O uso do véu deve ser visto como cultura ou doutrina bíblica? Já aviso de antemão que o uso do véu não é meio de salvação, ninguém vai ser salvo porque usou e nem se perder porque não usou. Não é tido como ordenança porque não temos argumento bíblico para dizer que seja. Jesus deixou duas ordenanças a igreja,o batismo nas águas e a ceia do senhor,mas nenhuma delas foi dadas como meio de salvação, são coisas que acompanham o salvo,mas não salvam e só tem valor e significado para o salvo, para uma pessoa ou um crente em pecado não tem nenhum valor e significado.
Se o uso do véu fosse uma ordenança, então seria a terceira ordenança,mas não é,e muito menos como algo que influencia na salvação da pessoa. O uso do véu vemos biblicamente como uma cultura pois não temos uma citação com uma única forma de uso. Podemos citar três situações diferentes do uso do véu na bíblia. Em (1corintios 11) Paulo ordenou que as mulheres usassem o véu como sinal de respeito e subordinação ao marido,as mulheres que não usassem o véu não eram respeitadas. Alguns dizem que usavam o véu para não serem confundidas com prostitutas, então no caso as prostitutas não usavam véu.
Agora em (Gênesis 38.15) as prostitutas era quem usavam o véu.veja que inverteu. Tamar se cobriu com o véu e Judá a teve como uma prostituta. Na outra situação, Rebeca se cobriu com o véu para se encontrar com Isaque. Veja que nas três citações o uso do véu foi de forma diferente. Alguns se confundem em (1 Coríntios. 11) onde diz: "por causa dos anjos" como sendo algo obrigatório ou algo que influencia na salvação de uma pessoa. O termo "por causa dos anjos"se refere que os anjos observam as pessoas quanto a sua obediência, a ordem e a descência, e como Paulo ordenou que usassem o véu, os anjos observariam as mulheres para ver se estavam obedecendo o que Paulo lhe ordenou.
O uso do véu em Corinto era da mesma forma que muitos hoje ainda usam em alguns países, em todos os lugares e não somente na igreja, era usado em público indicando que estavam sob autoridade impondo lhe respeito e dignidade. Paulo não disse que era para usar somente dentro do templo entre os irmãos, mas em público conforme a tradição e cultura semelhante a muitos países nos dias de hoje. Veja que em Gênesis Rebeca estava sem o véu,ela se cobriu quando foi se encontrar com Isaque. Também Tamar em Gênesis 38.15 se cobriu com o véu e Judá a teve como prostituta.
A salvação é unicamente pela graça. No novo testamento não existe ordenanças como meio de salvação, nem mesmo o batismo e a ceia que foram as únicas ordenanças deixadas por Cristo. Então o uso do véu não pode ser tido como doutrina ou ordenança, mas quem usa não tem problemas. mas desde que seja obediente a palavra. As ordenanças do VT foram sombras que apontavam para Cristo, a obediência deles era a evidência da fé. Hoje estamos na plenitude dos tempos e não precivamos mais de simbolismo, exerto a ceia o batismo deixada por Cristo,quanto as demais se cumpriram em Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário