terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Heresia ou erro teológico?

                                                                                 
Qual a diferença entre heresia e erro teológico? Como saber quando certas questões da bíblia é um erro teológico ou erro de interpretação bíblica?  Erro teológico é apenas erro de interpretação bíblica, coisas que não interferem na nossa salvação.Heresia são falsos ensinos que desviam a pessoa da verdade dá palavra de Deus tirando dela a salvação. (Veja a lista no final do vídeo sobre algumas heresias).

Vamos a alguns exemplos a começar pelo erro de interpretação teologica. Por exemplo:  Jesus voltará antes ou depois da grande tribulação? Existe mais de uma linha de interpretação quanto a isso,mas em nada interfere quanto a salvação.  Agora existe erros de interpretação bíblica que são heresias pois contribui diretamente na perda da salvação de uma pessoa. Vamos aos exemplos: Um grupo religioso nega a divindade de Jesus,ou seja,negam que ele é Deus, isso é uma heresia grave que exclui a pessoa do reino de Deus.

Negar a divindade de Cristo é negar a eficácia da sua morte. Jesus precisava ser Deus para que pudesse resgatar a humanidade do pecado, precisava ser homem para que pudesse morrer, tinha duas naturezas, divina e humana,era Deus e homem ao mesmo tempo. Esta religião o iguala a uma criatura o rebaixando a um ser criado .

Outro exemplo também de heresia é negar a Trindade. A Trindade teve um papel importante e fundamental na criação, o Espírito Santo regenera e transforma a pessoa ,sem a ação do Espírito Santo como um ser pessoal não é possível a pessoa se salvar. O Espírito Santo é um ser pessoal e não uma força ativa como alguns interpretam. São dois exemplos claro de heresia. Negar a divindade de Cristo e negar que o Espírito Santo seja um ser pessoal é uma tremenda heresia que compromete a salvação da pessoa.

Falsos ensinos comprometem diretamente na salvação da pessoa, Paulo afirmo isso em (1 Timóteo 4.1) "Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência". A aceitação de heresias pode levar a pessoa a apostasia correndo o risco de entrar em um caminho sem volta perdendo definitivamente a sua salvação.

Mas como identificar uma heresia? Cuidado com ensinos que não existem na bílbia, ensinos de igrejas que são baseados em profetas fundadores de suas igrejas. Existem igrejas que seus ensinos são fundamentados em profecias que não existem na bíblia, daí eles interrpetam a bíblia a luz dos livros onde estão escritos as profecias dos seus líderes do passado, profecias que nunca se cumpriram e interpretações equivocadas. A pessoa deve se orientar somente pela bíblia, e não na visão ou na profecia que o fulano teve.

(1 João 4.1) "Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo". Provar todo ensino para ver se está em conformidade com a bíblia. Ter cuidado para não cai em ensinos hereges e por em risco a salvação sem saber. Vou citar alguns exemplos de ensinos que não existem na bíblia e são coisas exclusivas de duas religiões e foram ensinados pelos seus profetas fundadores e eles tem isso como doutrina.

Sábado como meio de salvação (IASD), a marca da besta é o domingo e o selo de Deus é o sábado (IASD, juízo investigativo (IASD), proibição de comer carne de porco (IASD), Jesus é Miguel (IASD/TJ) Deus ressuscitou Moisés (IASD), o castigo no inferno não será eterno (IASD), o inferno é a sepultura (TJ), somente 144.000 vão para o céu e os demais herdarão a terra (TJ), Jesus não é Deus (TJ), não temos alma que vive fora do corpo após a morte (IASD/TJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog