sábado, 13 de abril de 2019

É pecado comer carne na sexta feira santa?

                                                                                         

Na verdade não é porque não existe restrição na bíblia para isto. Devemos observar o princípio que Paulo estabeleceu em (1 Coríntios 4.6) "Para que de nós aprendais a não ir além do que está escrito". Ou seja, somente as escrituras. Isso é uma tradição católica que todos devem respeitar ainda que seja de outra religião. A igreja católica além da bíblia ela tem a tradição. Tradição não é pecado desde que não fira ou vá contra os princípios bíblicos. No caso de não comer carne na sexta feira não existe na bíblia mas também não é pecado

Este dogma foi ensinado pelo papa Inocêncio III, então é uma tradição e não uma doutrina bíblica pois na bíblia não tem restrição alimentar. No novo testamento só é proibido e tido como pecado comer coisas oferecidas a divindades e sangue de animal (Atos 15.29) "Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes".

(Colossenses 2.16) "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados". Não precisamos mais guardar dias comemorativos .

Na páscoa bíblica eles comiam carne (Êxodo 12.8) "E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães asmos; com ervas amargosas a comerão". Pães asmos era sem fermento que simbolizava o pecado, as ervas amargas simbolizavam o dias amargos que viveram no Egito. 

No novo testamento Jesus disse que pecado não é o que entra pela boca mas é o que sai (Mateus 15.11) Se referindo a tradição deles. Então o não comer carne na sexta feira santa é apenas uma tradição, até mesmo um católico que comer carne não estará pecando, e aqueles que não seguem esta tradição não pecam e não deverão ser julgados por isso conforme eu já li.

No novo testamento não se usam mais simbologias ou restrições como no velho testamento que tinham ordenanças que apontavam para Cristo, o cordeiro pascoal, o sangue, o sacrifício, a páscoa e todos os rituais. Hoje não precisa de mais nada disto por Cristo já ressuscitou cumprindo o plano da redenção humana.

Hoje é a obediência que se conta diante de Deus, Paulo disse que nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. É isso que Deus quer de todos, a obediência. Como está escrito:"Melhor obedecer do que sacrificar" O meu justo viverá da fé. Santificação no interior e não o viver de aparência para agradar a homens ou seguir a multidão. Na cruz Cristo nos libertou de toda sorte de rituais e restrições. Cristo nos chamou para a liberdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog