quinta-feira, 4 de julho de 2019

Como interpretar (1 Coríntios 11)

                                                                                 
                                                                   
Como interpretar (1 Coríntios 11)? As coisas escritas ali foi apenas para a igreja de Coríntio ou serve para os nossos dias?

 Vou fazer um breve panorama do capítulo antes de fazer o estudo e dar o meu ver sobre o assunto. Algumas denominação aplicam parte do capítulo como algo doutrinário. As testemunhas de Jeová citam o verso 3 onde diz que "Deus é a cabeça de Cristo" para dizer que Jesus foi criado pois se entende ali que ele é inferir a Deus. Mas aí se refere a jesus como homem.  Jesus tinha duas naturezas, divina e humana. Os textos que falam de Jesus em toda a bíblia você deve sempre ver se fala dele como homem ou como Deus.

A CCB usa os (versos 5-6) para defender o uso do véu. Os que são contra o uso do véu citam o verso 15 onde diz que Deus deixou o cabelo no lugar do véu, assim anulando de vez o uso do véu. Os que são contra o homem ter cabelo comprido e a mulher cortar o cabelo cita os (versos 14-15). Aquele que são contra tudo, citam a velha história das prostitutas de Coríntio. Alguns dizem que as prostitutas raspavam a cabeça, então quando se convertiam Paulo mandou que usasse o véu até que o cabelo crescesse. Mas o texto não fala nada disso. Não duvido que havia, mas Paulo não associou o texto a isso.

O texto envolve ordem, subordinação e cultura. Agora cabe interpretar e ver o que se aplica a hoje e o que não se aplica. Tudo o que está escrito na Bíblia temos que ver o que se aplica aos dias de hoje e o que não se aplica. Se envolve cultura, se foi para Israel ou a igreja. Se é algo moral que vigora para sempre, se é algo que pertencia somente a lei.

Vamos ver as lições que extraímos do texto e coisas que nem todos tem a mesma interpretação. A primeira lição que aprendemos é que o ensino de certas religiões que Deus só se preocupa com o interior da pessoa e não com o exterior ou a aparência do corpo, não se encontra na bíblia. Em  (1 TM 2.9) diz que a mulher deve usar traje honesto, com pudor e modéstia. Deus sempre exigiu que o povo dele não andasse segundo os costumes do mundo e que houvesse diferença na aparência física entre o homem e a mulher, como também diferença na roupa . Em (Dt 22.5) diz que o homem não poderia usar roupa de mulher,e a mulher não poderia usar roupa de homem. Veja que Deus vestiu Adão e Eva com túnicas de pele de animais e não os deixou com os aventais de folhas de Figueira que possivelmente cobria apenas a nudez.

(1 Coríntios 11.14-15) diz que deve haver diferença no comprimento do cabelo da mulher em relação ao homem. Em (LV 19) tem algumas proibições que fori dada apenas a Israel para que não se envolvessem em práticas pagãs dos povos vizinhos. Como diferentes tipos de tecidos no vestuário, cortar o cabelo arredondado. São coisas que não se aplicam se a nós, era só para aquele tempo para que não se assemelhassem aos ímpios.

O verso 3 de 1 Coríntios envolve ordem e subordinação. O homem é a cabeça da mulher, Cristo do homem, e Deus de Cristo. No verso 6 Paulo manda a mulher por o véu. Nos tempos de Paulo as mulheres cobriam a cabeça com o véu como sinal de respeito e subordinação ao marido. Para demonstrar sua dignidade. O véu significa que ela deveria ser respeitada. Sem o véu ela não seria respeitada.

Algumas igrejas aplicam isso aos dias de hoje como a CCB. Outros dizem que era cultura local pois Deus queria que os seus fosse separado do mundo. Vou citar três usos do véu de forma diferente. Raquel quando se encontra com Isaque pôs o véu. Em (Gênesis 38.14) as prostitutas que eram identificadas pelo uso do véu. Já em (1 Coríntios 11) segundo alguns estudiosos dizem que o véu era para não ser confundidas com prostitutas. Vemos três situações diferentes para o uso do véu como forma de cultura local. O véu em Coríntio não era usado somente na igreja, mas em público. Mesmo quem defende o uso do véu hoje não pode ver isso como necessário para a salvação. Jesus deixou duas ordenanças a igreja, o batismo nas águas e a ceia do Senhor, são coisas que acompanham o salvo mas não salva.

Não duvido que existia prostitutas em Coríntio, mas Paulo não associa o texto as prostitutas. Alguns usam isso como argumento para anular definitivamente o texto aos dias de hoje e deixar como sendo algo apenas para a igreja de Coríntio dando no que a maioria querem. No verso 10 diz que a mulher deveria usar o véu por causa dos anjos e não diz que era não ser confundida com prostitutas.
Os (versos 14-15) onde diz que é desonra o homem ter cabelo crescido e é honroso a mulher ter cabelo crescido, creio que seja algo para diferencia a mulher do homem, para que haja diferença na aparecia física dos dois. Coríntio fica na Grécia onde as mulheres tinham cabelos lisos. Não que seja uma regra de salvação a mulher ter cabelo comprido pois existem lugares ou etnias onde tem mulheres que os cabelos não crescem, o que não era o caso da cidade de Coríntio que fica na Grécia, era algo para que houvesse distinção.

No caso hoje Deus não deseja que a mulher tenha cabelo curto igual de homem e homem comprido, Paulo disse que é uma desonra o homem ter cabelo comprido, não creio que Deus mudaria de ideia. Se segundo alguns a mulher tinha que usar véu para não ser confundida com prostitutas, então o homem deveria ter cabelo comprido para não ser confundido com o que? É um texto complicado que cada interpreta como quer e muitas igrejas tem medo de falar sobre isso por causa do cabelo crescido nas mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog