terça-feira, 18 de setembro de 2018

O que for ligado na terra será ligado no céu



Para uma melhor compreensão do assunto, vamos ler (Mateus 16.18) "Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligardes na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra será desligado nos céus”.

Primeiro vou dizer o que isso não significa. O catolicismo por exemplo, usa este texto para alegar que Pedro foi o primeiro o papa, mas Pedro era casado e seus ensinos não condiz com os ensinos do catolicismo, Pedro pediu para que os adultos fossem batizados (Atos 2.38) e não ensinou o batismo de bebes. Os apóstolos batizavam adultos no livro de Atos. Além disso, no capítulo 18 Jesus deus esta mesma autoridade aos demais. Este texto também não pode ser usado por alguém que inventou um ensino e disse que o que for ligado na terra será ligado no céu, como se Deus fosse aprovar um falso ensino como algo verdadeiro. A regra de fé é a bíblia, todo ensino, bem como profecias e revelações, devem estar em conformidade com a bíblia.

Em matéria de ensino, este texto se aplica apenas aos ensinos dos apóstolos (Atos 2.42) "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações". (Gálatas 1:8,9) "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema". (1 Coríntios 4.6) "...para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito...". Somente os ensinos dos apóstolos é que devemos obedecer.

Se nós acrescentarmos algo além do que está escrito é heresia, isso foi algo dito exclusivamente para Pedro. Veja que Jesus disse que daria as chaves do Reino, esta chave é simbólica, significa que as portas do evangelho foram abertas pelos apóstolos. Pedro deu início a isto no discurso que fez no dia de Pentecostes. As portas foram abertas para os que aceitam o evangelho e fechadas para os que negam. Jesus disse em (Apocalipse 1.18) que tem a chave do inferno e da morte. Isso significa domínio, poder, autoridade. etc...Exemplo: Um porteiro tem as chaves de uma empresa, está sob o domínio e autoridade dele, só entra quem ele permitir.

Então, "O que for ligado na terra será ligado no céu" está relacionado diretamente com a autoridade e responsabilidade dada por Jesus para Pedro e aos apóstolos, em (Mateus 18) Jesus disse que se alguém negar o perdão a alguém, deve ser excluída da comunhão e rebaixada a nível de publicanos e gentios, no verso 18 ele disse " em verdade vos digo que tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu, aqui em Mateus 18 não foi dito apenas Pedro.

Tudo o que for feito pela igreja com fundamento nos ensinos dos apóstolos, será aprovado por Deus, tanto para ligar ou para desligar algo. Mais um exemplo para encerrar: Se uma pessoa cometeu adultério e nega a se arrepender, o pastor da igreja a desligará do rol de membros da igreja, e será desligada no céu também pois é um procedimento com fundamento nos ensinos dos apóstolos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog