quinta-feira, 29 de junho de 2017

O que é batismo com fogo? - estudo bíblico evangélico

  

Em (Mateus 3.11) João Batista disse se referindo a Jesus: “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. Em (Atos 2.3) diz que no dia de Pentecostes foram vistas línguas repartidas como de fogo.

Fogo na bíblia tem alguns significados, para os pecadores significa juízo e punição. Sodoma e Gomorra foram destruídas com fogo como punição pelos seus pecados. No final do reino milenar de Cristo alguns vão se rebelar contra Deus, mas descerá fogo do céu e consumirão aquelas pessoas (Apocalipse 20.9). No inferno existe um lago de fogo que nunca se apaga (Mateus 3.12) onde os ímpios serão queimados após o juízo final como forma de punição pelos seus pecados (Apocalipse 20.15).

Para os salvos um dos significados para o fogo na bíblia é purificação, um anjo tocou na boca do profeta Isaías com uma brasa viva e disse: A tua iniquidade foi tirada e purificado o teu pecado (Isaías 6.7). Isaías já tinha profetizado nos cinco primeiros capítulos, mas dessa vez ele teve uma visão e foi purificado de seus pecados.

Os salvos passarão pelo julgamento das obras a fins de recompensa (1 Coríntios 3.12-15) onde o trabalho que cada um fez para Deus será provado no fogo, a obra será purificada para ver o resultado e saber qual será a recompensa de cada um. O fogo é apresentado na bíblia como elemento purificador na vida de quem recebe a Cristo, se arrepende de seus pecados e toma a decisão de abandona-los. João Batista apresentou em (Mateus 3.11) o batismo nas águas para o arrependimento dos pecados, e com o Espírito Santo e com fogo que é um revestimento de poder para aqueles que tiverem uma conversão genuína.

O batismo com fogo posso dizer que está associado ao batismo no Espírito Santo, é um revestimento de poder que é dado a pessoa para pregar a palavra e obedecer ao evangelho. A pessoa só obedece a palavra de Deus se estiver cheia do Espírito Santo, a pessoa só consegue compreender o evangelho se tiver sido transformada pelo Espírito Santo. A pessoa só sabe discernir o que é pecado e o que não é se tiver sido regenerada e transformada pelo Espírito Santo pois é ele quem convence a pessoa do pecado (João 16.8).

O cristão que afirma ter o Espírito Santo mas vive fazendo as coisas deste mundo não tem o Espírito Santo, a pessoa que tem é conhecida pelos seus frutos. Em (Romanos 12.2) está escrito: “...não vos conformeis com este mundo...” Quem sente prazer nas coisas deste mundo como filmes, novelas, roupas sensuais, programas imorais da TV e da internet é um cristão que não tem o Espírito Santo.

Alguns pensam que a pessoa cheia do Espírito é aquela que cai, se retorce, geme e entra em transe, mas estão enganados, a pessoa cheia do Espírito Santo é aquela que obedece o evangelho, sente prazer nas coisas de Deus, abomina o pecado e sente prazer em evangelizar os perdidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog