sábado, 16 de fevereiro de 2019

Quem são os mortos da primeira e da segunda ressurreição?


 (1 Tessalonicenses 4.16-17) “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”. Os mortos que irão ressuscitar na primeira ressurreição são aqueles que morreram salvos em todos os tempos, e os mortos que irão ressuscitar na segunda ressurreição são todos os perdidos desde os princípios da humanidade.

Onde estão os mortos? 

Existe a doutrina do sono da alma onde dizem que os mortos estão dormindo, mas a maioria dos cristãos acreditam que existe sim consciência após a morte pois a bíblia nos dá margem para crermos nisto. Vamos analisar algumas passagens, em (Gênesis 35.18) diz que a alma de Rebeca saiu do seu corpo porque ela morreu. Em (2 Reis 17.21-22) diz que Elias orou para o menino que havia morrida e alma tornou a entrar nele e reviveu. Essas duas passagens mostram a separação do corpo e da alma. João viu as almas daqueles que foram mortos debaixo do altar de Deus (Apocalipse 6.9) João viu os mártires da tribulação no céu (Apocalipse 7.9). Em (Lucas 8.55) Jesus ourou para a menina morta e o espírito tornou a entrar nela. Em (Tiago 2.26) diz que o corpo sem o espírito está morto.

Onde os mortos ficam?

 Em (Lucas 23.43) Jesus disse para o ladrão arrependido: “hoje estarás comigo no paraíso”, João viu as almas dos que foram mortos no céu. Alguns acreditam que os perdidos vão para o hades aguardar a ressurreição do corpo conforme cita na parábola do rico e Lázaro onde diz que o rico morreu e abriu os olhos no hades em tormento (Lucas 16.23). Isso é uma parábola que retrata uma realidade.

O sono da alma não é uma doutrina bíblica. Quando a Bíblia diz que uma pessoa está dormindo não significa um sono literal. Dormir é só uma forma de descrever a morte porque um corpo morto aparenta estar dormindo. Para os Cristãos, estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor (2 Coríntios 5:6-8; filipenses 1:23). Para os incrédulos, a morte significa punição eterna no inferno (Lucas 16:22-23). No momento que morremos, temos que encarar o julgamento de Deus (Hebreus 9:27). Até à ressurreição, no entanto, há um céu temporário chamado de Paraíso (Lucas 23:43; 2 Coríntios 12:4) e um inferno temporário chamado no grego de Hades (Apocalipse 1:18; 20:13-14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog