Alguns podem questionar: "se os anjos são filhos de Deus porque foram criados por ele, então satanás que também foi criado por ele, não deveria também ser filho de Deus? Embora satanás tenha sido criado por Deus, mas ele não é considerado filho de Deus por algumas razões, vamos analisar na bíblia quem são aqueles que são chamados filhos de Deus e porque.
Muitos afirmam que todos são filhos de Deus, quem nunca ouviu aquela frase que diz que todos somos filhos de Deus, mas na verdade não é bem assim como pensam. De acordo com a bíblia, todos os seres humanos são criaturas de Deus, a pessoa quando se converte passa a ser chamada de filho de Deus (1 João 3.1) "Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele". Veja que este verso é para convertidos porque diz: " ...por isso o mundo não nos conhece..." Então entendemos que as pessoas do mundo não são filhos de Deus.
Somos filhos de Deus por adoção (Efésios 1.5) "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade". A pessoa quando se converte passa a ser chamada filho de Deus, quem vive no pecado não é filho de Deus. Vamos ler e analisar (1 João 3.8-10) "Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus".
Agora se referindo a satanás e aos anjos, chegamos a conclusão que satanás não é filho de Deus (Jó 1.6) "E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles". Veja que disse que veio os filhos de Deus, e veio também satanás que não foi chamado de filho mesmo sendo uma criatura da mesma forma que os anjos também foram criados. Israel também foi chamado de filho de Deus(Êxodo 4.22). Isso se trata de uma relação de intimidade entre Deus e seus filhos, todos aqueles que fazem a sua vontade, se trata de uma filiação adotiva.
Bem diferente da filiação de Jesus (João 3.16) "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Veja que diz "unigênito", único. Isso aponta a singularidade de Jesus Cristo na condição de que ninguém é semelhante a ele por não ser uma criatura. Na condição de filho o diferencia dentre os demais que são seres criados por Deus.
O próprio Jesus se diferenciou dentre os demais, ele disse: " Não me detenhas porque ainda não subi para o meu Pai" (João 20.17). Veja que ele disse para o meu Pai e não nosso Pai. Quando Jesus ensinou seus discípulos a orarem, ele disse: " Pai nosso que estás nos céus..." Ele disse no plural se referindo a forma em que os discípulos e todos deveriam falar.
Todos são criaturas criadas por Deus, os que aceitam o evangelho são filhos de Deus adoção, quem vive no pecado não é filho de Deus, os Fariseus disseram a Jesus que eram filhos de Deus, Jesus disse que se fossem filhos de Abraão fariam as obras de Abraão, mas tende por pai ao diabo e quereis satisfazer o desejo de vosso pai (João 8.39-44). Quem vive no pecado vai se apresentar a Deus como um desconhecido (Mateus 7.23) Jesus dirá aos perdidos: "nunca vos conheci,a apartai-vos de mim, vós que praticai a iniquidade.
Satanás e seus anjos perderam a identidade com Deus quando pecaram, da mesma forma os perdidos vão se apresentar diante de Deus como um estranho, sem identificação, os salvos no céu receberão um novo nome que o identificará diante de Deus.
Vede
quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos
de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.
1 João 3:1
1 João 3:1
Vede
quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos
de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.
1 João 3:1
1 João 3:1
Nenhum comentário:
Postar um comentário