quinta-feira, 29 de junho de 2017

O que é batismo com fogo? - estudo bíblico evangélico

 

Em (Mateus 3.11) João Batista disse se referindo a Jesus:...Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.Em (Atos 2.3) diz que no dia de Pentecostes foram vistas línguas repartidas como de fogo.

Fogo na bíblia tem alguns significados,para os pecadores significa juízo e punição.Sodoma e Gomorra foram destruídas com fogo como punição pelos seus pecados.No final do reino milenar de Cristo alguns vão se rebelar contra Deus,mas descerá fogo do céu e consumirão aquelas pessoas (Apocalipse 20.9). No inferno existe um lago de fogo que nunca se apaga (Mateus 3.12) onde os ímpios serão queimados após o juízo final como forma de punição pelos seus pecados (Apocalipse 20.15).

Para os salvos um dos significados para o fogo na bíblia é purificação,um anjo tocou na boca do profeta Isaías com uma brasa viva e disse:A tua iniquidade foi tirada e purificado o teu pecado (Isaías 6.7). Isaías já tinha profetizado nos cinco primeiros capítulos,mas dessa vez ele teve uma visão e foi purificado de seus pecados.

Os salvos passarão pelo julgamento das obras a fins de recompensa (1 Coríntios 3.12-15) onde o trabalho que cada um fez para Deus será provado no fogo,a obra será purificada para ver o resultado e saber qual será a recompensa de cada um.

O fogo é apresentado na bíblia como elemento purificador na vida de quem recebe a Cristo,se arrepende de seus pecados e toma a decisão de abandona-los.

João Batista apresentou em (Mateus 3.11) o batismo nas águas para o arrependimento dos pecados, e com o Espírito Santo e com fogo que é um revestimento de poder para aqueles que tiverem uma conversão genuína.

O batismo com fogo posso dizer que está associado ao batismo no Espírito Santo,é um revestimento de poder que é dado a pessoa para pregar a palavra e obedecer o evangelho.A pessoa só obedece a palavra de Deus se estiver cheia do Espírito Santo,a pessoa só consegue compreender o evangelho se tiver sido transformada pelo Espírito Santo.A pessoa só sabe discernir o que é pecado e o que não é se tiver sido regenerada e transformada pelo Espírito Santo pois é ele quem convence a pessoa do pecado (João 16.8).

O cristão que afirma ter o Espírito Santo mas vive fazendo as coisas deste mundo não tem o Espírito Santo,a pessoa que tem é conhecida pelos seus frutos.Em (Romanos 12.2) está escrito:...não vos conformeis com este mundo...Quem sente prazer nas coisas deste mundo como filmes,novelas,roupas sensuais,programas imorais da TV e da internet é um cristão que não tem o Espírito Santo.

Alguns pensam que a pessoa cheia do Espírito é aquela que cai,se retorce,geme e entra em transe,mas estão enganados,a pessoa cheia do Espírito Santo é aquela que obedece o evangelho,sente prazer nas coisas de Deus,abomina o pecado e sente prazer em evangelizar os perdidos.

Autor:Edinilson Aparecido   

Pesquisar este blog