domingo, 18 de junho de 2017

Judas fazia milagres? - estudo bíblico evangélico

 





Podemos crer que sim, em (Mateus 10) tem a lista dos doze discípulos, entre eles Judas Iscariotes. Ali Jesus deu poder a eles para curar os doentes, expulsar demônios e realizar todo tipo, tipo de milagre. Antes de prosseguir é bom deixar claro, realizar milagres não significa que essa pessoa seja salva ou que tenha comunhão com Deus. O verdadeiro cristão é identificado pelos seus frutos e não pelos sinais, em (Mateus 7.20) diz que pelos seus frutos os conhecereis.

Devemos julgar a profecia e não o profeta. Para cumprimento dos seus propósitos, Deus pode usar um falso profeta ou um crente desconcertado, em (Números 24.2) diz que o Espírito de Deus se apoderou de Balaão e ele lançou uma profecia. Balaão já estava caído nessa ocasião. O Espírito de Deus veio sobre ele não confirmado ele como profeta, apenas para cumprir seu propósito.

Ter dons ou realizar milagres não significa que essa pessoa tenha comunhão com Deus ou seja salva. Vamos ler (Mateus 7.21-23) “Nem tudo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”.

Judas pode ter realizado milagres para cumprimento dos propósitos divinos. Não podemos confundir chamado para a obra com a salvação. A salvação é algo independente, uma pessoa poderá fazer a obra e não ser salva ou poderá fazer o obra e não receber nenhuma recompensa por não ter dado nenhum fruto, se não houver salvação de almas a obra é sem fruto, um retrato do cristianismo de hoje (1 Coríntios 7.5) “...se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia pelo fogo”. 

Em (Isaías 45) fala de Ciro, mesmo não sendo servo de Deus ele foi escolhido e usado por ele para realizar a tarefa de libertar o povo de Israel do cativeiro. Deus o chamou de ungido. Deus usou até um jumento para repreender Balaão. Alguns acreditam que Judas nunca foi salvo, alguns não acreditam que Judas era salvo quando seguia Jesus e perdeu depois sua comunhão com Deus, como foi no caso de alguns personagens bíblicos que tinham comunhão com Deus e perdeu depois como Saul por exemplo. Em (Atos 1.25) diz que Judas se desviou do seu ministério.

(João 17.12) “Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse”. Aqui diz que Judas foi o único que se perdeu, essas duas passagens deixa um questionamento em aberto se Judas nunca foi salvo ou se perdeu depois. Judas andou com Jesus, tinha fé, mas não era salvífica, cria em Deus, mas sem comunhão com ele, é o mesmo crer que os demônios, creem, mas estremecem (Tiago 2.19).

Crer em Deus e ter fé, mas sem obediência não leva a pessoa a salvação, como foi o caso de judas, Jesus sabia que Judas o trairia, vejamos algumas passagens acerca de Judas. (Mateus 26.24) “Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas aí daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido”.

(João 7.70) “Respondeu-lhe Jesus: “Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo”. (Salmo 41.9) “Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar”.

Judas andou com Jesus durante o seu ministério, teve tempo suficiente para se arrepender e pedir perdão, mesmo depois de trair a Jesus ele poderia ter pedido perdão e seria perdoado. Pedro também traiu Jesus, a diferença entre Pedro e Judas foi o arrependimento.



Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Mateus 7:21-23
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Mateus 7:21-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog