sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Porque Jesus foi chamado de Filho de Deus?

                                                                                  
Este argumento é mais um argumento usado pelas TJ para dizer que Jesus é inferior ao Pai pois um filho não pode ser igual ou maior que o pai. Mas veja que na bíblia Jesus também foi chamado de filho de Maria, filho de Davi e filho do homem, e nem por isso ele foi inferior a Maria ou a Davi, tem que analisar para ver em qual sentido, no final do estudo vamos falar sobre isto.

O termo filho na bíblia temos que ver em que sentido para depois darmos a interpretação. Entre os hebreus era costume chamar uma pessoa de filho fazendo referência aquilo que a caracterizava ou aquilo que a identificava, por exemplo: Em (João 8.39-44) os Judeus disseram a Jesus que eram filhos de Abraão, Jesus disse que se fossem filhos de Abraão, fariam as obras de Abraão, mas tendes por pai ao diabo. Eles tentaram se identificar com Deus, mas Jesus os identificou com o diabo porque não faziam as obras de Abraão e de Deus. Em (1 João 3.8-10) diz que quem não ama seu irmão não é de Deus mas filho do diabo. A essência do caráter de Deus é o amor, quem ama se identifica com Deus neste sentido, a essência do caráter do diabo é a maldade, quem faz o mal e não ama é identificado com o diabo.

Então deixa claro, Jesus foi chamado de filho de Deus porque se identificava com ele e era semelhante a ele, em (João 5) perseguiram a Jesus e queriam mata-lo porque ele se declarou filho de Deus e semelhante ao Pai (João 5.18). Os anjos foram chamados de Filhos de Deus (Jó 1.6) no sentido de serem identificados com Deus como seres criados. O homem quando se converte passa a ser chamado de filho de Deus por adoção (Efésios 1.5) porque também somos criaturas de Deus semelhante aos anjos como criatura mas inferiores a eles.

Ninguém foi chamado de filho de Deus na condição de Cristo (Hebreus 1.5) diz:" Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu filho..." E veja que em (Jó 1.6) os anjos foram chamados de filhos de Deus, mas não na condição especial de Cristo e na sua singularidade. Em Cristo habitava toda a plenitude da divindade ( Colossenses 2.9) Ele tinha todos os atributos da divindade . Deus se revelou ao homem através de Jesus Cristo, se fez homem (João 1.1) mas não perdeu seus atributos divinos.

Deus forte conselheiro (Isaías 9.6) Foi dado a ele todo poder de julgar, um nome sobre todo  nome onde todo os joelhos se dobrarão, a nenhum anjo foi dado este poder. Ao encarnar se tornou homem, mas não perdeu seus atributos,apenas adquiriu duas naturezas, divina e humana. Não podemos atribuir o termo filho num sentido único como fazem as testemunhas de Jeová, mas analisar o contexto e ver em qual sentido o texto o chama de filho, veja alguns exemplos:

Filho de Maria - sentido biológio
Filho de Davi - descendente ou da linhagem real
Filho do homem - humano ou participante da natureza humana.

O corpo governante ensina que Jesus é um anjo que recebeu o nome de Miguel, é um "deus" ,assim como satanás, no sentido de ser poderoso, mas nunca todo poderoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog