segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Julgaremos o mundo e os anjos?

                                                                             
Julgaremos os anjos e e o mundo? O que isso significa?

 (1 Coríntios 6.2-3) "Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois, porventura, indignos de julgar as coisas mínimas? 3Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?"

Na verdade não tem uma interpretação definida a ponto de bater o martelo e afirmar que seja exatamente isso ou aquilo. Temos que analisar em que sentido isso se refere, veja que no verso 2 diz que os santos hão de julgar o mundo, em (Mateus 19.28) Jesus disse para seus discípulos que eles vão julgar s doze tribos de Israel. Então qualquer destes julgamentos temos que ver em que sentido se refere.

Temos a plena convicção que este julgamento não será para ver se eles serão salvos ou condenados, pelo menos se referindo aos anjos e aos salvos pois a bíblia deixa claro que os salvos não entrarão em juízo (João 5.24). O juízo final por exemplo,será para os perdidos, um inocente nunca se sentará no banco dos réus. O salvo será julgado para fins de recompensa , será um julgamento para prestação de conta acerca do que ele fez para Deus aqui na terra (1 Coríntios 3.12-15).

Alguns acreditam que estes anjos que serão julgados são os anjos caídos de (2 Pedro 2.4), mas eu particularmente não creio muito que sejam eles os anjos que os salvos irão julgar pois a sentença dos demônios e de satanás já está selado (2 Pedro 2.4/Mateus 25.41/Apocalipse 20.10) Para eles não tem mais volta.

Em (João 5.22) diz que foi dado a Cristo todo o poder de julgar. Para julgar alguém é preciso conhecer a causa que levou o culpado ao julgamento. Jesus conhece o coração das pessoas pois ele é Deus. Quem vai a julgamento ,primeiro deve ter cometido algum erro, não é o caso dos anjos no céu, os anjos que pecaram já foram expulsos e sentenciados. Então fica claro que este julgamento não se trata de um julgamento semelhante ao juízo final.

Quanto a questão de julgar o mundo, alguns acreditam que os salvos estarão diante do trono no dia do juízo quando Jesus for julgar o mundo, então nesta condição,caso fosse realmente isto, o salvo seria um tipo de "promotor" para acusar o mundo das aflições e perseguições que causaram para os salvos na terra. Os salvos serão testemunhas contra os ímpios pois de qualquer forma foram vítimas deles aqui na terra, neste caso tem mais lógica.

Os anjos estão a serviço de Deus, a favor dos salvos (Hebreus 1.14). Nos salmos diz que os anjos acampam ao redor dos que o temem o livra de todo o mal. Quem sabe julgar os anjos será no sentido de aprovar como testemunha acerca do que eles fizeram a favor dos salvos na terra.

3 comentários:

Pesquisar este blog