quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Como posso saber se algo é pecado?

                                                                                   
Eu já recebi várias perguntas de pessoas me perguntando se isso ou aquilo é pecado. A bíblia é um livro de princípios e não de pode ou não pode, nem de mandamentos específicos como não fumarás, não usarás piercing, não farás tatuagem. etc... Existem pecados que são especificados na bíblia como adultério, fornicação, mentira, embriaguez e outros. Mas o ponto de interrogação fica quando a pessoa que fazer determinado tipo de coisa e alguns dizem que é pecado ou mesmo a pessoa tem dúvidas.

É aí que entra a avaliação dos princípios bíblicos, tudo o que a pessoa for fazer deverá ver se fere alguns princípios bíblicos ou se enquadra em alguns. Vamos ler (Filipenses 4.8) "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai".

Vamos a um exemplo, no novo testamento a bíblia não diz que tipo de roupa a mulher deve usar, mas tem um princípio em (1 Timóteo 2.9) que diz que a mulher deve usar traje honesto, com pudor e modéstia. Então fica claro que roupa sensual, justa, curta que exponha o corpo é pecado porque feriu o princípio da modéstia. Também fica claro que não existe nenhuma atividade ou condição que justifique o uso de roupas que exponha o corpo a ponto de chamar a atenção de homens na rua. Este é o princípio do modo de se vestir.

Mas um exemplo, alguns me perguntaram se futebol é pecado, isso se aplica ao princípio de (Filipenses 4.8). Chutar a bola não é pecado, se ficar por aí não seria o problema, mas os palavrões, xingamentos, provocações, desejar a desgraça do outros aí entrou o pecado. Isso fere o princípio de (Gálatas 5.20) cometendo o pecado da porfia que no dicionário é: contenda de palavras; discussão, disputa, polêmica. Disputa regidas a palavrões, xingamentos, discursões é pecado, não se aplica apenas ao futebol, mas a política e qualquer outra coisa.

Tem coisas que em si não é pecado e nem errado, mas conduz ao erro. Veja este princípio para encerrar (1 Coríntios 10.13) "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus". Tudo o que o cristão for fazer se não for para promover a glória de Deus não deve ser feito. Deve avaliar tudo para ver se não fere algum princípio bíblico, ou se não é algo que que não possa induzir você ou outra pessoa ao erro, alguém que seja mais fraco que você (Romanos 14.21) "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça". Tudo o que divide opinião ou possa induzir alguém ou si próprio ao erro não deve ser feito, Paulo disse para fugir da aparência do mal (1 Tessalonicenses 5.22). Tudo o que nos possa conduzir ao erro deve ser evitado.

Um comentário:

Pesquisar este blog