela diz que o vinho Não é ruim. De fato, as Escrituras dizem exatamente o contrario, ou seja, segundo a Bíblia Sagrada, o vinho é bom. Temos o uso do vinho de forma positiva e advertência contra a embriaguez. Por exemplo, a palavra usada para referir-se ao “vinho bom” no casamento em Canaã (do grego oinos), é a mesma palavra usada em Efésios 5:18, “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem…”. E, uma das palavras para “embriaguez” é oinopotes (Mateus 11.9), uma palavra relacionada ao mesmo Grego oinos. Neste versículo, os fariseus acusam a Jesus de ser “um comilão e beberrão”. Jesus, bebia vinho na companhia das pessoas, e Não pecava.
    O vinho, diz a Palavra de Deus, “alegra o coração do homem” (Salmos 104.15; Eclesiastes 10.9). Além do uso recreativo, o vinho também era usado por razões médicas (1 Timóteo 5.23). O vinho tinto tem mostrado suas virtudes em fortalecer o coração, segundo a medicina moderna. Não é de se estranhar que a Bíblia mostre o vinho como uma das benções de Deus dá aos justos (Pv 3.9-10). Nosso Senhor, Jesus Cristo, santificou o uso do vinho no casamento (João 2), Jesus bebeu vinho (Mateus 11.18-19).
    Quando Jesus instituiu a Ceia do Senhor, era a festividade da Páscoa. Vinho era a bebida usada na ceia da Páscoa, e Jesus bebeu o “fruto da videira” com os apóstolos (Lucas 22.18). O “fruto da videira” era como os judeus se referiam ao vinho nos tempos de Jesus.
    ““Fruto da videira” é o termo designado por Jesus na instituição da Ceia do Senhor… é a expressão empregada pelos judeus desde tempos imemoriáveis para o vinho tomado nas ocasiões sacras, como a Páscoa e na noite do Sábado (Mishnah Berakoth 6.1). Os gregos também usavam o mesmo termo como sinônimo do vinho que era capaz de produzir intoxicação (Herodotus i.211, 212).” – Davis Dictionary of the Bible Illustrated (Baker, 1973), ed. John D. Davis, p. 868.
    O vinho foi usado quase universalmente na Ceia do Senhor em toda a história da Igreja Cristã até 1870.


    COMO COMEÇOU A IDEIA NÃO BÍBLICA DE QUE SE DEVE USAR SUCO DE UVA NA CEIA E NÃO VINHO?
    Somente a partir de 1849 isso mudaria. Naquele ano, um pastor congregacionalista, de nome Moses Stuart, publicou um folheto defendendo a ideia de que “quando a Bíblia fala sobre vinho de forma negativa, se refere ao fermentado, e quando a Bíblia louva o vinho, significa… suco de uva.” Obviamente, ele interpretou de forma equivocada o oinos do casamento de Canaã em João 2 como suco de uva, e a mesma palavra oinos em Efésios 5.18 e Mateus 11.19 como “fermentado”.
    Entrementes, o Dr Thomas Welch, um dentista e oficial de uma Igreja Metodista Episcopal em Nova Jersey, estava preocupado sobre o uso do vinho da Comunhão. Sua preocupação devia-se ao crescente problema de embriaguez nos Estados Unidos. Dr. Welch se converteu em um ativista do movimento de Temperança na América, que advogava a total abstinência do álcool. Assim, em 1869, Dr Welch inventou o suco não-fermentado de uvas, e recomendou seu uso ao pastor da sua igreja para a Ceia do Senhor. Em 1916, os Metodistas tornaram o uso do suco de uva obrigatório, e muitas outras igrejas protestantes seguiram o exemplo, de modo que a prática se espalhou rapidamente entre as Igrejas evangélicas na América e, a partir dos USA, à todo o mundo.


    OS CRISTÃOS DEVE USAR VINHO NA CEIA DO SENHOR NA IGREJA CRISTÃ.
    Porém, vinho, e Não suco de uva, é a bebida ordenada por Jesus para a Santa Comunhão.como Jesus o Filho do Deus Vivo usou Vinho na Ceia do Senhor assim os Cristãos na Igreja Cristã deve usar Vinho Tinto e Não Suco de Uva.o que Jesus usou na Ceia do Senhor foi Pão e Vinho.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog