quarta-feira, 24 de maio de 2017

Caí em pecado,o Espírito Santo se afastou de mim?


Uma pessoa caiu em pecado e me perguntou se o Espírito Santo se afastou dela, sendo que ela está arrependida. Vamos avaliar essa questão. 

Quando uma pessoa cai no pecado, o Espírito Santo não se afasta de imediato pois é ele quem convence a pessoa do pecado (João 16.8). A prova que o Espírito Santo está agindo é o fato da pessoa ter se arrependido, no caso dessa pessoa o espírito santo não se retirou dela pelo fato dela estar arrependida. No (Salmo 51.11) Davi disse: não retires de mim o teu espírito santo.Isso indica que ainda estava com ele, o Salmo 51 foi uma oração que Davi fez confessando a Deus o seu pecado.

 Somente uma pessoa com um coração duro e que nega arrepender-se corre o risco do Espírito Santo se retirar dela, como foi no caso de Saul.Em  (1 Samuel 16.14) está escrito: Eu espírito do Senhor se retirou de Saul e o assombrava uma espírito mau da parte do Senhor.

Veja que o Espírito Santo se retirou de Saul depois que ele recusou arrepender-se de seu pecado, Saul tinha um coração duro e por isso foi rejeitado por Deus como rei, mas a oportunidade de salvação estava em aberto.

 Saul foi entregue a influência demoníaca depois que o Espírito Santo se retirou dele.Os demônios podem agir sobre a vontade permissiva de Deus como foi no caso de Saul e também no rapaz da igreja de Corinto que estava tendo caso com a sua madrasta (1 Coríntios 5.1-5) no verso 5 Paulo disse: seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor. 

Deus permite demônios agirem na vida da pessoa para que pelo sofrimento venha a se arrepender.

 No livro de Hebreus 3.7-8) está escrito: portanto como diz o Espírito Santo, se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como na provocação no Dia da Tentação no deserto.

O dia é hoje, se hoje ouvires a voz do Espírito Santo... 

Rejeitar a voz do Espírito Santo de forma continuar poderá levar ao apagamento do Espírito Santo de dentro da pessoa, ela ficará com a mente depravada a ponto de não reconhecer mais que está em pecado, quando o endurecimento atinge certa intensidade que só Deus sabe, o Espírito Santo não contenderá mais em levar esta pessoa ao arrependimento, o chamado pecado para morte (1 João 5 16). 

A salvação ficará por conta dela mesma,ela terá que reconhecer que está em pecado e se reconciliar com Deus,mas enquanto a consciência acusar,isso será a voz do Espírito Santo dentro da pessoa a convidando para o arrependimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog