Em (Hebreus 9.27) o juízo começa quando a pessoa morre, então como entender neste versículo? Se fosse assim para que haveria o juízo final? Parece complicado mas fazendo uma análise bíblica chegaremos a conclusão e veremos que não tem nenhuma contradição bíblica.
Mesmo com o ser humano em vida, Deus sempre executou juízos sobre os homens ímpios. Como o dilúvio, a destruição dos Cananeus, Sodoma e Gomorra. Estes foram grandes juízos em massa que Deus executou no passado. O maior juízo de Deus ainda está pôr vir que será a grande tribulação (Mateus 24.21) onde diz que haverá aflição como nunca houve na terra e jamais haverá.
O termo "após a morte segue se o juízo" não significa que já está tudo encerrado, mas significa que não tem mais volta e a pessoa está reservada para o juízo final. Vamos ler (2 Pedro 2.4) para melhor compreensão "Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo".
Veja que disse: "reservados para o juízo". Alguns anjos que se rebelaram contra Deus estão presos no inferno aguardando o juízo que referente aos demônios será o lago de fogo, que será o mesmo destino de satanás, em ( João 16.11) diz que o diabo já está julgado. Temos a certeza que o destino do diabo e dos demônios já está selado (Mateus 25.41) "Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos". Para o diabo e os demônios não tem mais volta.
Os únicos que não passarão pelo juízo final será o diabo, o anti cristo e o falso profeta, em (apocalipse 19.20) diz que o anticristo serão lançados no lago de fogo antes do reino milenar de Cristo. Em (Apocalipse 20.10) diz que no final do milênio o diabo também será lançado no lago de fogo onde a besta e o falso profeta já estão.
Quanto aos seres humanos, todos passarão pelo juízo final, exceto o anticristo e o falso profeta conforme já citado. Após a morte todos sabem seu destino final, o lago de fogo é para o juízo final, mas antes as pessoas perdidas ficam presas no Hades, conforme foi lido em (2 Pedro 2.4-9) no verso 4 diz que os demônios estão presos no inferno aguardando o juízo, e nos versos a seguir cita pessoas nesta mesma condição,vamos ler: "Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo; 5 e não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; 6 e condenou à subversão as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; 7 e livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis 8 (porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, pelo que via e ouvia sobre as suas obras injustas). 9 Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo, para serem castigados.
Veja que no verso 9 nos esclarece que Deus livra os justos e reserva os ímpios para serem castigados. Quem morre perdido fica reservado para o juízo semelhante aos demônios e ao povo do mundo antigo citado nesta passagem.ficam reservados para o juízo final.
Também a parábola do rico e Lázaro nos deica claro onde o rico quando morreu fo levado para o (hades) que aqui se aplica a inferno literalmente falando, ele está no hades e no juízo final será lançado no lago de fogo. Ainda que esta parábola não seja real, mas é uma história fictícia que retrata uma realidade. Os que morrem perdidos ficam no hades aguardando o juízo final para serem lançados no lago de fogo.
Também podemos comparar o termo "segue se o juízo” como uma pessoa hoje que comete um crime e vai presa, esta pessoa está numa prisão provisória aguardando o julgamento, mas ela já sabe que será condenada no dia do julgamento e irá para a penitenciária cumprir sua pena. “segue se o juízo" indica um caminho sem volta. Quem morre perdido não tem mais chance e aguardará o juízo final para ser julgado, será trazido em memória todo o mal que ele fez que estarão escritos no livro das obras e por fim ouvirá a sentença do fogo eterno. Por isso traz o nome de juízo final pois será o último juízo de Deus sobre os homens ímpios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário