terça-feira, 2 de outubro de 2018

Como Deus julga o homem?

O julgamento vindo da parte de Deus é algo que nenhum ser humano consegue escapar, tanto os justos como os incrédulos, mas a forma que Deus julga os ímpios não é a mesma forma que Deus julga os crentes. Em todas as dispensações Deus teve as formas de tratar com o ser humano, as vezes como forma de Juízo, como no dilúvio, em Sodoma, os Cananeus e outros. Na atual dispensação, a ordem de Deus é que todos se arrependam de seus pecados e se converta ao evangelho sob pena de condenação eterna, após a morte a morte todos os pecadores serão julgados e condenados por Deus, tanto os que nunca ouviram o evangelho mas viveram no pecado, como também aqueles que ouviram mas não tomaram a decisão de obedecer,, como também os crentes desobedientes.

Os que nunca ouviram o evangelho, serão julgados segundo as suas obras, os crentes que viveram no pecado serão julgados de acordo com a luz que recebeu de Deus. (Romanos 2.12) "Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados". Lei aqui não se refere a lei do velho testamento, mas a lei moral de Deus. Até certo ponto todos tem o conhecimento do certo e do errado, da lei moral de Deus, como não matarás, não furtarás, não adulterarás. etc...

Mesmo quem nunca ouviu o evangelho, sabe que não pode fazer o mal, quem nunca ouviu o evangelho e praticou o mal, será julgado pelo mau que ele fez. Os que sem o conhecimento de Deus pecaram. Veja que está escrito: " Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também pereceram" Paulo quis dizer que aqueles que sem o conhecimento de Deus viveram no pecado, perecerão porque viveram no pecado. Não existe salvação foram do evangelho, quem não confessar a Cristo seus pecados e não viver de acordo os ensinos da bíblia serão condenados.

Para confirmar (Lucas 12.47-48) "E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá".

 Quem nunca ouviu o evangelho mas viveu no pecado realmente será condenado, da mesma forma que aquele que ouviu mas não obedeceu , a diferença será no castigo, o castigo no inferno será proporcional ao que a pessoa fez aqui na terra e de acordo com a luz que recebeu de Deus, veja que no final do verso diz que a quem muito for dado, muito será cobrado. No (Salmo 9.17) diz: "os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus" Aqui se refere aos que não conheciam o evangelho e viveram no pecado, e também aos desviados e aqueles que conhecem, mas não obedecem. É como está escrito: " melhor não conhecer, do que conhecer e se desviar do santo mandamento que lhe foi dado".

No verso 12 de Romanos 1 diz: "...e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados". Refere aos que conheceram o evangelho, mas não obedeceram, eles serão julgados de acordo com a luz que recebeu de Deus. A revelação de Deus é progressiva, quanto mais a pessoa ouve e estuda a palavra, mas Deus se revela a ela pelo conhecimento da palavra. Isto que eu estou ensinando, se você ainda não sabia, é mais uma luz que você acaba de receber de Deus e será julgado por isto. Como eu já li "...a quem muito for dado, muito será cobrado".

Quem vive no pecado não será inocente diante de Deus (Romanos 1.20) "Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis". Inescusável é indesculpável, não haverá desculpa no dia do juízo pois Deus se revelou a todos pelas coisas que foram criadas. Na tradução (NVI) no lugar de inescusáveis está "indesculpáveis". Deus jamais condenaria um inocente.

Através disto a pessoa deverá ter interesse para que Deus se revele a ele (Romanos 1.28) "E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm". A maioria das pessoas vivem no pecado e não tem nenhum interesse pelas verdades do evangelho, mesmo num país onde o evangelho é pregado na TV, na internet, no rádio. Preferem andar segundo a sua carne, segundo o curso deste mundo. Quem morrer no pecado será julgado e condenado por Deus, não existe salvação foram do evangelho, nem por boas obras, e nem por outros métodos, somente pelo sangue que Jesus derramou na cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog