No livro de (Atos 8) diz que os apóstolos foram para Samaria e puseram as mãos sobre os que se converteram e receberam o Espírito Santo, menos Simão, veja que ele ofereceu dinheiro aos apóstolos para que pudesse por as mãos nas pessoas e elas receberem o Espírito Santo.
Esta passagem tem relação com outras acerca do recebimento do Espírito Santo. Em (atos ,5.32) diz que "o Espírito Santo é dado aqueles que lhe obedecem". Esta explicação pode ser o ponto de partida para entendermos porque Simão não pode receber o espírito santo. Pedro disse em (Atos 2.38): "Arrependei-vos e seja batizado para perdão dos pecados e recebereis o dom do espírito santo". Veja que o requisito número um para o recebimento é o arrependimento dos pecados, o que não foi o caso de Simão.
Simão foi batizado mais não se arrependeu dos seus pecados. Aqui extraímos mais uma lição. jesus disse:"Quem crer e for batizado será salvo". Veja que Simão creu como diz no verso 13 e se batizou mais não foi salvo. Este crer requer arrependimento sincero e propósito de larga seus pecados. Batismo não salva e não remove pecados.(1 João 1.7) "E o sangue de Jesus nos purifica de todos os pecados". Batismo não salva, não cura, não liberta e não remove pecados. Pedro disse: "Arrependei-vos e convertei-vos para que sejam apagados os vossos pecado" (Atos 3.19). Simão creu, foi batizado mais não foi salvo porque não se arrependeu de seus pecados. Isso acontece em muitas igrejas hoje,o batismo de Simão. batismo sem arrependimento e sem propósito.
O recebimento do Espírito Santo está relacionado diretamente a conversão genuína. A conversão precede o recebimento do Espírito Santo, primeiro se converte e depois recebe, não existe nenhum relato no livro de Atos de pessoas em pecado recebendo o Espírito Santo, até mesmo porque não teria motivo para isso. O Espírito Santo é quem transforma a pessoa, em (1 Samuel 10.6) Samuel disse para Saul que ele receberia o Espírito Santo e seria transformado em um novo homem. É impossível uma pessoa receber o Espírito Santo e continuar a mesma coisa.É ele quem convence a pessoa do pecado (João 16.8). Só entra na pessoa quando há conversão genuína. É algo apenas para salvos, veja no livro de Atos, na casa de Cornélio, no dia de Pentecostes, em Samaria, em Éfeso que somente convertidos receberam, primeiro se converteram para depois receber.
Qualquer manifestação sobrenatural, chamada de batismo no Espírito Santo, ocorridas em pessoas que continuam no pecado, não é de Deus, é um falso batismo no Espírito Santo muitas vezes por espíritos enganados. Saul recebeu o Espírito Santo e quando pecou o Espírito Santo se afastou dele. Dois corpos não ocupam o mesmo espaço, não pode ser morada do Espírito Santo e ao mesmo tempo do pecado. Isso foi o caso de Simão, se ele não recebeu porque não se converteu, e hoje também ninguém recebe se não houver conversão
Nenhum comentário:
Postar um comentário