sexta-feira, 19 de maio de 2017

Jesus guardou o sábado? - estudo bíblico evangélico

 



Podemos crer que ele guardou, mas não ao pé da letra. Jesus veio sobre a Lei e para cumpri-la, e o sábado fazia parte da lei, ele foi circuncidado conforme mandava a lei (Lucas 2. 21). Em (Mateus 12) tem aquela passagem bem conhecida onde os seus discípulos tiveram fome, colheram espigas e começaram a comer, então os fariseus os questionaram por ser um dia de sábado, mas no verso 7 Jesus disse para eles: se vocês soubessem o que significa misericórdia e não sacrifício, não condenar iam os inocentes. Podemos entender que o sábado guardado por Jesus foi movido por boas obras e Evangelização.

 Em (Lucas 4.16) diz que Jesus entrou na sinagoga em um dia de sábado como era de costume, no verso 31 diz que ele ensinava em um dia de sábado, e nos versos abaixo diz que ele expulsou o demônio de um homem e realizou milagres. Jesus realizava milagres no dia de sábado e era acusado pelos fariseus e os religiosos de violarem a lei.

 Jesus na realidade não observou a interpretação exagerada dos fariseus, Jesus declara que a observância do sábado não deveria transformar-se num ritual onde o mais necessário ficasse para trás, a prioridade deveria ser a vida humana,apenas o trabalho na obra de Deus e boas obras poderiam ser feitos, era um dia para buscar a Deus e ajudar os necessitados.O que Jesus negou foi o abuso dos líderes judaicos quanto ao sábado e não a guarda do sábado em si.

Os fariseus eram uma seita judaica onde seu principal interesse era a observância da lei de Moisés e não tinham amor aos demais que era o mais importante da lei.Jesus os advertiu acerca disso em (Mateus 23.23) que eles davam o dízimo mas desprezavam o mais importante da lei que era o amor e a misericórdia. Eram religiosos profissionais semelhantes a muitos dos dias de hoje,que na aparência são espirituais,mas na realidade são impostores que agem com segundas intenções.

 Mas veja que Jesus estava sob a lei, após a sua morte e ressurreição nunca vimos na bíblia alguém mandando guardar o sábado. o Cristão da nova aliança não é mais obrigado a observar o sábado judaico, o sábado era um sinal de Israel como povo de Deus (Êxodo 31.13-17)  Paulo ensinou que estamos livre dessas obrigações cerimoniais (Colossenses 2.16) Portanto,ninguém vos julgue pelo comer,ou pelo beber,ou por causa dos dias de festas,ou da lua nova ou dos sábados.

 Jesus guardou o sábado, mas não a pé da letra, mas aqueles que acham que devemos guardar o sábado nos dias de hoje deveriam ver que Jesus foi circuncidado, então porque que eles também não fazem o mesmo? na lei era tudo ou nada (Tiago 2.10) Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto,tornou-se culpado de todas.

A lei não era somente a guarda do sábado, a lei tinha mais de 300 mandamentos e ordenanças que nunca foram dados como meio de salvação, mas para mostrar ao homem que ele era pecador e precisava de um Salvador que era Jesus Cristo. A lei aponta para Cristo, Jesus veio cumprir a lei para nos resgatar a lei ( Gálatas 4.4) Jesus cumpriu a lei (Mateus 5.17).

 A observância ao sábado não é mais obrigatório, foi cancelado na morte de Cristo, o sábado foi parte do pacto entre Deus e Isaque somente ( Êxodo 31.13 -17) Quem não guardasse o sábado deveria morrer,isso não vemos no novo testamento.

Alguém pode dizer:mas o sábado faz parte dos dez mandamentos que está escrito no velho testamento.Mas o que está escrito no velho testamento para valer no novo tem que estar escrito ou ter respaldo bíblico.A lei era divida em lei civil,cerimonial e moral.

A lei civil tratava da vida jurídica de Israel.A lei cerimonial tratava da forma e do ritual de adoração ao Senhor por Israel,inclusive o sistema sacrificial.A lei moral tratava das regras dadas por Deus para um santo viver na sua presença.

Os dez mandamentos é um resumo da lei moral de Deus para Israel, e é válida para sempre pois diz que não pode roubar,adulterar,cobiçar.etc...Então a lei moral é válida para sempre.A única coisa que não precisamos obedecer dos dez mandamentos é justamente o sábado pois pertence a lei cerimonial que foi dada somente para Israel.

Se você notar você vai ver que a única coisa dos dez mandamentos que não é citado no novo testamento,é guarda do sábado,você vai achar textos no novo testamento contra o adultério,contra a cobiça,contra o furto.etc...mas não vai achar nenhuma passagem mandando você guardar o sábado,muito pelo contrário,Paulo disse que não devemos ser julgados pelo sábado (Colossenses 2.16).

 Os apóstolos em Atos 15 no concílio de Jerusalém,o povo ainda defendiam que certas práticas da lei fossem feitas pelos cristãos,então o apóstolo no verso 10 e 11 disse que não era para por um jugo sobre o povo que nem seus pais,seus antepassados que viveram sob a lei puderam suportar,mas eles foram salvos pela graça assim como nós também seremos.Ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei (Gálatas 3.11)

Autor:Edinilson Aparecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog