sábado, 10 de novembro de 2018

Porque Jesus foi chamado de unigênito?



                                                                                  
PORQUE JESUS FOI CHAMADO DE UNIGÊNITO?
O termo unigênito é um título aplicado a Cristo da mesma forma que primogênito. Unigênito é um título para atribuir a singularidade de Cristo como ninguém sendo semelhante a ele. Não se refere no sentido de filiação, pois nem mesmo neste sentido Jesus foi o único filho de Maria, sua mãe.

Vamos a um exemplo: Em (Hebreus 11.17) Isaque foi chamado de unigênito de Abraão. Mas a bíblia deixa claro que Isaque não era filho único de Abraão, tinha Ismael. Então fica claro que neste contexto e onde fala de Cristo como unigênito, não se refere a filiação. Este adjetivo significa predileto, um propósito maior, relacionamento diferenciado entre pai e filho se referindo a Abraão, e o mesmo que se da com Cristo em relação a Deus, Cristo tinha uma relação íntima com Deus mais do que toda a criatura.

No batismo de Jesus Deus disse: "Este é meu filho amado..." (Mateus 3.16). Se trata de uma relação de intimidade especial aplicada somente a Cristo que o diferencia dos demais. Em (João 20.17) Jesus disse: " Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus".

Veja que Jesus nunca disse "nosso Pai" Se referindo a ele só ele disse meu Pai, vosso Pai se referindo a eles e a todos juntos, indicando sua singularidade. Quando Jesus ensinou a oração do Pai nosso ele disse para orares assim: "Pai nosso..." O "nosso" era para ser usado pelos seus discípulos , não por ele. Quando era somente a ele, sempre no singular.
Jesus foi chamado de Filho Unigênito em (João 3.16) pois somente ele e mais ninguém, nem os anjos e nem os homens poderia dizer: "Eu e o Pai somos um" (João 10.30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog