A bíblia apresenta as três pessoas da trindade como três pessoas distintas. Em (Gênesis 1.2) diz que na criação o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Isso mostra o Espírito Santo atuando no processo da criação. No capítulo 1.26 está escrito: "Façamos o homem na nossa imagem..." Veja que está no plural "façamos" ,indica que havia mais de uma pessoa. No episódio da torre de Babel no capítulo 11.7 está escrito: " desçamos e confundamos sua língua...". Veja que mais uma vez está no plural ,indicando que havia mais de uma pessoa. O Espírito Santo atua na criação desde o princípio. A bíblia apresenta o Espírito Santo como um ser pessoal e com fundamental importância na salvação do ser humano, é ele quem convence a pessoa do pecado e a transforma (João 16.8).
A pergunta é: O mundo foi criado por Deus ou por Jesus? Em (Gênesis 1.1) diz: "No princípio criou Deus..." Isso se refere ao Deus Pai, ou ao Deus Filho? Vamos mais além para chegarmos a interpretação correta, vamos ler (Colossenses 1.16-17) se referindo a Jesus: "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele".
Este texto de Colossenses afirma que Jesus é o auto da criação, é como foi lido no começo, as três pessoas testificam em uma, por isso a bíblia diz que há um só Deus, três pessoas numa só, senão seriam "deuses" e a bíblia afirma que existe um só Deus. Sendo assim, quem criou tudo foi Deus Pai e Deus Filho e houve uma ação da trindade no processo da criação (Gênesis 1.1/Colossenses 1.16) nos prova isto. No princípio criou Deus...Em Colossenses diz que todas as coisas foram feitas por Jesus, então fica claro que Jesus é Deus semelhante ao Pai e esteve presente na criação de todas as coisas.
A trindade trabalhou em todo o processo da criação, tanto de pessoas quanto de animais e a natureza,tanto materiais quanto espirituais. Toda a criação devem sua existência a Cristo como agente ativo na criação. O ser humano foi feito como a criação especial de Deus e não como produto da evolução. O ser humano foi criado como a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 2.7) "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente". Deus passou ao homem algo que estava dentro dele e fazendo o homem superior a demais criação, responsável por elas, e responsável pelos seus atos na condição de um ser racional.
Somente o homem é capaz de se comunicar com Deus através do seu espírito. O homem é uma criatura dependente do seu criador, o homem sem Deus está morto espiritualmente e sujeito condenação eterna. O criador é maior que a criatura, ninguém conhece algo melhor do que aquele que a criou, por isso ninguém conhece o ser humano mais do que Deus, nenhum psicólogo, psiquiatra ou filósofo é capaz de penetrar dentro do coração de uma pessoa a ponto de discernir pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4.12).
O ser humano como criatura precisa do Espírito Santo para ser transformado e liberto do pecado. O Espírito Santo é quem convence a pessoa do pecado e a transforma (João 16.8) Precisa crer em Jesus e aceita-lo como o seu salvador, confessar a ele seus pecados e crer que Deus Pai o ressuscitou dos mortos para resgatar a humanidade do pecado. Caso contrário a pessoa será condenada. Jesus é Deus, se não fosse Deus sua morte não seria suficiente para nos resgatar do pecado,foi homem para que pudesse morrer, foi Deus para nos resgatar do pecado. O Espírito Santo é um ser pessoal e não uma força ativa como um grupo religioso pensa. Precisamos das três pessoas da trindade para sermos salvos e para vencer o mundo e o pecado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário