quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

O que é e como fazer o jejum de Daniel?


Antes a pessoa que deseja jejuar precisa saber o que é o jejum e a finalidade. O jejum é uma prática de proveito espiritual. Jesus disse que existem demônios que só saem com jejum e oração (Mateus 17.21). Jesus no período em que foi tentado pelo diabo estava em jejum (Lucas 4.2) “E quarenta dias foi tentado pelo diabo e naqueles dias não comeu coisa alguma”.

É um período de sacrifício da carne, é um desligamento total da carne, neste período o Cristão Deverá estar ligado somente nas coisas espirituais, como orar, ler a Bíblia, ouvir e cantar hinos. Não é algo para ser feito como forma de dieta para emagrecer, não é algo para ser feito como forma de barganha com Deus em troca de algo, uma moeda de troca, o que alcançamos de Deus é pela graça e pela fé.

 O jejum é uma privação das coisas naturais do corpo, inclusive o sexo, é para fortalecer o espírito e ter uma maior comunhão com Deus, deve haver propósito. O jejum é algo agradável a Deus, mas em condições normais, fora disso, a bíblia diz que Deus sente mais prazer na obediência do que no sacrifício. Judiar do corpo a ponto de comprometer a saúde física não é algo que agrada a Deus pois o nosso corpo é o templo do Espírito Santo e não podemos destruí-lo. Pessoas que tem certos tipos de problemas de saúde deverá falar com um médico antes para ver se tem condições.

O primeiro jejum que Daniel fez foi não comer a comida do rei da Babilônia, só comia vegetais e água, este jejum foi parcial (Daniel 1,8/1.16). O outro jejum de Daniel durou três semanas, vinte e um dia, neste jejum não comeu carne e nem comida saborosa (Daniel 10.2-3). Muito fazem o jejum de vinte e um dia o chamado jejum de Daniel. Nestes dois casos houve propósito. A bíblia não trata o jejum de Daniel como o mais poderoso, existem outros tipos de jejum citados na bíblia, Moisés e Jesus jejuaram quarenta dias.

 Existe três tipos de jejum:

 O jejum normal: abstinência de todos os alimentos sólidos ou líquidos, mas não de água.

 O jejum absoluto: abstinência de alimentos e de água, esse jejum não pode ir além de três dias pois a partir daí o organismo se desidrata, Moisés e Elias fizeram o jejum absoluto por 40 dias mas sob condições sobrenaturais.

 O jejum parcial: uma restrição de alimentos e não uma abstenção total dos alimentos (Daniel 10.3).

Seja o jejum igual ao de Daniel ou qualquer outro o que vai fazer valer é a fé e obediência a Deus. Eu já vi pessoas que fizeram o jejum de Daniel e saiu contando na mídia para ser notados e ficarem sabendo, isso é algo particular entre a pessoa e Deus, e não fazer igual o Fariseu que tocavam a trombeta para todos saberem que jejuavam (Lucas 18.12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog