quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Paulo guardava o sábado? - A bíblia responde


Os sabatistas usam o livro de Atos para alegar que Paulo guardava o sábado. Lugar nenhum do livro de Atos cita Paulo mandado guardar o sábado, muito pelo contrário, ele disse para não guardar (Colossensses 2.16) Ninguém vos julgue pelo comer, pelo beber, ou por causa dos dias de festas,ou da lua nova, ou dos sábado.

Veja que cita as celebrações do velho testamento, os dias sagrados de observância obrigatória no calendário Judaico. O apóstolo Paulo ensina que estamos livres destas obrigações cerimonias, veja que não somente o sábado mas todas celebrações Judaicas foram citadas em um só verso.

Paulo ia todos os dias no templo e não somente aos sábados (Atos 17.17) de sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos,e todos os dias na praça...Paulo disputava todos os dias com os judeus. No verso 2 diz que Paulo por três sábados disputou com eles sobre as escrituras.

Paulo disputava com os judeus.Aqui não diz que Paulo guardava o sábado,tanto este texto como outros relata apenas o que aconteceu naquele dia e não que Paulo ia lá porque guardava o sábado. Paulo estava aproveitando a oportunidade pois os judeus guardavam o sábado e por isso tinha um número maior de pessoas .

Veja agora (Atos 18.4) E todos os sábados disputava na sinagoga com e convencia a Judeus e gregos. Veja que disse na sinagoga, templo dos judeus. Paulo apenas estava aproveitando a oportunidade para para convence-los acerca do evangelho, é a mesma coisa de alguém ir em templo sabatista num dia de sábado e alguém julgar que você está guardando o sábado.

(Colossensses 2.16) Ninguém vos julgue pelo comer, pelo beber, ou por causa dos dias de festas,ou da lua nova, ou dos sábado. A lei não consiste apenas na guarda do sábado,mas tinha inúmeros mandamentos e ordenanças que nunca foram dados como meio de salvação, mas para mostrar ao homem que era pecador e precisava de um salvador que era Jesus Cristo. (Tiago 2.10) Qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto,tornou-se culpado de todos.

Os sabatistas dizem que Jesus guardou o sábado, mas ele foi circuncidado ao oitavado dia, então eles também deveriam se circuncidar. Quem não guardasse deveria morrer, eu nunca vi alguém condenado a morte por não guardar o sábado.

Ninguém será salvo pela guarda do sábado, isso não é meio de salvação e nem faz parte da salvação de ninguém, são obras mortas cravada na cruz sem nenhum valor hoje. Ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei (Gálatas 2.16) Os verdadeiros adoradores adoram a Deus em espírito e em verdade e não em obras desnecessárias que não levam a nada.

Uma certa pessoa citou (Atos 25.8) para dizer que Paulo guardava o sábado, lá diz assim:Eu não pequei em coisa alguma contra alei dos Judeus, nem contra o templo e nem contra Cézar. Paulo se referiu a lei moral. A lei era dividida em lei civil, cerimonial que incluía o sábado e a lei moral que vale para sempre, não matarás, não furtarás, não adulteraras.etc.. Veja que a lei moral do VT é citada no NT e o sábado nunca foi citado como algo que deveria ser guardado.

Agora se a tua fé é fundamentada nos ensinos de Ellen White do adventismo, o que eu ensinei pouco vai adiantar pra você. Esta denominação religiosa está cheia de erros a começar pela sua líder, a doutrina deles é baseada nas profecias,visões e revelações de Ellen White. (1 Timóteo 2.12) Não permito, que a mulher ensine..mas que aprenda em silencio, porque primeiro foi formado Adão e depois Eva.

A mulher pode evangelizar, ensinar leigos como fez Pricila que ensinou Apolo, mas não de forma terminante como autoridade eclesiástica,e muito menos lançar profecias que nunca se cumpriram.

Ellem White tinha o péssimo hábito de lançar profecias, em uma delas ela disse que Jesus não completou o plano da redenção (Hebreus 1.3) diz que Jesus depois que fez a purificação de nosso pecados se assentou a destra de Deus No capítulo 9.12 diz que Jesus entrou no santuário apenas uma vez e efetuou a eterna redenção.

Pesquise no Google que você vai achar uma lista enorme de profecias dela que nunca se cumpriu. Nossa fé não deve ser baseado em profecias mas somente na palavra de Deus, não existe profecias com nova interpretações bíblicas como as de Ellen White, hussel das testemunhas de Jeová e outros.

Autor:Edinilson Aparecido 

53 comentários:

  1. Muitos líderes religiosos querem garantir que Paulo não guardava o sábado. Confirme pela Bíblia se isto é verdade e Depois decida pela verdade. Atos 13:14 “E eles… entrando na Sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se”. Paulo e Barnabé foram à Sinagoga no sábado, e o apóstolo foi convidado a pregar. Mas Paulo só pregava na Sinagoga, por isso pregava aos sábados? Continue a leitura! Atos 13:16: “E… Paulo… disse: varões israelitas, e os que temeis a Deus…”. Esta expressão esclarece que estavam congregados ali: judeus e gentios. A Bíblia confirma, veja: Atos 13:42 “E, saídos os judeus da Sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.” Paulo atendeu a solicitação dos gentios, que estavam ansiosos pela verdade. Ouça: Atos 13:44 “… no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a Palavra de Deus.” A maior parte da cidade diante de Paulo. Que oportunidade magna! Por que Paulo não disse: irmãos, vocês agora guardarão o domingo no lugar do sábado, em virtude da ressurreição de Jesus! Paulo não pensava assim. Por isso não disse! E na leitura de amanhã essa exposição de Paulo guardando o sábado religiosamente continua em Atos catorze verso um, vinte e um, vinte e três, e o relato de Atos não pára, mostrando Paulo mostra Paulo guardando mais de cem sábados. Paulo nunca deixou de anucniar o evangelho de Deus. E você, também vai defender o sábado do Senhor? Um abraço, Valdeci Jr.

    ESTUDEM O AOPOCALIPSE
    E o dragão[ satanás ] irou-se contra a mulher[ igreja verdadeira] , e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus[ os 10 mandamentos e não 9 ], e mantêm o testemunho de Jesus. [12:18] E o dragão parou sobre a areia do mar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse na verdade é o versículo 17

      Apocalipse[12:18]
      O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.

      [João13:34]
      Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. No caso, os Mandamentos de Deus são representados pelo novo mandamento de Jesus, então os mandamentos foram mudados e agora a lei que prosperidade é a lei de Jesus.

      Excluir
    2. Este mandamento e o mesmo de lev 11:18 e Deut 6:5 como diz primeira João 2:7 só foi dado em Jesus mas e antigo.

      Excluir
    3. Alguns afirmam que Jesus trou e um novo mandamento (amar a Deus em primeiro lugar e ao próximo como a si mesmo) no lugar do antigo. Mas Jesus mesmo afirmou que Ele não veio para mudar a lei, mas para cumpri-la. Além disso, eu entendo o novo mandamento como novos ensinamentos, mas não como aquele que anula o antigo. Por exemplo, a igreja católica até hoje ensina os dez mandamentos do antigo testamento, com algumas mudanças, mas ensina. Se não fosse para seguir ela poderia apenas ensinar o novo mandamento de Jesus. Pois o novo não contraria o velho, mas complementa. Ele em nada se refere ao sábado, mas sobre o amor ao próximo. Está escrito que até que o céu e a terra passem e todas as coisas se cumpram nada será mudado na lei. Além disso, os apóstolos não mencionaram nada sobre guardar o domingo em virtude da ressurreição de Jesus. Mas concordo que não é o sábado que salva, mas sim Jesus Cristo. Porém, não podemos afirmar que aqueles que guardam o sábado estão errados. Pois não há nenhum lugar na bíblia que afirme que não se dev mais guardar ou que com a ressuirreição de Jesus o domingo passou a ser o dia do Senhor

      Excluir
  2. Você meu irmão, perdeu toda a credibilidade quando disse que o mandamento que fala do sábado se trata da Lei cerimonial. Não faça isso para justificar o fato de você não guardar o sábado. O sábado está na Lei moral, é o quarto mandamento da Lei moral. Por favor peça perdão àquelas pessoas sinceras que você enganou ou jamais verá a alva. Isaías 8:20. Isso é muito sério meu irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem irmão, ainda bem que alguém veio explicitar esse tamanho descaso que o autor fez na confusão das leis. Espero que tenha sido por ignorância, e não na intenção de distorcer a palavra de Deus e enganar o povo.

      Excluir
  3. Bom dia..
    Graça e Paz!
    Deus instituiu a semana da Criação com 7 dias literais, nos 6 primeiros dias realizou toda a obra e no 7 dia descansou.
    Mas Deus se cansa?
    Deus instituiu a guarda do sábado para o homem.
    ELE, abençoou e santificou esse dia, então irmão guardar o sábado é um ato de adoração Aquele que tudo criou, o inimigo tem tentado instituir um falso sábado,( a guarda do domingo), lembre-se satanás quer ser adorado.
    Não esqueça que a arma do inimigo é o engano.
    Então, de coração limpo, pergunte a Deus qual a vontade dele para sua vida, pois vc pode está ensinando aos outros doutrinas de homens.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde a todos só uma pergunta quantos quilômetros eram permitidos andarem ou caminharem durante o sabado

      Excluir
    2. Realmente a Bíblia não diz diretamente ou indiretamente que apóstolo Paulo guarda o sábado.Os adventista inventa muitas ideologias doutrinárias e concepção.Temos que doutrina os nossos irmãos, para que não caiam na silada dessa seita.E eles tem ganhado muitas pessoas de outras denominação.

      Excluir
    3. Também chamavam os seguidores de Cristo de seita, Paulo assim foi acusado quando interrogado pelas autoridades.

      Excluir
    4. Na leitura acima disse que o que restou foi a lei moral que é não matar, não adulterar, etc. Mas se essa é a lei moral, então a observância do sábado ainda é permitida porque o sábado faz parte da Lei moral. Mas com certeza o sacrifício de Cristo e Sua Graça é mais eficaz que nossas tentativas de guardar o sábado, concluímos que o que não conseguimos fazer, entra a graça de Cristo porque contra o pecado voluntário não há validade o sangue de Cristo derramado na Cruz do calvário. Portanto nós com nossas debilidades tentamos separar um dia de descanso e se pecarmos, Deus é fiel para nos salvar.

      Excluir
  4. Segundo a bíblia, por Paulo a lei do velho testamento estava enferma, tornou-se velha, necessário era uma nova lei, o novo testamento, pelas obras da lei antiga ninguém será salvo, pois a salvação não vem de obras e hoje nenhuma condenação há para os que estão em Cristo e não vivem segundo a carne(obras da lei) mas segundo a lei do espírito(NT - Jesus nosso descanso, nosso sábado). Jesus veio vomo mediador de um novo concerto, o novo testamento, baseado em melhores promessas, pq pegar o velho em lugar do novo, se o novo tem melhores promessas? E a circuncisão que o adventista não faz ao 8 dia? Já pecou... e o sacrifício do velho testamento que está na lei? Não faz, já pecou, se não fizer um dos mais de 500 já pecou. Prefiro e escolho a lei do novo testamento, os dois mandamentos de Jesus, que substituem os demais mais de 500 do velho testamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E entrou na sinagoga num dia de sábado conforme Seu costume Lucas 4 :16 Jesus honrou , respeitou e guardou o sábado conforme o Seu costume. O carpinteiro trabalhava 6 dias na carpintaria, sábado era Seu costume estar ensinando na Igreja do Deus vivo. Maria guardou o sábado? Vejamos: É as mulheres que vieram com ela da Galilei prepararam bálsamo e é aromas e descansaram no sábado conforme o mandamento Lucas 23 56. Paulo disse: Sedes meus imitadores como sou imitador de Cristo. Devemos imitar a Paulo, de igual modo como ele guardou o sábado , devemos guardar também sendo seu imitador. Atos 18 :4 sabado nao foi feito para judeu? Nao, certamente nao ! Jesus disse: o sabado foi feito por causa xo homem.

      Excluir
    2. Se vc ficar um dia da semana sem trabalhar por algum motivo, o que vai fazer? Me respondam uma coisa: A ordenança do quarto mandamento é sétimo dia semanal (calendário) ou sétimo dia de trabalho? Porque o princípio está no mesmo mandamento "seis dias trabalharás". Se tem haver com o calendário os adventistas terão muito que explicar. Qual o significado da palavra sábado? É dia semanal mesmo? Parem com essa discussão com calendário ou dia de calendário que a questão não é calendário. Está muito bem explicado pelo próprio Deus quando estabeleceu o mandamento " seis dias trabalharás, o sétimo é descanso". Nem Jesus, nem os apóstolos pregaram sobre sábado ou sábados. Porque? Será que perdeu a importância com a chegada de Jesus? Ah uma coisa eu sei: eles pregaram a morte e a ressurreição de Jesus e o arrependimento para vida. Jesus disse que o sábado é o caminho, a verdade e a vida e que ninguém virá a ele se não pela guarda do sábado? Romanos 3:28 "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independente das obras da lei. E aí, Paulo ensinou errado?

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O sábado no VT é como espelho pra mostrar a Jesus no NT, já mostrou, então já teve seu cumprimento, Jesus é o nosso sábado, não é um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo você não sabe que no tempo de jesus,não existia o domingo que todos guardavam o santo sábado!!o sábado foi instituído na criação do mundo antes da nação judaica

      Excluir
    2. Mas Jesus mesmo afirmou que Ele não veio para mudar a lei, mas para cumpri-la. Além disso, eu entendo como novo mandamento como novos ensinamentos, ou seja, "o mandamento que Jesus trouxe", mas não como aquele que anula o antigo. Até porque o novo não contraria o velho, mas complementa. Ele em nada se refere ao sábado, mas sobre o amor ao próximo. Está escrito que até que o céu e a terra passem e todas as coisas se cumpram nada será mudado na lei. Além disso, os apóstolos não mencionaram nada sobre guardar o domingo em virtude da ressurreição de Jesus. Mas concordo que não é o sábado que salva, mas sim Jesus Cristo. Porém, não podemos afirmar que aqueles que guardam o sábado estão errados. Pois não há nenhum lugar na bíblia que afirme que não se dev mais guardar ou que com a ressuirreição de Jesus o domingo passou a ser o dia do Senhor

      Excluir
  7. O Sábado (Shabat) descanso não pode ser um jugo para base da nossa salvação (MT 11:28).9jugibde Jesus é suave ,e seu fardo é leve.Leia Tito 3:9.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado meu irmão, se assim fosse, não estaria nos 10 mandamentos

      Excluir
    2. Verdade irmão tem pessoas se apegando o sábado para ser salvo e o sábado não salvara ninguém.

      Excluir
    3. Não vejo julgo em descansar no sabado metitar na palavra de Deus ou fazer algum tipo de serviço pelo evangelho. TODOS OS APÓSTOLOS GUARDAVAM MESMO APOS CRUZ .MT5:17,18 ELE não veio anular a lei ELE veio comprir
      Mas nao do jeito q os fariseus faziam colocando farto normas absurdas (exmplo aponto q se uma pessoa cuspir se no chão estaria arando a terra )doidera ne mas os fariseus colocvam farto sobre esse mandamentos)) mas se vc acha q foi abolido os mandamentos então pode roubar cobiçar e etc também pois fazem parte do mandamentos de Deus como vc falou antigo testamento.

      Excluir
    4. Se vc ficar um dia da semana sem trabalhar por algum motivo, o que vai fazer? Me respondam uma coisa: A ordenança do quarto mandamento é sétimo dia semanal (calendário) ou sétimo dia de trabalho? Porque o princípio está no mesmo mandamento "seis dias trabalharás". Se tem haver com o calendário os adventistas terão muito que explicar. Qual o significado da palavra sábado? É dia semanal mesmo? Parem com essa discussão com calendário ou dia de calendário que a questão não é calendário. Está muito bem explicado pelo próprio Deus quando estabeleceu o mandamento " seis dias trabalharás, o sétimo é descanso". Nem Jesus, nem os apóstolos pregaram sobre sábado ou sábados. Porque? Será que perdeu a importância com a chegada de Jesus? Ah uma coisa eu sei: eles pregaram a morte e a ressurreição de Jesus e o arrependimento para vida. Jesus disse que o sábado é o caminho, a verdade e a vida e que ninguém virá a ele se não pela guarda do sábado? Romanos 3:28 "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independente das obras da lei. E aí, Paulo ensinou errado?

      Excluir
  8. O jugo de Jesus(lei) é suave (MT 11:28).E Deus não é Deus de confusão (Tt 3:9).

    ResponderExcluir
  9. Devemos guardar todos os nossos dias a Yaweh. Se assim fizéssemos, seríamos filhos melhores. A paz de Yahoshua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia com as bençaos de Deus para todos os nossos amados irmaos em Cristo Jesus (de todas as religioes). os dez mandamntos foi escrito por Deus ou por Moises? EXODO 31:18 EXODO 20:8 EZEQUIEL 20:12 EZEQUIEL 20:20 ISAIAS 58:13 E 14 JOAO 5:45 AO 47 MATEUS 5:15A19 QUERIDOS IRMAOS EM CRISTO JESUS A BILBLIA COMEÇA EM GENESIS E TERMINA EM APOCALISE. NAO SEREMOS SALVOS SO POR GUARDAR O SABADO? MAS SIM PELA GRAÇA SALVADORA DE CRISTO JESUS. MAS QUANDO TEMOS A GRAÇA SALVADORA E A FE EM CRISTO JESUS, ENTAO GUARDAMOS A SUA LEI, QUE NAO SE TRATA SO DO SABADO, MAIS OS OUTROS NOVES MANDAMENTOS.LEIAM POR FAVOR APOCALIPSE 22:18 E 19 GENESIS 2:2 E 3 DEUS ABENÇOU E SATIFICOU O SETIMO DIA. ISO E LEI MORAL E NAO CERIMONIAL. A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO A TODAS AS FAMILIA DO PLANETA TERRA (JOAO BATISTA)

      Excluir
    2. Não sou adventista mas concordo com você

      Excluir
  10. Sandices... Quem viola o sábado, pode matar, roubar, adulterar e etc. O assunto é a Lei que o próprio Criador escreveu. Quem guarda o domingo segue a igreja católica, não podem tais crentes criticar nada desta denominavaoy, uma vez que fazem o que ela instituiu. Ela que mudou o dia de adoração p sábado alegando que Jesus ressuscitou nele e quem autorizou tal mudança? Nada justifica. A suma é Temei a Deus e guarda os seus mandamentos. É o conselho do apóstolo.

    ResponderExcluir
  11. Sandices... Quem viola o sábado, pode matar, roubar, adulterar e etc. O assunto é a Lei que o próprio Criador escreveu. Quem guarda o domingo segue a igreja católica, não podem tais crentes criticar nada desta denominavaoy, uma vez que fazem o que ela instituiu. Ela que mudou o dia de adoração p o domingo alegando que Jesus ressuscitou nele e quem autorizou tal mudança? Nada justifica. A suma é Temei a Deus e guarda os seus mandamentos. É o conselho do apóstolo.

    Responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO POSSO ENTENDER ESSES CRENTES QUE AO INVEZ DE FICAREM DISCUTINDO GUARDA DE SABADO OU DOMINGO NAO SE UNEM PARA LEVAR PERDIDOS A JESUS CRISTO E ASSIM ABREVIAREM SUA VOLTA GLORIOSA PARA OS LEVAR AO CEU..ESSA ATITUDE NUNCA DARA EM NADA DEUS NAO CRIOU SEUS FILHOS PARA VIVER EM DISCORDIA E DISCULÇOES BOBA

      Excluir
  12. Não somos salvo pelas obras você falou mas se formos para apocalipse capítulo 20 versículo 12 abriram se livros e fomos julgados segundo nossas obras você precisa entender oque e lei cerimonial esta foi abolida na cruz e o que é lei moral que os 10 mandamentos a lei de Deus esta jamais foi abolida quanto a colossense capítulo 2 versículo 16 Paulo não está falando para não quardar o sábado ele está falando para não julgarmos quem não quarda

    ResponderExcluir

  13. Em Colossenses 2:16-17, o Apóstolo Paulo declarou: “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo”. Da mesma forma, Romanos 14:5 diz: “Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente”. Essas passagens deixam bem claro que, para o Cristão, guardar o Sábado é uma questão de liberdade espiritual, não um comando de Deus. Guardar o Sábado é um assunto sobre o qual a Palavra de Deus nos diz para não julgarmos uns aos outros. Guardar o Sábado é uma questão que cada Cristão deve estar convencido em sua própria mente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E porque todas as igrejas tem o domingo como dia santo???respondo estão obedecendo ao que o papado ensinou a respeito do domingo,que significa dia do sol

      Excluir
  14. Parei de ler quando disse que a lei moral vale pra sempre, e que o sábado do 7° dia é cerimônial.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia. Só gostaria de deixar uma passagem bíblica.
    1João capítulo 2:3a5.
    Quem é considerado mentiroso? Quem guarda os mandamentos ou quem não guarda?
    Quem é que conhece a Deus? Quem guarda ou quem não guarda.
    Amigo, não sou eu que estou dizendo mas sim a bíblia. A bíblia está dizendo que você que não guarda os mandamentos de Deus, é mentiroso.

    ResponderExcluir
  16. *** O sábado foi criado antes de existirem diferentes nações. Deus não precisava, mas descansou nesse dia dando-nos o exemplo. Não há um só versículo na palavra de Deus dizendo ser o primeiro dia da semana, o domingo, o dia de descanso. Deus primeiro criou, depois descansou.

    Gênesis Cap. 2 | NVI
    2 No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.

    O 4° mandamento
    Êxodo Cap. 20 | NVI
    8 “Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.
    11 Pois em seis dias o SENHOR fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o SENHOR abençoou o sétimo dia e o santificou.

    *** Jesus ia a sinagoga aos Sábados

    Lucas Cap. 4 | NVI
    16 Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler.

    Marcos Cap. 6 | NVI
    1 Jesus saiu dali e foi para a sua cidade, acompanhado dos seus discípulos.
    2 Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos dos que o ouviam ficavam admirados. “De onde lhe vêm estas coisas?”, perguntavam eles. “Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E estes milagres que ele faz?

    *** Jesus nos diz o que podemos fazer no sábado

    Lucas Cap. 6 | NVI
    9 Jesus lhes disse: “Eu pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou destruí-la?”
    10 Então, olhou para todos os que estavam à sua volta e disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada.

    Mateus Cap. 12 | NVI
    11 Ele lhes respondeu: “Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá?
    12 Quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no sábado”.

    *** Jesus afirma que destes dois mandamentos que Ele cita depende toda a lei (os Dez Mandamentos). Observamos que os quatro primeiros são o amor a Deus e os outros seis são o amor ao próximo.

    Mateus Cap. 22 | ARA
    36 Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?
    37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
    38 Este é o grande e primeiro mandamento.
    39 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
    40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

    *** Jesus deixa claro que mesmo após à sua morte e ressurreição os mandamentos deveriam continuar sendo obedecidos, pois disse, enquanto existirem céus e terra nada mudará na lei de Deus.

    Mateus Cap. 5 | NVI
    17 “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
    18 Digo a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.
    19 Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.

    ResponderExcluir
  17. *** Jesus guardou o sábado até na sepultura, e seus seguidores guardavam também.

    Lucas Cap. 23 | NVI
    50 Havia um homem chamado José, membro do Conselho, homem bom e justo,
    51 que não tinha consentido na decisão e no procedimento dos outros. Ele era da cidade de Arimateia, na Judeia, e esperava o Reino de Deus.
    52 Dirigindo-se a Pilatos, pediu o corpo de Jesus.
    53 Então, desceu-o, envolveu-o num lençol de linho e o colocou num sepulcro cavado na rocha, no qual ninguém ainda fora colocado.
    54 Era o Dia da Preparação, e estava para começar o sábado.
    55 As mulheres que haviam acompanhado Jesus desde a Galileia, seguiram José e viram o sepulcro e como o corpo de Jesus fora colocado nele.
    56 Em seguida, foram para casa e prepararam perfumes e especiarias aromáticas. E descansaram no sábado, em obediência ao mandamento.

    ResponderExcluir
  18. *** Jesus disse que Ele é o Senhor do sábado, isso é, Ele o criou, é o seu dono, pois Ele é o verbo que também estava na criação.

    Marcos Cap. 2 | NVI
    27 E então lhes disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
    28 Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado”.

    João Cap. 1 | ARA
    1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
    2 Ele estava no princípio com Deus.
    João Cap. 1 | ARA
    1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
    2 Ele estava no princípio com Deus.
    14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

    *** aqui Paulo afirma que Deus é Deus de todos e que a Lei (os Dez Mandamentos) é confirmada pela fé, pois não foi anulada.

    Romanos Cap. 3 | NVI
    29 Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também,
    30 visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos.
    31 Anulamos então a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a Lei.

    *** Paulo guardava os sábados, e neste dia, conforme seu costume, pregava as boas novas

    Atos Cap. 17 | ARA
    1 Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.
    2 Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras,

    ResponderExcluir
  19. *** O sábado é para todos, israelitas ou estrangeiros

    Isaías Cap. 56 | NVI
    6 E os estrangeiros que se unirem ao SENHOR para servi-lo, para amarem o nome do SENHOR e prestar-lhe culto, todos os que guardarem o sábado deixando de profaná-lo, e que se apegarem à minha aliança,
    7 esses eu trarei ao meu santo monte e lhes darei alegria em minha casa de oração. Seus holocaustos e demais sacrifícios serão aceitos em meu altar; pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”.

    Isaías Cap. 58 | NVI
    13 “Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do SENHOR, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades,
    14 então você terá no SENHOR a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai.” É o SENHOR quem fala.

    *** O sábado é um sinal perpétuo.

    Êxodo Cap. 31 | NVI
    16 Os israelitas terão que guardar o sábado, eles e os seus descendentes, como aliança perpétua.
    17 Isso será um sinal perpétuo entre mim e os israelitas, pois em seis dias o SENHOR fez os céus e a terra, e no sétimo dia ele não trabalhou e descansou”.

    A mudança dos mandamentos e do dia de descanso. Daniel fala sobre a mudança da lei de Deus.

    Daniel Cap. 7 | NVI
    25 Ele falará contra o Altíssimo, oprimirá os seus santos e tentará mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues nas mãos dele por um tempo, tempos e meio tempo.

    ResponderExcluir
  20. *** Na cruz o que foi abolido foi a lei cerimonial, que apontava para Cristo representado nos sacrifícios pelo cordeiro que era sacrificado para a expiação dos pecados. Vejamos que Paulo não diz que a Lei de Deus foi abolida, mas sim inscrita em nossa mente e coração. Diz também que os sacrifícios cerimoniais já não mais tinham efeito.

    Hebreus Cap. 10 | ARA
    11 Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados;
    12 Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus,
    13 aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés.
    14 Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.
    15 E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito:
    16 Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,


    *** Edito de Constantino em 321 de
    "Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol. Não obstante, atendam os lavradores com plena liberdade ao cultivo dos campos; visto acontecer amiúde que nenhum outro dia é tão adequado à semeadura do grão ou ao plantio da vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo céu."

    *** Tese do professor Samuele Bacchiocchi, primeiro não-católico a formar-se na Pontifical Gregorian University, em Roma, tendo recebido uma medalha de ouro do Papa Paulo VI por conquistar a distinção acadêmica summa cum laude. Sua tese: “From Sabbath to Sunday: A historical investigation of the rise of Sunday observance in Early Christianity” [Do Sábado Para o Domingo: Uma investigação histórica do surgimento da observância do domingo no cristianismo primitivo], revela como foi a mudança do sábado para o domingo.

    https://www.amazon.com.br/dp/9998203945/ref=cm_sw_r_cp_awdb_imm_SXDSV6VXH73Z5PK3Z6JF

    *** Não há um só versículo na palavra de Deus dizendo ser o domingo o dia de guarda.

    ResponderExcluir
  21. Meus irmãos, isso serve para todos, o que é o sermão do monte(MT 5-7) E lá no Sermão do Monte MT 5:17-19 Jesus disse: que não veio para revogar(destruir) a lei e os profetas e s cumpri-la... Se ele não revogar, não destrói, é óbvio que os 10 mandamentos do sábado é válido... E ele ainda fala, que até que o céu e a terra passem, quem ensinar um i ou til diferente disso será considerado pequeno reino dos céus e quem ensinar desta forma será co siderado grande ... Jesus que falou e ensinou... Então pq o autor desse dessa página e os que estão comentando estão tirando conclusão diferente do que Jesus ensinou? E vou mais além lá no Sermão do Monte Jesus ainda fala em Mt7:21 Muitos clamarão por mim, Senhor, Senhor! E eu não os ouvirei, pois não obedecem a vontade de meu Pai... E qual vontade de Deus, do Pai, do pai de todos que falaram aqui? Os 10 mandamentos e que está o que lá? O Sábado... E vocês estão desobedecendo a Deus... Jesus ensinando aos discípulos e pessoas...
    E vou alem, Jesus em Mt 22:36-40 o discípulo pergunta: Mestre, qual é o grande mandamento da Lei, qual é o grande mandamento dos 10 mandamentos? E Jesus resume em 2: Amarás teu Deus, de toda tua força, de todo teu entendimento e o segundo não muito diferente deste Amarás o teu próximo como a ti mesmo... Ou seja Jesus resumi os 10 em 2, o primeiro é um resumo dos 4 primeiros de Deus, do amor a Deus e que está lá o sábado e o segundo resumo dos 6 últimos referente ao amor ao próximo... Reflitam, pensem, quando vcs fizeram resumo no colégio ou na faculdade, o resumo deletava, apagava o texto? É a mesma coisa, ou seja o sábado do senhor, nos 10 mandamentos é válido...
    E mais ainda...
    Apocalipse Jesus já havia ressuscitado e deu revelação a João... É o último livro da Bíblia... Leiam apocalipse 11:19 dentro da arca da aliança, está o cajado de arão e o mana e está as duas pedras com os 10 mandamentos, que tem o que? O Sábado...
    E leiam Apocalipse 14:12 que diz o que? guarda dos mandamentos(tá lá o sábado) e a fé em Jesus...
    Em resumo a lei dos 10 mandamentos, nunca deixou de existir, o sábado é o dia do Senhor...
    Entendam a Lei anda junto com a Graça...
    A Graça de Jesus o que é? A sua morte na cruz para nos salvar do que? Dos pecados... E o que é o pecado? É a transgressão da lei, não cumprimento dos 10 mandamentos, desobediência... Tá lá em 1 joao 3:4; romanos 4-15 e 7-7...

    Raciocínio lógico: se a lei foi abolida, não existe pecado e se não existe pecado, anula a Graça de Jesus(salvação dos pecados)...

    O sábado não salva ninguém e sim a Graça de Jesus, mas o Sábado que é o dia do Senhor e deve ser guardado, santificado, obedecido, junto com os outros mandamentos...

    #DEUSNOCOMANDO #JESUSNOSSOSENHORSALVADOR

    ResponderExcluir
  22. Meus irmãos em Cristo, Paulo disse para não entrarmos em contendas acerca desses temas até mesmo pelo sábado, mas que tenhamos mais amor uns para com os outros, cada um tem sua religião, mas o dom precioso é o da caridade, podemos fazer tudo o que nos esta proposto, mas que portanto fazemos de coração, sem acepção de pessoas, sem amor verdadeiro (caridade), ninguém vai se salvar, porque Paulo citou em 13 aos corintios que quando vier o que é perfeito o que é em partes será aniquilado, então meus irmãos vamos olhar com olhar de miseicorida e quem quiser fazer alguma coisa que não concordamos vamos orar por eles e o espírito santo os dará discernimento e esclarecerá a vista o que não se vê mas Deus é amor e nós céus não haverá religião mais mas sim o que de sincero coração, de mãos limpas e coração puro, que quando pode ajudou, levanto, cuidou e não machucou nem julgou, então que Deus a cada dia despensa mais em nossos corações o seu amor que pelo seu amor ele nos dá a salvação é se formos fiéis a ele um dia o veremos verdadeiramente como ele é.

    ResponderExcluir
  23. O fato de Paulo (e outros apóstolos) congregar nas sinagogas sábado, foi interpretado pelo autor do texto aqui, como um costume baseado em conveniência apenas já que nesse dia teriam mais pessoas para ouvirem. Mas essa teoria ainda não explica por que Paulo parece guardar o sábado ao ar livre, em um lugar tranquilo, longe das sinagogas e em um país estranho. Ora, se ele quisesse santificar o sábado apenas para agradar aos judeus, então por que o fez em uma província Romana? Tal é uma prova fortíssima de que Paulo não guardou o sábado nessa cidade só porque ali havia mulheres judias; o fez também porque é um dos mandamentos de Deus. Destaco também o fato de grandes comentaristas afirmarem que o mais provável era que Lídia não era de origem judaica, mas uma gentia convertida ao judaísmo (o termo “temia a Deus” [original] em Atos é usado para referir-se aos gentios que, como Cornélio, haviam aceitado o judaísmo e adoravam a Deus [prosélitos]). Billy Graham, grande pregador Batista, é sincero em afirmar que este texto (Atos 16:13) é um dos “pontos fortes dos Adventistas em favor do sábado”.

    ResponderExcluir
  24. Infelizmente, estão apegados a coisas, Jesus disse, Deus é senhor até do Sábado, infelizmente, meu pai quando morava no MS,foi impedidos de receber ajuda da igreja adventista pq nao estava com o dízimo em dias, tempos depois isso se repetiu com uma amiga em RO. E minha cunhada teve a visita de pastores da própria igreja para tirar o nome dela do livro de registro da igreja, pq "estava em pecado", mas o que são essas coisas não é mesmo? o que salva é guardar dias, e não ajudar os necessitados e ir atrás das ovelhas perdidas,

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. ÕH IRMÃO, MIZERICORDIA.
      JESUS TENHA PIEDADE DESSAS PESSOAS QUE FIZERAM ISSO COM SEU PAI. IRMÃO, EM SUA IGREJA, NA MINHA IGREJA E NA IGREJA DE TODOS, TEMOS PESSOAS SINCERAS, QUE ESTÃO DE TODO CORAÇÃO TRABALHANDO PARA A CAUSA DO EVANGÉLIO. MAIS TAMBÉM EXISTEM AQUELAS QUE SÃO UM ESTORNO PRA A OBRA DE DEUS. E TODO IGREJA TEM PESSOAS ASSIM. ENTÃO IRMÃO NÃO GENERALIZE COMO SE A IGREJA ADVENTISTA INTEIRA FIZESSE ISSO. NÓS TEMOS A aDRA,ASA,TEMOS O CLUBE DE DESBRAVADORES QU UMA DE SUAS TAREFAS E DE ENSINAR CRIANÇAS E JOVENS A SEREM BONS CIDADÃOS EM TODOS OS ASPECTOS. EU JÁ PASSEI 8 MESES SEM DEVOLVER O DIZIMO NA MINHA IGREJA, NÃO ESTAVA CONSEGUINDO SER FIEL, ENTREI EM DVIDAS E MAIS DIVIDAS, E QUANDO MAIS PRECISEI, A IGREJA ESTAVA LÁ PARA ME AJUDAR. ELES ME AJUDARAM A CONTRUIR MINHA CASA. E TEM MAIS, CONTANTEMENTE NÓS FAZEMOS DOAÇÕES PARA PESSOAS MENOS FAVORICIDAS, EM CITUAÇÃO DE DESABRIGO, NESSAS ENCHENTES TEMOS AJUDADO MUITO. TODO NATAL FAZEMOS A CAMPANHA DE DOAÇÃO AQUI NA MINHA CIDADE E É UMA BENÇÃO IRMÃO. MAIS SE ISSO REALMENTE ACONTECEU, É UMA LASTIMA IRMÃO. DEUS TENHA MISÉRICORDIA.

      Excluir
  25. Se a minha vida fosse baseada no sabado ,Jesus não precisaria morrer por nós,era so guardar o sábado e tudo certo. Quem morreu por nós o Sábado ou Jesus filho de Deus .Eu vejo neste comentário uma idolatria ao sábado e não adoração ao Deus altissimo e ao que estas assentado no trono .Que bagunça.Foco no Salvador todos os dias.Deus abençoe a todos 🙏😉

    ResponderExcluir
  26. Si prestamos a tenção não tem nada a ver com idolatria, é só o direito de resposta às perseguições do povo desobediente que não querem entrar no arranjo de Deus.
    E mentira lavada em dizer que os guardadores do sábado obicervam o sábado por calda de salvação .
    O sábado é deleitoso é Santo dia do Senhor digno de honra, foi a boca do Senhor que o disse Isaías 58:13-14
    Não tem nada a ver com idolatria, povo desobediente filhas de babilônia que só querem fazer seus próprios enteresse hebreus 4: 11
    Respondam aí agora, quero ver que argumentos satanás tem agora para levar o Povo a desobediência.

    ResponderExcluir
  27. Amigo, é bom sabermos que o sábado não foi e não é uma lei cerimônia. As leis cerimônias apontavam para Cristo, e quando Jesus veio ao mundo toda lei cerimônia se cumpriu em Jesus. Veja o que está escrito em Ezequiel 20:12: "E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica." Em Êxodo 31:17 diz: "Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério." Perceba que o Próprio Deus mostra o sábado como um SINAL para diferenciar o povo dele. Uma marca do próprio Deus para destacar o seu povo. Leia também Marcos 2:27: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado." Cristo deixa bem claro que o sábado foi feito por causa do HOMEM. Se o sábado não é cerimônial e as leis cerimônias terminaram em Cristo porque Nele se cumpriu então o sábado ainda é pra ser obedecido, não como meio de salvação, Nunca, mais por amor a Deus.

    ResponderExcluir
  28. Paulo em suas cartas as igrejas ele faz todas as instruções sobre viver em o santidade de maneira que agrade a Deus fala sobre o pecado
    Em nenhuma das cartas as igrejas Paulo pede pra guardar o sabado

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog