sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Presciência de Deus e predestinação

 

PRESCIÊNCIA:
Presciência significa no dicionário, conhecimento do futuro. Isto significa baseando em (1 Pedro 1.2) onde diz: “Eleitos segundo a presciência de Deus”. Entendemos que Deus já sabia quem seriam os eleitos. Os eleitos são todos aqueles que aceitam o evangelho, os que aceitam o evangelho são eleitos e passam a estar predestinados a salvação (Efésios 1.4) Veja que disse:Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis...”

Nos predestinou antes da fundação do mundo isso indica que sabia que seríamos salvos, mas não significa que ele escolhe pessoas para serem salvas e outras não. Senão não seria necessário evangelizar pois o destino de cada um já estaria selado. Isso significa que antes da fundação do mundo Deus já sabia que o homem seria afetado pelo pecado e preparou um plano para a redenção humana.

 (Romanos 8.29) “Porque o que dantes conheceu, também os predestinou para serem conforme a imagem de seu filho”. Antes da fundação do mundo Deus já sabia que satanás iria se rebelar contra ele e que Adão e Eva iria pecar e o mundo seria afetado pelo pecado de Adão. Por isto antes da fundação do mundo Deus preparou o plano da redenção humana (Apocalipse 13.8).

 Deus sabe o futuro de tudo e de todos, mas não interfere em nada do que o ser humano faz, ele não manipula e não muda a mente de ninguém. Eleito é todo aquele que aceita o evangelho, a partir daí ele passa a estar predestinado a salvação se perseverar a até o fim. O destino da pessoa só está selado após a morte (Hebreus 9,27) Após a morte segue-se o juízo.

PREDESTINAÇÃO:
 Predestinação significa prever antecipadamente. Não podemos aceitar essa doutrina de que as pessoas já nascem predestinadas, algumas para irem ao céu e outras ao inferno. Não existe base bíblica para isso pois se fosse assim não precisaríamos pregar o evangelho.(Marcos 16.16) Jesus disse: “ide a todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer será salvo mas não crer será condenado”.

Se existisse predestinação essa passagem ficaria inválida pois porque pregar se as pessoas já tem seu destino traçado? porque crer como está escrito no verso pois se o destino já está traçado?

A pessoa só tem seu destino traçado após a morte (Hebreus 9.27) “diz que porque ao homem está ordenado a morrer uma só vez vindo depois disto o juízo”. Esse versículo quer dizer que depois da morte segue se o juízo, não existe mais chance após a morte para quem morrer perdido pois seu destino final será o inferno.

Mas em vida ninguém está destinado a nada (Efésios 1.4-5) “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo beneplácito de sua vontade”. Também em (Apocalipse 13.8) E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. A passagem de Efésios onde diz que nos elegeu antes da fundação do mundo e a do Apocalipse onde diz que o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo significa que o plano da redenção humana foi criado por Deus antes da fundação do mundo. Deus já sabia que Adão e Eva iriam pecar e antes disso já preparou um plano para resgatar a humanidade do pecado mandando Jesus vir a terra para morrer para perdoar nossos pecados.  Quando a pessoa renuncia o mundo e abandona seus pecados ela passa a fazer parte desse plano da redenção que Deus estabeleceu e passa a estar predestinada a ir para o céu se permanecer firme.
(1 Pedro 2.9)Mas vos sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. Note que está escrito: “geração eleita”. Geração eleita são aqueles que aceitaram o sacrifício de Jesus na cruz renunciando seus pecados e passando a estar predestinados a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog