sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O que é igreja?


Muitas pessoas estão se afastando de igrejas ou denominações religiosas por enxergarem erros, muitos me escrevem dizendo que perderam a vontade, alguns por ser igrejas que só falam em milagres, outras vendem milagres através de dízimos e votos e assim vai.

  Também existem alguns grupos religiosos que são contra as denominações religiosas que chamamos de igrejas e usam a internet para denegrir a imagem das denominações dizendo que não existe cargo ministerial e liderança eclesiástica como pastor, presbíteros .etc... e pegam passagens bíblicas fora do contexto para provar algo que não existe, também são contra templos religiosos e se reúnem em casas chamadas de assembleia onde congregam em nome do Senhor. Tudo erro de interpretação misturado com manipulação, eles pegam as passagens bíblicas que convém, mas deixam outras para trás, tem alguns na internet que fazem isso. Mas o que é igreja? no grego é “ekklesia”, refere-se a reunião de um povo. O conjunto do povo de Deus reunidos com o propósito de adorar a Deus.

Aqueles que são contra as denominações dizem que templo não é igreja ou vice-versa, mas pode ser chamado de igreja como identificação de uma igreja local, posso provar na bíblia (1 Coríntios 11.18) Paulo disse: “Porque, antes de tudo, ouço que, quando vos ajuntais na igreja...” Vejam bem, um povo reunido na igreja. No verso 22 Paulo disse: “Não tendes porventura casa para comer e para beber?”. Vejam que Paulo fez distinção entre igreja e casa. Aqui ele se referiu igreja como o lugar de o povo se reunir para adorar a Deus.

Em (Romanos 16.5) Paulo disse: “saudai também a igreja que está em sua casa...” a igreja de Cristo reunidos em casa, o local não importa. No Apocalipse Jesus escreveu as sete igrejas da Ásia, sempre está escrito: ao anjo que está na igreja de Éfeso, Esmirna. Etc...A bíblia nos prova que existiram igreja para congregar e com cargos ministeriais.

A igreja são os cristãos reunidos em casas ou templos, os que são contra templos citam (Atos 17.24) onde Paulo disse que “Deus não habita em templos feitos por mãos de homens”, mas leem apenas esse versículo ao invés de  lerem todo o contexto para saber do que se trata.

Se Deus não habita em templos também não habitas nas casas chamadas de assembleia para congregar em nome do Senhor, não é o local ou o nome chamado que vai determinar se Deus habita lá ou não, mas a intenção das pessoas. Jesus disse que onde estiverem dois ou três em meu nome ali estarei, o lugar e a quantidade de pessoas não importam, mas a intenção de adora-lo.

Jesus não está mais na terra e Deus nunca habitou aqui, mas foi deixado o Espírito Santo, o contexto de (Atos 17.24) está relacionado a idolatria. Cuidado com esses ensinadores da internet tentando levar as pessoas a ensinos errados distorcendo a bíblia. (1 Coríntios 12.28) “A uns Deus pôs na igreja, apóstolos, doutores, profetas. etc...” Deus institui a igreja e pôs ordem. Igrejas tem problemas, isso vemos de sobra, mas sabemos que o joio está no meu do trigo e só vai ser tirado na volta de Cristo.

Um destes me disse que não existe cargo ministerial, como pastor, pedi para ele ler (Efésios 4.11) “Ele mesmo deu uns para evangelistas, outros para pastores e doutores”. Em (Hebreus 13.17) “Obedeci aos vossos pastores...” Não apenas existe pastores, presbíteros, diáconos. etc... mas existe escala e hierarquia ministerial. Lugar nenhum diz que era só para o tempo dos apóstolos. Tomem cuidado para não ser engano por manipuladores e depois vem o esfriamento e as vezes a queda. Nós somos a igrejas e devemos reunir seja em templos, casas, ou seja, lá onde for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog