quarta-feira, 25 de julho de 2018

Quem pode tomar a ceia do Senhor?


QUEM PODE PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR?

Existe um questionamento acerca disto e nem todas as igrejas tem a mesma interpretação quanto a distribuição da ceia, pelo menos temos a certeza que uma pessoa em pecado não pode tomar e só pode tomar pessoas convertidas ao evangelho. Vamos fazer uma analise bíblica. Podemos usar como base (1 Coríntios 11.27 -28) "Portanto,todas as vezes que comerdes este pão ou beber o cálice do Senhor,indignamente,será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se pois o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice".

Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

1 Coríntios 11:27,28
Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

1 Coríntios 11:27
Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

1 Coríntios 11:27
Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

1 Coríntios 11:27,28
Aqui fica claro que nem todos podem tomar a ceia do Senhor. Mas quem são as pessoas que podem e as que não podem tomar a ceia do senhor?  Existem duas ordenanças deixadas por Cristo a igreja: o batismo nas águas e a ceia do senhor. O batismo é o banho simbólico que representa a morte e ressurreição de Cristo, a pessoa quando mergulha morreu para o mundo, lavou seus pecados, depois se levanta para uma nova vida com Cristo liberta dos pecados, é a identificação com Cristo na sua morte, leia (Romanos 6.3-4). A ceia do Senhor é um memorial que lembra a morte e a ressurreição de Cristo e o benefício disso para o salvo, a pessoa em pecado é culpada pela morte de Cristo e o arrependido foi justificado pela sua morte e pelo seu sangue derramado (1 João 1.7) "...e o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado" São duas ordenanças que só tem valor e significado para o salvo, não salvam mas acompanha o salvo,não são meios de salvação,mas simbologia.

 Pela bíblia temos a certeza que uma pessoa que não confessou a Cristo seus pecados não pode tomar a ceia. Fora isso, toda a igreja não tem a mesma forma de restringir ou distribuir a ceia, algumas só permitem tomar quem for batizado e membro de sua igreja, outras permitem membros de outras igrejas tomarem a ceia pois a responsabilidade é pessoal, Paulo mandou fazer um auto exame da consciência antes de tomar a ceia, se a pessoa é crente não poderá ser impedido de tomar pois a consciência é dela, ao menos que seja uma pessoa que tenha sido disciplinada por algum motivo, por Adultério ou fornicação por exemplo, ou outros pecados graves, essa pessoa não poderá participar até por em ordem a situação, por um pecado que foi levado a público ou ao conhecimento da liderança da igreja, ainda que a pessoa disciplinada já tenha se consertado com Deus, mas deverá cumprir o prazo determinado pela igreja, respeitando a norma de sua denominação.

 A ceia só pode ser tomada por pessoas convertidas, vou citar quatro pré-requisitos para tomar a ceia: o primeiro é conversão, a pessoa deverá ser convertida ao evangelho, não existe nenhuma margem bíblica para dar ceia para uma pessoa que não seja convertida. Segundo requisito: O batismo nas águas. O terceiro é ser membro da igreja, e o quarto é ter comunhão com Deus e a igreja.

 Alguns acreditam que pode dar a ceia para alguém que não seja batizado, mas o batismo é a porta de entrada para o cristianismo, é o primeiro passo de um novo convertido, se alguém não pode se batizar por algum motivo, deverá ver se esse motivo também a impeça de tomar ceia. Certa vez vi um pastor no YouTube que disse que foi na praia, lá ele conheceu um surfista e o convidou para ir a igreja, então este homem foi bem no dia da ceia e deram a ceia para este homem. No final este homem disse que toda vez que tiver vontade tomar o suquinho ele vai ir lá,então tratou como brincadeira. A muitos anos atrás eu fui em uma igreja bem conhecido no Brasil, era o dia da ceia, então a obreira me ofereceu, eu não quis pegar e ela insistiu, eu era adolescente na época. Creio que exista igreja que serve a ceia num canto separado das demais pessoas para não haver problemas de pessoas pensarem que é algo para todos.

Você deve interpretar a bíblia a luz da bíblia, lembre que a bíblia é interpretada por ela mesma. Referente a ceia, se a igreja tal serve para membros de outras igrejas ou a pessoas não batizadas, aí é uma coisa que cabe a eles, eles terão o argumento de defesa deles, mas servir a ceia para pessoas não convertidas não existe nenhum argumento bíblico válido. Muitas destas igrejas que servem a ceia para qualquer um, são igrejas de portas largas que fazem de tudo para atrair pessoas, batizam pessoas de qualquer jeito e as presas porque o batismo é a porta de entrada da igreja, daí passará a ser dizimista e fazer números dentro da denominação. Quando o foco de certas igrejas é atrair pessoas, elas vão usar de artifícios diversos e argumentos infundados para se defenderem. A verdade é que uma pessoa que se batiza em pecado e toma a ceia, tomou um banho de água e toma um suco e come um pedaço de pão para sua própria condenação, e muitas vezes induzido por pastores mau intencionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog