sábado, 9 de junho de 2018

O que é pecado para a morte?





Morte na bíblia não se refere apenas morte física, morte na bíblia pode ser morte física, espiritual ou a segunda morte que é a condenação eterna ( Apocalipse 20.14;21.8) o contexto é que vai  definir o significado de cada passagem.

Quanto ao pecado para a morte, primeiro vamos ler ( 1 João 5.16 ) “Se alguém vir  seu irmão cometer pecado que não é para a morte, orará, e Deus dará a vida aqueles que não pecarem para a morte. Há pecado para a morte, e por esse não digo que ore”.

Quanto ao pecado que não é para a morte, João refere-se a um tipo de oração dentro da vontade de Deus, em que temos certeza que ele atenderá. A oração pelos crentes espiritualmente fracos, que necessitam das orações do povo de Deus, para ministrar-lhes a vida e a graça. As instruções sobre esse tipo de oração são as seguintes: Essa pessoa crente que não quis pecar deliberadamente, e cujo pecado não foi rebelião deliberada contra a vontade de Deus. Assim sendo, ele não cometeu pecado para a morte espiritual. Ainda tem vida espiritual, mas está espiritualmente fraco. Para a pessoa assim, a igreja precisa orar, para que Deus lhes dê "vida”. Aqui, vida significa restauração espiritual e renovação da graça de Deus. Deus promete ouvir essa oração.

Para quem antes foi crente e cometeu pecado para a “morte”, a igreja não pode orar com a certeza que Deus dará vida a essas pessoas. Esse tipo de pecado envolve a transgressão deliberada, proveniente da desobediência contínua a vontade de Deus. Tais pessoas estão mortas espiritualmente, e somente poderão receber vida, caso se arrependam do pecado e se voltem para Deus.

Isso não significa que não devemos orar pelos desviados, nem pensarmos que eles estão condenados. A igreja Congregação Cristã no Brasil não sabe interpretar corretamente essa passagem, alguns desta denominação  dizem que não tem mais chance.

Vamos ver (Tiago 5.19) “Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e se alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecado”. Note que essa passagem fala exclusivamente de um desviado da palavra de Deus. Isso deixa claro que devemos orar e ir atrás dos desviado para que eles voltem.

O livro de Lucas capítulo 15 traz três parábolas que falam dos desviados, as cem ovelhas, a dracma perdida e o filho pródigo  ( Lucas 15 ).No próprio livro de (1 João 2.1) ele mesmo disse: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um advogado para com o pai, Jesus Cristo, o justo”. Então fica claro que todo desviado se voltar a Deus terá perdão, e todo crente que pecar sem cair definitivamente terá perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog